12/09/2011

Agenda Boa Vista: Sebrae realiza I Festival da Floresta




O I Festival da Floresta, evento promovido pelo SEBRAE-RR, que terá a participação do Coletivo Canoa Cultural, foi notícia no site Portal Amazônia.

Com o objetivo de despertar a consciência da sociedade para a importância da valorização das florestas na conservação do meio ambiente e gerar oportunidades de mercado paras as comunidades que utilizam de forma racional os recursos florestais como fonte de renda, o Sebrae em Roraima realiza o I Festival da Floresta, de 15 a 17de setembro, em São João da Baliza, região sul do estado. As Bandas Johnny Manero, Mr. Jungle e Insert Rock também farão parte do Festival levando o roquenrou de Boa Vista para o Sul do Estado.

O festival é uma ação do projeto Florestar, da coordenadoria de Projetos Estratégicos (CPE), que tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de negócios sustentáveis através de ações de capacitação e assessoria técnica a comunidades indígenas e tradicionais de Roraima no estabelecimento de negócios com produtos de base florestal, visando a organização de cadeias produtivas, fortalecimento da gestão comunitária e conquista de novos mercados.

O gestor do projeto Florestar, Ariosmar Mendes, explicou que durante o festival serão expostos e comercializados produtos e serviços de cadeias produtivas de base florestal e realizadas ações de educação ambiental junto à população local, assim como divulgação de trabalhos científicos pelos acadêmicos do curso de Engenharia Florestal da Universidade Estadual de Roraima (UERR).

Manoel Villas Boas - Vocalista da banda Mr. Jungle

O festival contará ainda com ações de educação ambiental, como apresentação de peças de teatro com temática voltada ao meio ambiente, visitas orientadas em trilhas ecológicas, plantio de árvores, entre outras. E ainda mostra gastronômica, visando incentivar a produção de alimentos utilizando produtos da floresta como a castanha-do-Brasil, frutos da região e sementes que possuam valor nutricional como forma de agregar valor aos pratos típicos da região.

“Dentro deste conceito, um mês antes do festival serão realizadas capacitações para a comunidade, em especial donos de restaurantes e pousadas, com objetivo de ensinar técnicas de preparo de alimentos”, acrescentou Ariosmar.

‘Amigos da Floresta’ é outra atividade a ser realizada durante o festival. Uma parceria com a Fundação Estadual do Meio Ambiente, Ciências e Tecnologia (Femact) e a Prefeitura de São João da Baliza, a ação visa incentivar os alunos da rede municipal e estadual de ensino fundamental a reaproveitarem os resíduos do papel, contribuindo com a diminuição dos impactos ambientais causados pela ação do homem.

“Um mês antes do evento serão realizadas também oficinas de reaproveitamento de papel para os alunos do 3º ao 8º ano do ensino fundamental e durante o festival esses trabalhos serão apresentados e comercializados no stand da Femact”, explicou Ariosmar.

Entre os resultados esperados pela equipe de coordenação estão a divulgação das potencialidades da produção florestal no estado, incremento na geração de renda a partir de produtos florestais, apoio técnico às comunidades locais, associações e cooperativas na produção e comercialização de produtos de base florestal, incentivo ao consumo de alimentos preparados com produtos regionais da floresta,sensibilização da população para a conservação ambiental e divulgação de pesquisas e estudos científicos na área de manejo florestal.

“Todas as ações desenvolvidas no festival terão cunho social, econômico, ambiental e cultural. A população do sul do estado será a grande beneficiada com essas ações, pela construção do conhecimento, geração de renda e valorização da cultura da floresta. A população será envolvida em todas as atividades, com a participação nos concursos de gastronomia e de poema, entre outras”, detalhou Ariosmar.


Fonte: www.canoapop.blogspot.com

Leia Mais

Projeto Riffs Desplugados apresenta: A.B.Groovy



O projeto Riffs Desplugados, evento que serve de palco alternativo para as bandas da cena rock autoral de Manaus, comemora em setembro 8 meses de vida com sucesso de público e com uma repercussão nacional devido a grande divulgação da mídia despertando o intercâmbio com outros estados, objetivo esse que já começa a ter prioridade no evento.

A ideia consiste em shows com bate papo mediado pelo jornalista e produtor cultural Sandro Nine, interagindo público e banda, seguido de sorteio de brindes das “marmitas culturais” (CDs, Revistas e etc.), cortesia da banquinha do Fora do Eixo do Coletivo Difusão, do Blog Manifesto Rock.

O evento ocorre toda a 3ª quinta do mês, às 19h30 no espaço Thiago de Mello na Saraiva Megastore do Manauara Shopping com entrada franca. Esse mês o projeto abre as portas para as bandas A.B.Groovy e a Aliases.


Confira as datas dos shows:

16/09 – Sexta / A.B.Groovy / 19h30

26/09 – Segunda / Aliáses / 19h30



A bola da vez nessa sexta no Riffs Desplugados é a A.B.Groovy,Produtor, engenheiro de som e DJ. Adriano Brandão Gonçalves, mais conhecido como AB Groovy, já lançou diversos singles em parceria com artistas nacionais e internacionais, como a saxofonista e cantora argentina Lucila Ciocoletto e o maestro africano Kwame e seus Afrovibes. Além disso, tem dois trabalhos autorais circulando no mercado: Alien´s Beats (2007) e Cartaz do Estrangeiro (2011). Esse último será apresentado pelo artista em versão acústica nos palcos da Saraiva.

Pelo palco do Riffs já passaram as bandas Ed Ondo, Tudo Pelos Ares, Os Playmobils, Projeto Campari, Humanos e Tucumanus. A produção do Riffs Desplugados é uma parceria do Coletivo Difusão e Cuia Coletiva.


Projeto Riffs Desplugados apresenta: A.B.Groovy

Data: Sexta 16/09

Local: Saraiva Megastore - Manauara Shopping

Horário: 19h30

Entrada Franca !!!

Sorteio de brindes das marmitas culturais !!!


Realização:

Saraiva Megastore, Sandro Nine e Coletivo Difusão


Apoio:

Coletivo Difusão

Cuia Coletiva


Colaboradores:

Coletivo Canoa Cultural

Rádio Amazonas FM

Estúdio Garagem 30

ESP Studios

Paranoise Discos

Revista Intera

INTERA ON line – revistaintera.blogspot.com

Push Play Produções - Projeto Toca Rock

Manifesto Rock

Som do Norte - http://www.somdonorte.blogspot.com

Blog Roraima Rock n Roll - www.roraimarocknroll.blogspot.com

Canoa Pop - www.canoapop.blogspot.com

Rockazine - http://www.rockazine.com.br/

Blog Som Independente - www.somindependente.blogspot.com

Programa Vertical Classic Rock . www.verticalclassicrock.blogspot.com



Por Sandro Nine

Manifesto Rock – Cuia Coletiva – Projeto Riffs Desplugados
sandronine33@hotmail.com


“Entender a cena é fazer parte dela”

Leia Mais
 
Manifesto Rock - Música, Cultura Pop e Subversão © LDM