10/08/2010

DESABAFO !!!


Nasci em Manaus, bem na fronteira do bairro da Raiz com Petrópolis, joguei bola no campo do Penarol, pesquei (faz tempo) no Igarapé do Quarenta, dava um de mateiro nos terrenos da UFAM, que foi a primeira universidade do país, sendo fundada em 1909, pelo senador Arthur Virgílio Filho, temos o segundo melhor português falado do Brasil, e muito próximo ainda da UFAM, um dos maiores Pólos Industriais do Brasil, chamado Zona Franca de Manaus, MANAUS teve o 4º maior PIB do País, além de ter tido o 4° PIB Nacional, Manaus foi o 1º PIB per capita e a 3ª cidade mais rica do Brasil.

Já vi por aqui,Faith No More, White Stripes, Scorpions, Hellowen, Alanis Morissette, Iron Maiden, sem falar nos Festivais de Ópera e Cinema – só algumas lembranças básicas. Temos ai o Jungle Fight que foi criado em 2003, que é um dos maiores eventos de luta do planeta, com eventos fora do país. Festival de Parintins realizado em junho, sendo que sua parte de preparação é feita em Manaus. Tenho a honra de ter aos meus olhos à hora em que quero meu Teatro Amazonas. Posso passear pelos Encontros das Águas. Posso ir a Anavilhanas ou Mariuá, que são os maiores arquipélagos fluviais do mundo. Posso sinceramente, respirar o ar mais puro e cobiçado do universo. Posso ainda ser urbano e interiorano, num só lugar.

Mas vocês sabem o que tem me irritado esses dias? Por que Zeca Pagodinho é melhor do que Paulo Onça? Por que Arlindo Cruz é melhor que Chico da Silva? Por que Fresno ou NX-Zero são melhores que Banda Essence, Casulo ou Espantalho? Por que paga-se mais caro para Ana Carolina do que para Márcia Siqueira? Por que tudo isso que é de fora, toca muito mais nas rádios do que as coisas daqui? Por que o sushi é mais gostoso que o Tambaqui? Por que tudo que se vende em Manaus como show ou programação cultural, se vende com nomes de outros estados, como: A Noite Carioca, Jogo Duro da Bahia, A noite Paraense, a Banda cover do U2 de São Paulo – Por que Inimigos da HP é melhor que Cuca Fresca? O reboleixo (nem sei escrever isso), até isso confundem, meu Deus, por que axé é melhor que boi-bumbá? Por que Tururí é mais barato que abadá? // Gente!!! Não confundam arte com entretenimento, várias vertentes da diversão pegaram carona e hoje moram no mesmo endereço da musica, sejamos coerentes pelo menos. Eu não vou pagar caro pra fazerem meu ouvido de fossa nem minha cultura e minha terra de papel higiênico! Para os manauenses que não querem ser Manauenses, já fomos pequenos, hoje, somos nós.

Que não nos fechemos para o mundo e outra culturas, que não nos fechemos principalmente para a nossa gente. Vamos celebrar nossa cultura! Está quase tudo morto enterrado agora, mas vamos celebrar!!!

Por Rhenno Magalhães (Guitarrista da banda Radioativa)

3 comentários:

Ramon Oliveira... disse...

a perfeição que Renato Russo expôs na música que citastes está realmente morta e enterrada, por isso mesmo devemos reavaliar o apreço que damos a nossa região. gostei do teu texto indignado, só sou contra um ponto que tú colocastes, a questão de que nós somos o segundo estado onde se fala o melhor português. Meu irmão não é uma questão de se falar bem ou mau um português, e quando se avalia isso, se avalia pelo estigma de uma lingua culta obsoleta e controvesa para quase todos?. TE digo que a ciência da linguistica vem descartar essa idéia de lingua padrão, e no Amazonas o que temos é uma riqueza de variações vindas de todos os lugares. Era só esse ponto, fora isso está tudo legal!

obs: espantalho, platinados, olho imaculados são mil veses melhor que Nx00000000000000...-0-0-0-0-0...

empatia e até!

Banda Insônia Rock Am disse...

Several, Underflow, Zona Tribal, Chá de Flores, Insônia, Infâmia, Playmobils, Seaside, Antiga Roll...

valaacola disse...

Perfeita essa reflexao.

Postar um comentário

 
Manifesto Rock - Música, Cultura Pop e Subversão © LDM