02/06/2010

Vem ai !! Novo Programa da Web Rádio Vertical


PROGRAMA MANIFESTO VERTICAL

Notícias, Entrevistas, Lançamentos, Cultura Pop e Arte em Geral
Sempre ao som de muito Rock Alternativo
(Indie Rock, Punk, Pós – Punk)

IMPERDÍVEL ! AGUARDEM EM BREVE
NA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO VERTICAL

WWW.RADIOVERTICAL.COM

Web Rádio Vertical – O Portal Rock da Amazônia!!!
Rua José Paranaguá Nº. 506 – Centro – Manaus / AM

Leia Mais

Banda Insônia fala sobre a Demo "Rua das Árvores".


Banda Insônia,

Mirilene Neves - Vocal e Teclado
Edilson de Carvalho - Guitarra
Robson Melo - Baixo
Zel Sabóia – Bateria

Quando foi formada a Banda?

(EDILSON) A idéia já era um pouco antiga e começou a tomar forma no final de 2007, começando realmente no ínicio de 2008

Quais as suas preferências musicais? Que influenciaram a banda?

Rock Roll Clássico, Hard rock, Grunge (EDILSON)

E o rock alternativo e experimental não poderia passar batido porque cada música tem uma característica das vertentes do rock. (ZEL)

De onde foi tirado o nome para a Demo, "A Rua das Árvores"?

Na verdade, o Zel e a Miri moram na mesma rua só que em quadras diferentes, sendo que, nessa rua tem uma praça que aos fins de semana rola um "forrozão", e a nós, portanto, sempre evitamos passar por ela, ex: quando estávamos na casa da Miri e queriámos ir para a do Zel a gente ia pela rua de trás, que por um acaso é muito arborizada, na verdade nós gostamos de passar por ela, por que além de muitas árvores ela tbm é bem tranquila, daí saiu o nome. (EDILSON)

Pode-se dizer também que é uma metáfora, relacionado a fuga em vários aspectos, porque a imagem que passa uma rua com árvores nos lados é de tranqüilidade, podendo você esquecer por uns minutos, do caos e da insanidade que temos que conviver. (ZEL)

Como foi o processo nas sessões de gravação da Demo?

Um pouco tenso, já tinhamos ido uma semana antes, só que o dono do estúdio estava hospitalizado, aí tem a questão do tempo reduzido, o nervosismo, mas apesar dos pesares, o resultado final ficou muito bom. (EDILSON)

A principio é o que podemos fazer para divulgar nossas músicas, porque as gravações DEMO limitam muito a energia que as músicas devem passar, mas para quebrar o galho enquanto o CD original não é gravado, está bom. (ZEL)

Vocês contaram com alguma ajuda?

Não

De que falam as Músicas? Tem Alguma História de algum integrante?

As músicas falam de várias coisas, tem política, meio ambiente, educação, etc. Não tem nenhuma música que fala essencialmete de alguem da banda. (EDILSON)

Em sua grande maioria as músicas têm mensagens críticas a serem transmitidas, ora de forma objetiva ora de um jeito que a pessoa possa interpretar de maneiras múltiplas, talvez até aplicando a si próprio, mas além das melodias que são alternativas, as letras também acompanham essa idéia, e algumas letras refletem os pensamentos mais simples em versos trabalhados. (ZEL)

01- Conversa Fiada -> É uma crítica ao conformismo de muitas pessoas que acham que um emprego no PIM e um rancho no fim do mês, são o bastante pra se ter uma vida digna.

02- Estágio Remunerado -> Subjetivamente fala do “TRADEMARKET”, ou seja, da máfia dos países ricos mirando a Amazônia.

03- Portal da ilha -> é um hotel que fica no Puraquequara e perto de lá tem uma estrada que leva a uma casa de aspecto sombrio como os de filmes de suspense.

06- O Jardim -> Fala sobre pessoas que podem ser influentes mais morrem no anonimato.

07- Desnorteado -> é uma crônica ao meio ambiente e a evolução.

09- Invisível -> fala sobre a importância de ter amigos em quem confiar.

10- Voz Ativa -> é uma crítica direta à Autocracia.

As músicas Fora de Lugar, De acordo com o dia e Efeito Primário -> ficam livre à interpretação de quem às ouve. Resenha por: Zel Sabóia

Teve algum show que marcou para a Banda? Qual? E quando foi?

Dois eventos, o primeiro foi quando o nosso primeiro baixista Rafael Sampaio que é nosso amigo saiu da banda, por que passamos um tempo um seundo baixista tai, que não ficou muito tempo, aí ficamos um bom tempo sem ninguém no baixo, até que o Robson entrou na banda reforçando ainda mais a idéia de musicalidade que a banda já tinha e esse é o segundo evento.

O que vocês pretendem para o futuro?

Estamos compondos músicas novas e pretendemos gravar outra demo até o final do ano, e assim que possível um cd. (EDILSON)

O objetivo primário de qualquer banda que resolve encarar o rock and roll de frente, é divulgar e fortalecer a cena independente de Manaus, e contamos com o apoio dos que gostam do Rock e dos que gostam das bandas de Manaus, para continuar levando esse hobby pra frente, que é tocar e fazer músicas. (ZEL)

Sabemos a importância que o Rock Clássico representa para vocês, o que ele contribui para a musicalidade da Insônia?

(Edilson) Contribui muito, tanto que nós preferimos dizer que a banda é de hard-rock, apesar de ter muitos elementos do alternativo, mas de uma forma geral nós sempre tentamos fazer rock voltado para as origens não fugindo assim da essência.

Não é comum uma banda local ter uma vocalista como destaque, você tem alguma inspiração na hora de cantar? Quem?

(Mirilene) Não, não diria me inspirar para cantar, posso citar alguns nomes que admiro: Janis Joplin, Cássia Eller, Sandra Nasic (vocal Guano Apes).

Como vocês vêm à cena underground em Manaus?

(Robson) Não só eu como a maioria da banda vê a cena underground de Manaus como sendo muito fraca, infelizmente. Acredito que seria ironia usar o termo "cena" pra designar um, dois ou três locais com tais características. Além do mais, dos poucos locais que existem na cidade a grande maioria ainda põe a mesma banda para tocar em todos os eventos não dando oportunidades para outras bandas mostrarem seu trabalho, sem falar que Manaus vive uma frebre por música cover, o que sem via de dúvidas é grande erro, pois a "cena" já é tão fraca e a gente ainda não valoriza a própria música produzida na cidade, aí fica difícil...

O que podemos esperar para o próximo cd? Algo com uma pegada de sua banda favorita Red Hot?

(Zel) As novas músicas estão seguindo a maneira que a banda Insônia tem de compor músicas, experimentando, porém sem fugir do rock and roll, as músicas sim tem pegada, comparar com Chili Peppers é até ousadia, pois eles são pioneiros, criaram o próprio estilo, mas porque não, eles também já experimentaram de tudo um pouco em suas músicas, pode-se dizer que estamos nessa trilha


Leia Mais
 
Manifesto Rock - Música, Cultura Pop e Subversão © LDM