08/06/2010

Pixies cancelam show em Israel em protesto ao ataque contra frota humanitária




O Pixies, uma das maiores bandas do rock alternativo mundial, cancelou neste domingo
(6) sua primeira apresentação em Israel. A banda faria um show na quarta-feira como parte de um festival de cinco dias em Tel Aviv, mas desistiu em cima da hora, dias depois do ataque promovido pela marinha israelense contra uma frota que levava ajuda humanitária à Faixa de Gaza. O fato provocou protestos internacionais.

Segundo a assessoria da banda, a decisão não foi tomada facilmente, pois os fãs israelenses esperavam por essa visita há anos. No seu site oficial, os membros do Pixies, pediram desculpas a todos, mas que era humanamente impossível tocar, já que os eventos fugiram do controle da banda.

A decisão ocorre alguns dias depois de diversas bandas britânicas terem cancelado sua participação no mesmo festival, o Pic.Nic 2010, que começou no sábado e ocorre até 9 de junho

Bandas como a indie punk Klaxons e Gorillaz, projeto de hiphop e eletrônica liderado pelo vocalista do Blur, Damon Albarn, deveriam participar do festival, mas desistiram na quinta-feira, em uma ação vista como um protesto ao ataque israelense à frota humanitária.

Nos últimos meses, Israel foi atingido por uma série de cancelamentos de músicos de alto nível, incluindo o britânico Elvis Costello e o guitarrista Carlos Santana. O promoter Shuki Weiss, um dos principais promoters israelenses, foi responsável por levar muitas estrelas internacionais a Israel nos últimos anos, incluindo a lenda do rock Roger Waters e Madonna.

Há três semanas, Costello cancelou dois shows que deveriam ocorrer na cidade de Caesaria em 30 de junho e 1º de julho, citando a situação de "intimidação" e "humilhação" à qual Israel submete os palestinos.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Manifesto Rock - Música, Cultura Pop e Subversão © LDM