24/02/2013

Jornalista Fábio Gomes realiza Workshops em Manaus


 
 
 
 
 
Os encontros acontecem na Livraria Valer, abordando Jornalismo Cultural e planejamento de carreira.
 
 
 
 
Estão abertas as inscrições para os workshops Jornalismo Cultural 2.0 e Me Formei, e Agora?, a serem ministrados pelo jornalista Fabio Gomes no Espaço Cultural da Livraria Valer, em Manaus, no começo de março. Ambos ocorrem pela primeira vez no Amazonas.
 
 
 
 
 
Gaúcho de Porto Alegre, Fabio Gomes formou-se em Jornalismo pela UFRGS em 2001 e criou os sites, Brasileirinho (2002), Jornalismo Cultural (2005) e Som do Norte (2009). Desde 2010, mora em Belém. Colaborou com a Rádio América e site Rockazine (ambos de São Paulo), jornal Vaia (Porto Alegre), site Pará Música (Belém), revista Intera e site da Rádio Vertical (os dois de Manaus).
 
 
 
 
Atualmente, é colunista do blog Roraima Rock'n'Roll e colabora com a Folha de Boa Vista. Também atua como assessor de imprensa de artistas e eventos culturais, além de produzir o trabalho de diversas cantoras da região Norte, entre elas a amazonense Karine Aguiar. Já participou de debates e ministrou cursos e palestras nos estados do Acre, Amapá, Bahia, Pará, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina e São Paulo.
 
 
 
 
 
 
 
 
O Workshop de Jornalismo Cultural tem no nome o adendo "2.0" devido às mudanças que a internet vem introduzindo neste campo do Jornalismo. Conforme Fabio Gomes, "a antiga separação entre artista, jornalista cultural e público é cada vez menos visível: artista e público veiculam notícias e opiniões, muitas vezes complementando ou contrapondo o que sai na mídia. O público também deixou de ser passivo e procura interagir tanto com a imprensa quanto com os artistas.Mas a mídia tradicional ainda se mostra um pouco relutante em incorporar as mudanças ocorridas nos modos de fazer e de consumir cultura".
 
O workshop aborda estas mudanças, exemplificadas com o trabalho do jornalista à frente do blog Som do Norte, inicialmente em Porto Alegre e atualmente em Belém. "A ideia é levar cada participante do workshop a pensar como pode aplicar em seu trabalho os princípios do Jornalismo Cultural 2.0. O espaço estará constantemente aberto para o diálogo e a troca de experiências entre os participantes", acrescenta Fabio.
 
O evento se destina a jornalistas que atuem na imprensa na área cultural, profissionais em geral (formados em Jornalismo ou não) que mantenham sites ou blogs direcionados à cultura, produtores culturais e artistas das mais diversas áreas (música, cinema, teatro, literatura, artes visuais, artes gráficas etc.) Conforme o ministrante, "a atividade é direcionada para aqueles cujo trabalho se relacione, de algum modo, com o jornalismo cultural, e busca elementos para qualificar ou mesmo repensar o que faz."
 
Os interessados em participar do Workshop Jornalismo Cultural 2.0 têm duas opções de data: 5 de março, terça, a partir das 19h; ou 9 de março, sábado, a partir das 9h.
 
No Workshop "Me Formei, E Agora?", Fabio Gomes detalha os conceitos e técnicas empregados em sua revisão de carreira e estabelecimento de objetivos, processo que realizou em 2009 (e que teve como uma das consequências o lançamento do blog Som do Norte). A ideia de criar o workshop nasceu da constatação de que as faculdades de Comunicação Social não preparam seus alunos para o empreendedorismo ou mesmo para a tendência contemporânea de trabalhar como empregado tendo atitude de empreendedor.
 
"É como se a universidade desse como certo que todos serão empregados em grandes veículos, e ponto", comenta Fabio.
 
"Isto faz com que pouca gente aproveite o período pré-formatura para se planejar, levando então muitas a se fazerem esta pergunta: 'Me formei, e agora?'". O evento é recomendado não apenas para recém-formados, mas também para quem já esteja há algum tempo no mercado e sinta necessidade de estabelecer novos rumos. "Foi o que me aconteceu", conta Fabio, "já que em 2009 eu estava formado há oito anos, mas sentia minha carreira estagnada".
 
Os participantes irão ver vários conceitos, como o estabelecimento de metas, foco, ações-meio e ações-fim, diferencial competitivo e os 5 Valores (Currículo, Experiência, Contatos, Projeção e Remuneração), entre outros, todos ilustrados com exemplos reais. Os interessados em participar do Workshop "Me Formei, E Agora?" têm duas opções de data: 07 de março, quinta, a partir das 19h; ou 09 de março, sábado, a partir das 15h.
 
Os assuntos abordados no Workshop já foram objeto de uma palestra de Fábio Gomes em Belém em 2011. No formato original, o workshop estará sendo realizado pela primeira vez justamente nestas edições previstas para Manaus. Já o Workshop Jornalismo Cultural 2.0 foi desenvolvido a partir do Curso de Jornalismo Cultural que Fabio criou em 2005 a pedido da Fundação Getúlio Vargas e do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, tendo estreado em Belém na programação paralela do festival Conexão Vivo 2010. Posteriormente, já foi realizado mais sete vezes, três em Belém, duas em Macapá, uma em Boa Vista e uma em Capanema (PA).A mais recente edição aconteceu na capital do Amapá, em dezembro, durante o 5º Festival Quebramar. O evento volta a Macapá em abril. Para cada encontro, foram abertas 30 vagas.
 
As inscrições custam R$ 50,00 (para cada encontro) e podem ser feitas na recepção da Livraria Valer, à av. Ramos Ferreira, 1195, centro de Manaus.
 
Maiores informações: (92) 3633-6565 – Suelen.
 
A realização dos encontros em Manaus é do blog Jornalismo Cultural, com apoio do site ManifestoNorte.com.





Leia Mais

Grito Rock Alto Alegre 2013 acontece neste sábado

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Em 2013, o maior Festival integrado do mundo invade o globo literalmente. América, Europa, África, Ásia e Oceania, terão edições do Grito Rock neste ano. Serão mais de 300 cidades em 30 países. Na Terra de Macunaima o evento já visitou os municípiso de São Luiz do Anauá, 02.02, Tepequém/Amajai, 09 e 10.02, Caracaraí, 16.02, e neste sábado, 23.02, acontece pela primeira vez em Alto Alegre.
 
Shows com as bandas de Boa Vista, Arroto do Sapo, Jamrock, os MCs Niggaz e Frank, artistas de Alto Alegre,Pequenos adoradores, Pastora Nazaré, Estevão Campos Neto, Dança Parichara da Comunidade do Raimundão e Banda Audio 7, compõem as atrações musicais e de dança do evento.
 
 
 
Gabi - JamRock
 
 
Zé e Ana Punk - Arroto do Sapo
 
 




                                         MCs Niggaz e Frank
 

 




Na parte formadora, oficinas sobre ‘Guitarra’, com Hyago Moura, banda Jamrock, ‘Baixo’, com Hugo Pereira, banda Jamrock, ‘Bateria’,com Roberto Vizoto, banda Jamrock, ‘Rap’, com os MCs Frank e Niggaz, Cidadão Multimídia, com Pablo Felippe do Coletivo Canoa Cultural, e ‘DJ’ com o DJ Jhod. Além das oficinas, Manoel Vilas Boas, do Coletivo Canoa Cultural, ministrará uma palestra sobre a ‘Realização colaborativa de eventos’, a qual terá participação de Hudson Romério, membro da Fetec.


 



 

O Audiovisual e a Fotografia também estão presentes no GR por meio das Mostras de Curtas do Cineasta Alex Pizano, a qual conta com a exibição de três curtas metragens de ficção e três clipes feitos pelo cineasta e a Mostra Fotográfica do Projeto Expedição Ciclos, o qual tem por objetivo: mostrar por meio da fotografia a relação entre a bicicleta e o amazônida.
 

O cineasta Alex Pizano





As atividades do primeiro Grito Rock Alto Alegre acontecerão na praça central do município, a partir das 10h, as oficinas e palestras, e 19h os shows e mostras. O evento é 100% gratuito.




“É um novo passo para o Grito Rock, é muito gratificante conseguir levar o evento a tantos locais novos como acontece neste ano. Tivemos Gritos em São Luiz do Anauá e Caracaraí, onde o Festival ainda na havia acontecido, agora chegamos a Alto Alegre com 100% de apoio da Prefeitura, isso renova nossas energias e nos faz acreditar no sonho de levar o evento aos 15 municípios de Roraima no ano que vem”, contou Manoel Vilas Boas do Coletivo Canoa Cultural.




Grito Rock Venezuela também acontece final de semana




Em 2012 o sonho do Coletivo Canoa Cultural de leva uma edição do Gito Rock para solo venezuelano teve início. Este, infelizmente não se concretizou, mas as duas Edições do Gran Sabana Rock, realizado em Santa Elena de Uairén não deixaram a chama apagar. Em 2013 as perspectivas são diferentes, dois Gritos Rock, co-realizados pelo Canoa estão marcados para este final de semana, dias 22 e 23 de fevereiro, nas cidades de Puerto Ordaz e El Tigre.




Israel Perera, integrante das bandas venezuelanas Ac3rtijo e Ganyaclan e produtor de eventos na Venezuela, fez o meio de campo que permitirá que esses dois Gritos Rock Venezuela aconteçam.




"Co-realizar o Grito Rock em solo venezuelano será algo muito importante para o Coletivo Canoa Cultural. Não pudemos fazer isso no ano passado, mas agora voltamos com força total. Levaremos o nome do evento a duas cidades. Isso com certeza é um grande passo, fortalecerá a integração com os produtores venezuelanos e sem dúvida permitirá a realização de mais ações em 2013", afirmou Manoel Vilas Boas, do Coletivo Canoa Cultural.




Roraima vai gritar até o dia 16.03




Após o final de semana Alto Alegre/Venezuela, o Grito Rock voltará à capital de Roraima com duas Edições em Boa Vista, no dia 02.03 a oficial e tradicional, com seis edições completadas agora em 2013, o Grito Rock Boa Vista 2013 e a Edição Especial Roraimeira, que acontece na capital, no dia 03.03, no palco da Casa do Neuber.
 
No final de semana seguinte o maior Festival Integrado do Mundo volta ao sul do Estado, acontecendo em São João da Baliza, 08.03, e Rorainópolis, 09.03. A cidade de Pacaraima será responsável pelo encerramento da temporada de Grito Rock em Roraima, nos dias 15 e 16.03.




O Grito Rock Roraima e parte da Venezuela 2013 é realizado pelo Coletivo Canoa Cultural e Circuito Fora do Eixo em parceria com a Prefeitura de Alto Alegre, Secretaria de Cultura do Estado de Roraima, Sesc, Sebrae, Transamérica Pop, Site Toque no Brasil, HP Troca de Óleo, Fetec e Antique Pub . Mais informações sobre o Festival podem ser conseguidas nas páginas Toque no Brasil, toquenobrasil.com.br, Blog Canoa Pop, canoapop.blogspot.com e por meio do telefone (95) 8115-4400 begin_of_the_skype_highlighting GRÁTIS (95) 8115-4400 end_of_the_skype_highlighting.

Leia Mais
 
Manifesto Rock - Música, Cultura Pop e Subversão © LDM