17/05/2010

Playlist Manifesto




Bento Filho é Guitarrista da banda Alt F4 de Boa Vista/RR, e manda o seu Playlist com bandas e músicos que admira.


1 - Time (Pink Floyd)

2 - Shoot to Thrill (AC/DC)

3 - Batman (AltF4)

4 - Voodoo Child (Jimi Hendrix)

5 - Layla (Eric Clapton)

Leia Mais

30 Anos sem Ian Curtis


Hoje 18 de maio, faz exatas 3 décadas, que Ian Curtis, o genial vocalista da banda inglesa Joy Division, cometeu suicídio aos 23 anos, entrando para a galeria das mais trágicas e marcantes históricas do rock.

Pelo mundo todo são esperados shows tributos e homenagens, como a do amigo e ex-parceiro de banda Peter Hook, que fará um show nesta terça-feira em Manchester, no local onde funcionava a lendária gravadora Factory (Hoje a FAC 251, antigo Haciendas), O baixista vem promovendo uma série de shows desde abril, com a turnê “An Evening of Unknown Pleasures”, onde toca na integra o disco de estréia do Joy Division, “Unknown Pleasures” de 1979.

O Joy Division surgiu no fim da década de 70, na cidade de Manchester no “boom” do movimento pós-punk, influenciados pela energia dos Buzzcocks, The Fall, Magazine e a anarquia visceral dos Sex Pistols. A banda ainda é uma das mais importantes e influentes do rock mundial, sendo cultuada até hoje.

Ian Curtis, Bernard Summer, Peter Hook e Stephen Morris, criaram um estilo próprio e inédito na cena musical da época. Um som que consistia numa atmosfera depressiva, angustiante e por vezes decadente, expressando a dor profunda da alma humana, formando uma identidade que influenciou artistas como Bono Vox (U2), Morrissey (The Smiths), Siouxie (Siouxie and The Banshees), Robert Smith (The Cure) até o mais recente Paul Banks (Interpol) entre outros.

Curtis, o gênio, epilético, de coração triste e alma atormentada, escreveu um clássico, um hino, a música que já foi considerada por muitos, a canção mais dilacerante do rock, “Love Will Tears us Apart”.

O vocalista foi encontrado morto no apartamento onde morava com a esposa Deborah, e filha de 1 ano, no dia 18 de maio de 1980. No toca discos ainda rolava “The Idiot”, um clássico de Iggy Pop e no video, o filme "Stroszek" de Werner Herzog.
Uma frase num bilhete dizia: “Neste momento, eu queria estar morto. Eu simplesmente não agüento mais”.

A grande pergunta de todos é, e se ele estivesse vivo hoje? Ainda seria um gênio?? Estaria com a banda, em carreira solo, ou internado em alguma clinica para loucos? E se

o Joy Division tivesse feito a turnê americana, como seria o rock que conhecemos hoje em dia??

Todas essas perguntas e angústias, podem ser conferidas e talvez respondidas no filme “Control” de Anton Corbijn, lançado em 2008, e baseado no livro “Touching From a Distance” escrito pela viúva de Ian.

Em Manaus, o teatrólogo Jorge Bandeira, e os músicos Jamil Vilela ( Alma Nômades) e Lúcio Ruiz (Banda Joy), cultuam o mito a banda e seu vocalista de genialidade torturada, fazendo exposições de fotografias, mostra de filmes, documentários e shows.

O lance é de alguma forma celebrar fazendo o que Ian Curtis mais gostava de fazer nos palcos. “Dance, Dance, Dance, Dance To The Radio”

O Blog Manifesto irá sortear um CD MP3 com toda a discografia da banda, para quem enviar um e-mail para manifestorock@hotmail.com, dizendo , qual foi o 1º nome da banda antes de se tornam Joy Divison. Não percam essa !!!

Essa matéria foi fechada ao som do disco Substance !!!

Leia Mais

Classificados Manifesto II




A BANDA JOY ESTÁ A PROCURA DE UM BATERISTA !!!


A banda iniciou os trabalhos em meados de 2000, tendo como seu idealizador o vocalista Jorge Bandeira. A Joy faz um som pós-punk, influenciada por Joy Division, The Cure, Bauhaus, Siouxie and The Banshees e outros.

A formação atua conta com:


Netto – Vocal
Lúcio Ruiz – Guitarra / Teclado
Moniq V. – Guitarra
André Marcelo – Baixo

Contato para os interessados:


e-mail: monique270@hotmail.com
Fones: (92) 8233 – 8767 (Lúcio Ruiz) / (92) 8153 – 9508 (Moniq V.)

Leia Mais

Classificados Manifesto !!!


Leia Mais

Lou Reed na Festa Literária de Paraty 2010

u

A Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), evento que sacode a cidade histórica do interior do Rio de Janeiro, terá na sua edição de 2010, entre os muitos convidados, uma lenda do rock, o cantor e compositor Lou Reed.

O ex-vocalista do Velvet Underground, vem ao Brasil para o lançamento da publicação Atravessar o Fogo (Editora Companhia das Letras). O livro é uma boa dica aos fãs da clássica banda de New York, que era apadrinhada pelo gênio da cultura pop Andy Warhol.

A festa desse ano acontece entre 4 e 8 de agosto, e vai homenagear o sociólogo Gilberto Freyre, autor de “Casa-Grande & Senzala”. A palestra de abertura fica a cargo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, autor de diversos textos sobre a obra do homenageado.

Além de Lou Reed, já foram confirmados os autores: Salman Rusdie (que participa mais uma vez ao evento), Peter Burke, Terry Eagleton,William Boyd, os quadrinistas Robert Crumb e Gilbert Shelton, além de Abraham B. Yehoshua, Azar Nafisi, Colum McCann, Lionel Shriver, Robert Darnton, a cubana Wendy Guerra dentre outros. Será a edição mais contra-cultura já realizada no evento, uma boa oportunidade para quem gosta de literatura e rock n roll.

Leia Mais

Morre Ronnie James Dio.


Morre aos 67 anos Ronnie James Dio, ídolo do Heavy Metal.

Dio sofria de câncer no estômago.
Ele foi vocalista das bandas Black Sabbath , Rainbow, Dio e Heaven and Hell.

A notícia da morte foi divulgada pela mulher do músico, Wendy. “Hoje meu coração está partido, Ronnie se foi às 7h45”, contou no site oficial do artista. "Muitos de nossos amigos e familiares puderam se despedir antes que ele se fosse em paz. Ronnie sabia que era muito amado por todos", completa.

A notícia de que o roqueiro estava com câncer foi anunciada em novembro de 2009. Ele iniciou o tratamento com a doença ainda no estágio inicial e havia diminuído o número de show nos últimos meses.

Dio começou sua carreira nos anos 70, como cantor e baixista da banda Elf, com a qual gravou três álbuns. Mais tarde, mudou para o grupo Rainbow, a convite de Ritchie Blackmore (ex-Deep Purple).

O roqueiro também foi vocalista do Black Sabbath, com quem gravou quatro álbuns, incluindo clássicos como "Heaven and Hell" e "Mob rules". Dio substituiu Ozzy Osborne, que deixou o grupo em 1979.

Dio ajudou a criar uma das maiores tradições do heavy metal. No documentário "Metal - a headbangers journey" ele é citado como um dos inventores do "chifrinho" feito com as mãos, imitado por fãs do gênero no mundo inteiro. Segundo ele, o símbolo era usado por sua avó italiana, e servia para afastar (ou provocar) o "mau olhado".

O cantor esteve no Brasil há exatamente um ano. Na madrugada de 16 de maio de 2009, o roqueiro subiu no palco do Credicard Hall, em São Paulo, junto com sua banda, Heaven & Hell, que contava com o guitarrista original do Black Sabbath Tony Iommi, tocando um repertório que incluía músicas novas e faixas da fase em que Dio comandou os vocais do Sabbath.



Leia Mais
 
Manifesto Rock - Música, Cultura Pop e Subversão © LDM