19/04/2013

Manifesto Norte entrevista Bosco Saraiva, presidente da Câmara Muncipal de Manaus sobre o projeto "Praça do Rock".


 
Em matéria publicada nessa quarta (16) no jornal A Crítica, Bosco Saraiva (PSDB), presidente da Câmara Municipal de Manaus, apresentou a proposta de criação de dois projetos que serão apresentados à Prefeitura de Manaus dentro de aproximadamente 15 dias. São eles a “Rua dos Artistas” e a “Praça do Rock”.

A “Rua dos Artistas” na Bernardo Ramos (Centro Histórico) e a “Praça do Rock” no Portal da Cidade (próximo do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes). Os dois projetos ao que parece, vão funcionar como espaços alternativos para a produção cultural, onde os artistas, bandas e toda a cadeia produtiva da música e das artes integradas, possam regularmente divulgar, comercializar e mostrar seus trabalhos e seus produtos ao público. Segundo o parlamentar, a iniciativa vem para beneficiar a comunidade artística, gerando empregos e um mercado cultural ativo. O projeto do ambiente está a cargo do arquiteto Pedro Paulo.
 
 

Na manhã de ontem Bosco Saraiva recebeu a Manifesto Norte em seu gabinete na Câmara Municipal de Manaus. A reunião acabou rendendo uma entrevista bem informal na qual o parlamentar esclareceu alguns pontos a cerca do projeto "Praça do Rock".





A Praça do Rock

“O projeto vem para oportunizar, criando um espaço alternativo para os fãs de rock em seus vários segmentos. Fomentando eventos permanentes de uma forma bastante democrática dentro do cenário autoral. Nós mapeamos alguns espaços e encontramos a praça de entrada da cidade, onde eu presumo que seja um local adequado, pois ali não existe vizinhança, não há perturbação da ordem pública, e ainda possui área de estacionamento. Estamos formatando tudo isso em no máximo 15 dias com indicação para a Prefeitura, mostrando local com o estudo do projeto.
Todo esse processo é um compromisso de campanha, idealizado por mim junto com meus companheiros, amigos e colegas de trabalho numa simbiose onde reúne pessoas maduras e também jovens”.   


Espaço Aberto
 

“Shows, eventos, festivais, intervenções culturais, tudo isso está dentro do projeto “Praça do Rock”. Vamos construir e fortalecer esse alicerce. Sendo esse o primeiro espaço, ele precisa funcionar e dar certo, para poder incentivar a criação de outros em várias áreas da cidade. A cidade de Manaus hoje é muito grande e o deslocamento é difícil para as pessoas se concentrarem em determinados locais. No momento, nossa capital são várias cidades dentro de uma só. Então é necessário que esses projetos obtenham sucesso. Nós temos vida independente em todas as zonas urbanas, com uma demanda grande de artistas que querem trabalhar e ter seu espaço”.



Cenário da Música no Amazonas


“Eu conheço excelentes compositores em vários segmentos da música em nosso Estado, que vão desde o samba, reggae, MPB, Boi Bumbá, e até a moçada do rock mesmo, que só precisam de uma oportunidade para mostrar seus trabalhos, compondo com criatividade e muito talento. Nós temos mais 5 projetos até o final do ano que irão contemplar cantores autorais”.

O presidente da Câmara ainda salientou que a curadoria será veiculada junto Secretaria de Cultura da Prefeitura com as organizações ligadas ao rock.

 

Confiram as opiniões de alguns integrantes de bandas que movimentam a cena autoral em Manaus:

 

Carlos Eduardo – Infâmia / Projeto Campari
 

"Eu achei o conceito legal, a ideia de ter um lugar certo onde procurar o trabalho dos artistas locais, serve pra consolidar um mercado independente. Será ótimo tanto para artistas plásticos, como também para as bandas daqui. Teremos como distribuir todo esse material.

Se for mesmo essa a proposta do projeto, a “Praça do Rock” pode futuramente se tornar a “Galeria do Rock Autoral do Amazonas” e de toda a Região Norte”.



Rafael Marques – Rhodes
 

"Acho muito bacana a proposta, é mais uma oportunidade para as bandas poderem expor seu trabalho autoral".

 

Luigi Paolo –Tudo Pelos Ares
 

“Acho que essa proposta da “Rua do Artistas” vai trazer um novo espaço que servirá com berço para muitas criações que não conseguem chegar até seus consumidores. Com certeza, Bosco Saraiva acertou em adotar a gestão compartilhada. Quanto a “Praça do Rock”, o mais importante é reconhecer que existem artistas produzindo o gênero e consumidores sem acesso a esta produção. Este espaço poderá ter todo o potencial de colaborar com a junção do público consumidor aos artistas e suas produções. Parabéns pelos projetos”.

 

Frank Roos – Senta Pua
 

"Nos ultimos 10 anos, foi a melhor iniciativa. Uma idéia realmente genial a criação de um espaço REAL para artistas locais e seus produtos. Esse deve ser o foco das administrações estaduais e municipais. Valorizar ainda mais a cultura local, tendo em vista a repercussão que isso traz pra cidade e suas atividades econômicas e serviços. O exemplo que temos é o boi, onde há um comércio intenso, o artesanato, e mais forte hoje em dia a literatura, poesia e música, tudo aquilo que emoldura a cara de uma região. Ainda mais pro Rock, onde já se tem uma histórica de décadas na cidade e muito significativa. Agora, vai aqui uma opinião sincera de quem acredita nessa galera que produz: é preciso que este projeto tenha o foco que precisa verdadeiramente para cidade, pois investir em um lugar pra se valorizar o que é de fora não vale a pena. Digo isso em relação a musicalidade cover, já basta os espaços lucrativos com essa massa de gente consumista do que é de fora. E não o que é made in Manaus. Afinal de contas, nossa capital tem um rosto. E acreditem, propostas como os Festivais, fóruns, eventos culturais já mostram a cara do rock, ainda mais se tiver um lugar onde toda essa massa converge para propagar sua cultura."



Carlos Castilho – Dpeids
 

"Muito massa a iniciativa, era isso que estava faltando, um olhar do poder público por essa galera que rala tanto, compondo, gravando e fazendo shows no cenário alternativo. Tomara que seja um sucesso e que venha mesmo para contemplar as bandas autorais".



Marcos Efraim – Protestantes HC
 

"Acredito que a “Praça do Rock”, terá uma boa aceitação dos apreciadores do gênero, pois em nossa cidade existe um grande número de adeptos e artistas autorais do ramo. Nossa classe só tem a ganhar com esse projeto e digo mais, será um bom lugar para realizações de shows e grandes festivais em nossa cidade".

 

Carol Magnani – Os Playmobils

"Eu acho a ideia excelente. Só vem a somar com a cultura local. E o rock autoral precisa cada vez mais de espaço e apoio".


Esperamos que essa nobre iniciativa possa vir a somar e apoiar a cena rock autoral em nosso Estado. Que a curadoria seja formada por quem conhece, entende, apoia e acima de tudo acredite no potencial dos músicos. E que seja discutido e debatido com as associações ligadas ao segmento, com a sociedade civil organizada, Fórum Permanente da Música, os núcleos de cultura do nosso Estado e outras vertentes para a construção e fomentação desse novo espaço.

A cena rock manauara merece cada vez mais projetos como esse. Que os artistas e bandas tenham seus trabalhos devidamente reconhecidos. É a grande chance dos artistas amazonenses.    



“Entender a cena é fazer parte dela”

 

Por Sandro Nine


 

Leia Mais
 
Manifesto Rock - Música, Cultura Pop e Subversão © LDM