17/01/2011

Manaus e Boa Vista constroem microrrotas de cultura

Sávio Stoco, Vinicius Tocantins e Ricardo Agum

O circuito cultural de Manaus e Boa Vista começou a se unir para criar microrrotas para fomentar a cultura na região. Integrantes do Coletivo Difusão de Manaus estão em Roraima e já negociam com os integrantes do Coletivo Canoa Cultural estratégias para promover eventos de música, artes visuais, workshops, seminários oficinas e grupos de estudos relacionados à produção artística da cidade. A microrrota também pretende desenvolver troca de informações entre os cenários culturais para escoamento e intercâmbio das produções independentes.

O Coletivo Difusão é uma organização cultural coletiva de Manaus que visa à produção de arte para fomentar cultura. Atua desde 2006 promovendo a interação entre as manifestações artísticas independentes nos eventos e projetos. Segundo Sávio Stoco e Ricardo Agum, do Difusão, a ideia de criar o coletivo surgiu com um grupo de amigos com ideias comuns que queriam fazer eventos que integrassem artes, música e audiovisual. Hoje é uma associação formalizada, com sede própria, cineclube, teatro e integrada ao Circuito Fora do Eixo desde 2009. Temos 15 a 20 integrantes de forma ativa, fora cerca de 80 colaboradores que já participaram de alguma forma das atividades, explicou Sávio Stoco.

Vinicius Tocantins, integrante do Coletivo Canoa Cultural, explicou que é muito difícil circular artistas entre os estados da Região Norte e que o principal objetivo é aproximar o diálogo cultural dos agentes entre Manaus e Boa Vista. Queremos melhorar a circulação desses artistas e com as microrrotas vamos aumentar o diálogo entre os dois estados que são mais próximos. Isso está sendo negociado entre o Difusão e o Canoa, pois nosso objetivo maior em 2011 é fazer produções culturais entre Manaus e Boa Vista e vice-versa, fazendo um microcircuito entre os coletivos disse.




Por Cyneida Correia
Fonte: http://www.somdonorte.com/


Contatos:

www.coletivodifusao.blogspot.com
www.coletivocanoa.blogspot.com



0 comentários:

Postar um comentário

 
Manifesto Rock - Música, Cultura Pop e Subversão © LDM