17/01/2011

Reggae na Noite Alternativa de Tapajós


É o reggae e todas as suas vertentes que embalam a resistência de uma cena noturna alternativa nas noites de Santarém. Toda sexta-feira, os DJs Jurunas Roots e Chefe Pedras comandam a chamada Sexta Reggae, no Bar Fundo de Quintal... em verdade uma casa simples vista pelas retinas apaixonadas de seus frequentadores como espaço cultural e que pelos acordes do reggae segue se consolidando há seis meses.

O DJ Jurunas Roots explica que, na cronologia de resistência do movimento, o Fundo de Quintal sucede o “Patifão”, espaço cultural que ficava em uma tenda no campus Santarém da Universidade Federal do Pará (UFPA), que foi destruído para a construção de um novo bloco após a criação da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), em 2009.

O Patifão já havia sucedido o Gold Bar, que até 2008 cultuava o reggae em dois dias na semana: às quintas-feiras e aos domingos. Santarém é uma cidade difícil para ter música alternativa, como o reggae transmite uma mensagem positiva revolucionária nós acabamos criando este espaço e juntando esse núcleo de pessoas que aprenderam a gostar dos sons da positividade, avalia o DJ, que junto com o amigo Chefe Pedras tocam todas as vertentes do reggae. Dos clássicos de Bob Marley, à inovação em dub do Easy Stars All Stars, além do reggae de várias regiões brasileiras e o reggaeton venezuelano.



Por Yusseff Abrahim - Colaborador Manifesto Rock Blog

Fonte: Matéria publicada no site http://www.overmundo.com/

0 comentários:

Postar um comentário

 
Manifesto Rock - Música, Cultura Pop e Subversão © LDM