08/02/2011

RROCK! #2 - “My Hero”

Cenas dos filmes Lost in Translation e Somewhere


Há algo no universo masculino que nos remete à busca de heróis, à uma tentativa quase desesperada por encontrar no inatingível uma suposta solução para nossas crises e necessidades de afirmação. Nesse mesmo universo, recheado pelas agruras da contemporaneidade, há espaço ainda para uma insuportável solidão, onde a música, algumas leituras e filmes perdido nas madrugadas podem nos ajudar a conviver com tal sensação de vazio.

Bob Harris (Bill Murray) é uma estrela decadente de cinema que está em Tóquio para gravar um comercial de TV. Solitário, com poucas esperanças, ele encontra a igualmente solitária Charlotte (Scarlett Johansson) no bar do hotel onde estão hospedados. Sem conseguir dormir, eles se aventuram pela madrugada e tornam-se amigos quase inseparáveis. O filme? Encontros e Desencontros (Lost In Translation,2003).

Johnny Marco (Stephen Dorff) também é uma estrela hollywoodiana não tão decadente quanto Bob. Num quarto de hotel, ele parece inerte enquanto louras gêmeas executam um pole dance duvidoso ao som da música "My Hero", do Foo Fighters. No filme Um Lugar Qualquer (Somewhere), Johnny vive quase sempre sozinho, cercado por pessoas que não conhece. Essa solidão só é quebrada com a chegada de sua filha Cleo (Elle Fanning), de 11 anos.

Tais filmes têm muito mais em comum que o fato de terem sido dirigidos por Sofia Coppola. Ambos retratam a vida de pessoas perdidas num mundo que eles próprios construíram. A saber, um mundo vazio de sentidos, com relações sociais pouco consistentes e desprovidas daqueles heróis que esperamos encontrar em nosso universo. Os filmes revelam, assim, que os encontros e desencontros de nossas vidas parecem só fazer sentido quando tiramos deles o muito (ou pouco) que podem oferecer.
Foto: Divulgação

Dave Grohl
e Kurt Cobain se encontraram em um dia qualquer de suas vidas. Tornaram-se amigos e, em 1991, gravaram o segundo disco da banda que formaram juntos, o Nirvana. Smell Like Teen Spirit, a primeira faixa de Nevermind, o disco, tornou-se então uma espécie de apologia a rebeldia juvenil. Entretanto, por trás da fúria contida na letra e melodia, a música traduz um sentimento que pode, perfeitamente, unir Bob, Johnny e Kurt Cobain. Há angústia suficiente para comprovar tal afirmação. Há solidão, há dor e, no fim de tudo, a crueza dos riffs produziu algo com tanta intensidade que o rock que veio pela frente pouco, ou quase nunca, conseguiu reproduzir com tamanha honestidade.

Vinte anos depois do lançamento de Nevermind, tenho recebido e-mails de pessoas conhecidas que afirmam com enorme convicção que o Nirvana não fez nada de interessante para rock. Segundo eles, dor, angústia e sofrimento não cabem nesse universo. Os mais extremistas afirmam inclusive que o Nirvana nunca foi uma banda de rock.

Há pelo menos 20 anos não vejo tais pessoas. De lá pra cá provavelmente nossos mundos mudaram e foram marcados muito mais pelos nossos desencontros. Talvez por isso mesmo não consigo compreender nada do que dizem nos tais e-mails.

Kurt se desencontrou de Dave a partir de sua morte. Dave criou o Foo Fighters e encontrou outras pessoas, outros mundos.

Kurt foi um herói que eu nunca encontrei.

Na letra de Smell Like... tem algo que me faz pensar sempre em todos os encontros que ainda terei pela frente.

Lá, diz:

“Quando as luzes estão apagadas é menos perigoso.”


Texto publicado no blog Disclosure Vintage


http://disclosure-vintage.blogspot.com/2011/02/rrock-2-my-hero.html?spref=fb

Por Lenildo Gomes - Pesquisador Sociólogo, mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), professor universitário, pesquisador na área de cinema e realizador em audiovisual, colaborador do Manifesto Rock Blog.

Leia Mais

Toca Rock Especial: U2 / The Flaming Lips




Dizer que o Projeto Toca Rock é uma referência no cenário rocker em Manaus, é praticamente “chover no molhado”. Eu diria que hoje, o evento é o mais cultuado e autêntico da música independente local. Um exemplo disso, foram as edições realizadas só nesse começo de 2011. Shows com sucesso de público e um cast de ótimas bandas, que renderam apresentações antológicas.

Os organizadores não medem esforços para inovar e estão sempre antenados com o que rola no nicho do rock manauara. Por que conhecer a cena é fazer parte dela.

O Projeto Toca Rock é produzido por Albenízio Jr e os irmãos Carol e Henrique Magnani. O trio já carrega na bagagem 10 anos de estrada à frente da banda Os Playmobils (Não confundir com aquele grotesco genérico literalmente cover que anda tocando por ai, no pior esquema "Banda de Baile") e muita experiência no que se refere a organização de eventos de música independente. Com isso colaboram e estimulam a cadeia produtiva do indie rock em Manaus.

Nesta edição Especial U2 / The Flaming Lips, o Toca Rock apresenta as bandas:

Severen Bridge – Especial U2 (Uma boa pedida, que serve digamos de esquenta para os shows da banda irlandesa que vem ao Brasil no começo do mês de Abril. A Severen Bridge é uma das revelações do indie local. Ano passado no Toca Rock, os caras fizeram um especial Talking Heads:77, tocando esse disco clássico praticamente na integra, isso mesmo !!! os caras bebem na fonte dessa banda cult novaiorquina) Show dos Flaming Lips

Crushd Sardines – Especial The Flaming Lips (Talentosos e criativos, os caras tem a grande responsa de reproduzir ao vivo, a parafernália produzida por Wayne Coyne & Cia. Ano passado no palco do Red Bar eles fizeram um sensacional tributo ao The Flaming Lips, com direito a roupas de animais, bonecos no palco, projeção de vídeos lisérgicos, iluminação totalmente pirada e uma parede sonora psicodélica. Crushd Sardines, se são gênios, só o tempo vai dizer, mas possuem a alquimia certa para a diversão).

Quanto aos Flaming Lips, pra quem não conhece o trabalho dessa puta banda e nunca os viu. Basta dizer que é um dos 50 shows que você precisa ver antes de morrer, palavra de fã !!!)

Para encerrar a noite vem a Absolute, com o seu “indie/pós punk”.

Na discotecagem: DJ Donald Dancefloor

E MAIS UMA SURPRESA: Quem chegar mais cedo (21h) poderá assistir a banda 4Secs tocando um repertório de
The XX

IMPERDÍVEL !!!



Toca Rock Especial U2 / The Flaming Lips

Data / Horário: 12/02/11 – 22h

Local: Toca da Sinuca - Avenida Tarumã, 1515 - Praça 14 (altos da Autopeças Benayon)

Entrada: R$ 10,00


Informações: 9615 – 0321 / 8100 – 5906


Realização:
Push Play Produções®


Apoio:

Estúdio Rafael Rebelo

Frete Nunes / 8801 – 9433

Rock Manaus Blog

Casa Braga / 3653 – 0366

Manifesto Rock Blog

Coletivo Cuia

Kavernoso Som


Let´s go Rockers !!! Vida Longa ao Toca Rock !!!


Por Sandro Nine

Leia Mais
 
Manifesto Rock - Música, Cultura Pop e Subversão © LDM