11/08/2010

DICA DE FILME - BLOG CULT 22


O bloco Cine Cult de hoje trouxe um verdadeiro “cult movie”. Não que seja um clássico do cinema, mas tem imagens produzidas por um dos maiores artistas da cultura pop que já pisaram o planeta terra: Andy Warhol.

Warhol, como muitos devem saber, tinha uma usina de idéias e produções culturais, dentro de um estúdio chamado “Factory”. Foi de lá que saiu a essência do Velvet Underground, banda que influenciou dez entre dez artistas do rock alternativo.

Ele também fazia filmes e, para analisar bem quem estrelaria suas fitas, costumava dar closes em rostos de atores e amigos, como Lou Reed, Edie Sedgwick, Dennis Hopper, Nico e vários outros.

No ano passado, Dean Wareham, ex-integrante do Galaxie 500 e do Luna, fez uma série de shows ao lado de sua bela parceira Britta Phillips (os dois, na foto acima), utilizando essas imagens no fundo do palco. Assim, surgiu um projeto interessante: os dois foram convidados pelo Andy Warhol Museum para trabalharem em trilhas para cada uma das 13 gravações de testes de closes que eles tinham em mãos, para que fossem lançadas em DVD.

O resultado é “13 most beautiful… Songs for andy warhol’s screen tests”, que chegou às lojas em julho, em CD duplo e tiragem limitada a 3.000 cópias, com as 13 gravações de Dean & Britta e oito remixes, além de livretos com fotos do Andy Warhol. Há covers perfeitas (“I’ll keep it with mine”, do Bob Dylan, e “Not a young man anymore”, do Velvet Underground) e composições novas que se encaixam como peças de lego nas imagens registradas por Warhol.

Por Aberlardo Mendes (Blog Cult 22)

0 comentários:

Postar um comentário

 
Manifesto Rock - Música, Cultura Pop e Subversão © LDM