11/03/2011

CABELO ROCK FEST – 1ª edição de 2011


O reduto da cena underground do rock, punk, hard core, metal extremo da cena independente em geral está de volta. Depois de um tempo na geladeira, o Cabelo Rock Fest reabre suas portas para mais um sábado de genocídio sonoro.

O espaço se tornou uma referência em Manaus, movimentando a cadeia produtiva da cena manauara. Pelo Bar do Cabelo passaram várias bandas consagradas do circuito local.

Piscianos, Insônia, Chá de Flores, Crespúsculo, e as 5 grandes bandas que na minha humilde visão, são as head lines do Metal Extremo da cidade. Evil Syndicate, Brutal Exuberância (que esse ano toca no Festival Ferrock em Brasília, aguardem matéria aqui no Manifesto), Hipnose Death, Infection e Epidemic.

Não posso cometer a “heresia” de esquecer da revelação de 2010, a banda que ganhou a seletiva de abertura do show da lenda Chakal, a Extreme Warning. Segundo Thony Sacrificie, produtor de eventos e o homem por de trás da Underground Brasil Distro, a banda é a grande promessa para 2011. Thony ainda afirma que os caras fazem um Trash Metal Oitentista (Old School Yeah !!!) com muita atitude, personalidade e “extrema” competência. Aposte todas a suas fichas, pois vale cada centavo.


E para começar a pancadaria sonora do 1º Cabelo Rock Fest de 2011, as bandas:

Mortificy, Disritmiaa, Extremamente Tosco e Mutação Norte.


Confira a resenha de Daniel Silva abaixo:


MORTIFICY - Após mais de um ano longe dos palcos, a banda retorna nesse evento com seu Brutal Death Metal! Brutalidade, insanidade, sons novos e o eterno veneno perturbador do instinto brutal de retaliação!


EXTREMAMENTE TOSCO - Descompromissados com um estilo musical definido e tendo como influência as raízes do Metal, a Extremamente Tosco vem novamente apresentar suas composições cantadas em português! Banda que vem tomando de assalto a cena underground manauara!

MUTAÇÃO NORTE - Para os aficcionados em música rápida, gritante e urgente, Mutação Norte promete destruir tudo com seu Crossover integralmente focado em MUNICIPAL WASTE! Para Thrashers & Punx nenhum botar defeito!!



Destaque Manifesto – Por Sandro Nine




DISRITMIAÄ - A banda chega a 1ª edição do Cabelo Rock Fest 2011 na esteira do seu último disco “O Inferno é Aqui” literalmente saído do forno, a novidade é o novo vocalista Marcelo Anihilator (também vocalista da Mortificy). O baterista Matheus é o “Operário Padrão do rock local”, e leva o slogan “Músico Igual a Pedreiro” digamos ao pé da letra. É o cara à frente do Sítio Vovó Maroca (reduto do punk, hard core e metal extremo da cidade). Matheus organiza festivais e eventos com a ajuda do “Nosso Bolso Produções”, respeitando sempre as bandas, preocupado em oferecer a melhor estrutura nos shows, com o máximo de cuidado e competência. Com certeza será uma apresentação demolidora dessa banda que leva o selo “Made in Manaus” tatuado no peito (sem código de barras, é claro).


E MAIS:

STAND DE VENDAS DE CD'S DA UNDERGROUND BRASIL DISTRO

SORTEIO DE INGRESSOS PARA O THRASHEANDO 4

"MARMITA CULTURAL" DO BLOG MANIFESTO ROCK




CABELO ROCK FEST - A VOLTA DOS MORTOS VIVOS (1ª Edição de 2011)


Local: Bar do Cabelo (Bola do Coroado, ao lado do novo Viaduto Gilberto Mestrinho em frente à Churrascaria Nelore).

Data: Sábado (12/03)

Horário: Das 19h até 23h (Os organizadores pedem ao público que cheguem cedo)


ENTRADA FRANCA !!!

Contato:
http://www.facebook.com/event.php?eid=157500724304221



Apoio:

Underground Brasil Distro

Guerreiro Ajuricaba Produções

http://www.guerreiroajuricaba.blogspot.com/

Fly Kintal Zine

Blog Manifesto Rock

Leia Mais

Um ano sem Mark Linkous (Sparklehorse)


Um certo sábio disse uma vez, “que o destino sempre nos faz voltar ao ponto de partida" ou, o destino já está traçado e blá blá blá, e que até as pedras se encontram ou algo parecido. Uma dessas frases clichês de para choque de caminhão. Mas isso aconteceu comigo nesse último fim de semana, quando fui para a cobertura do Grito Rock Boa Vista e Pacaraima 2011.

No ano passado, quando morava na capital de Roraima e cobria o GRBV pelo Canoa Cultural, exatamente há um ano, morria o gênio do indie rock Mark Linkous, coincidência ou não, lá estava eu mais uma vez no mesmo festival e na mesma data de morte do cantor, compositor multi-instrumentista e líder da banda Sparklehorse. O músico deixou uma obra extensa e sensacional, que influenciou bandas da cena indie mundial.

“O Indie Rock está de Luto” foi essa matéria que publiquei no blog do canoa cultural (http://www.canoacultural.blogspot.com/) com um duro pesar, escrevi sobre a vida atormentada de Linkous. Um desses visionários que estavam muito à frente de seu tempo e que se tornou cult ainda em vida.

Mark Linkous cometeu suicídio com um tiro no coração no dia 6 de março de 2010, O músico tinha 47 anos, e um histórico de depressão e problemas de saúde em decorrência de dependência em drogas. Em 1996, Linkous ficou cerca de dois minutos sem batimentos cardíacos, depois de ingerir um coquetel de comprimidos e anti-depressivos, o que lhe custou a perda dos movimentos das pernas, recuperado após sete cirurgias.

Considerado excêntrico, talentoso e ao mesmo tempo entediado, Mark Linkous criou obras primas do indie rock como: “Shade and Honey”, "Good Morning Spider”, “Something I Will Treat You Good”, “See The Light” e “Piano Fire". Além de ter lançado quatro discos a frente do Sparklehorse, Mark Linkous também produziu o disco “Fear Yourself” de Daniel Johnston e colaborou com bandas como Danger Mouse e Dark Night of Soul (que também teve a participação do cineasta David Lynch). E fez inúmeras parcerias em sua carreira, entre elas estão: PJ Harvey, Tom Yorke (Radiohead) Michael Stipe (R.E.M.), Nina Person, Julian Casablancas (The Strokes) e Wayne Coyne (The Flaming Lips).

De acordo com o seu manager, Linkous estava prestes a finalizar um novo disco, que seria lançado ainda em 2010 pela gravadora Anti-Records (a mesma gravadora que lançou Haih or Amortecedor, o mais recente álbum dos Mutantes). O músico deixa a vida para entrar no Hall da Fama dos grandes mitos. “Há um céu e uma estrela” a espera do grande Gênio.

Para os leitores do Manifesto Blog terem uma ideia da importância de Mark Linkous para a cena indie do rock na gringa, na minha opinião (e sei que vou levar umas pedradas por isso), aqui em Manaus duas figuras carimbadas do circuito tem a mesma relevância, são eles os músicos: Marcos Terranova (Espantalho) e Carlos Menezes (Infâmia & Projeto Campari). Dois músicos que tem criatividade, talento e a genialidade exalando pelos poros.

Leia Mais

Grito Rock Manaus - 2ª Parte



Projeto Campari

Foi dada a largada de mais uma apresentação musical do Grito Rock Manaus 2011, como parte da programação do 2º Seminário de Cultura e Cidadania, o Projeto Campari teve seu show de estreia, com um repertório de pouco mais de 10 músicas, a banda mostrou um som criativo e incomum.

Os caras deixaram o nervosismo de lado e mostraram para que vieram, o público conferiu de maneira atenciosa com frequentes aplausos. Um repertório composto pela maioria músicas em português e sem riffs pesados, um destaque para a música “She Wins Cause Have a Gun”, única canção em inglês do show.

Formada por Carlos Eduardo Menezes no vocal e teclado, Aminadab Silva na guitarra, teclado e flauta, Thomaz Edson Campos no contrabaixo e Anastácio "AJ" Júnior na bateria, tocaram músicas do álbum "Rock The End Roll", disponível no myspace.com/projetocampari

Na definição de Sandro Nine, editor do Blog Manifesto Rock, após ouvir o disco da banda, “Os caras são os Sigur Ros da cena local Manaus”.





Playmobils

Formada por Albenízio Jr e os irmãos Carol e Henrique Magnani, a banda já havia tocado no ano passado no festival no espaço Valer, como parte também da programação paralela do GR Manaus. Os 3 Playmobils trouxeram um set list recheado de novidades e a acústica do Estação Cultural favoreceu para que o show esquentasse a galera mesmo debaixo de uma chuva torrencial que veio benzer a última apresentação do 5º Grito Rock Manaus 2011.

Com quase 10 anos de estrada, Os Playmobils estão em processo de gravação do seu primeiro EP (ainda sem previsão de lançamento). A banda mostrou muita energia na apresentação, e segundo seus integrantes, tocar no Grito Rock é sempre uma vitrine para mostrar o trabalho das bandas da cena manauara. Além da banda os 3 integrantes, são organizadores daquele que já se tornou um projeto de referência na cena do rock local, o Toca Rock. O projeto divulga o trabalho das bandas autorais, sempre respeitando a diversidade musical do que acontece no circuito independente da cidade. Vida Longa as mentes brilhantes dos incansáveis Playmobils.


Confira o Grito.DOC 2011 no ar !!!

http://gritorock.com.br/2011/03/07/grito-doc-2011-no-ar/



Por Renata Paula – Jornalista Manaus Hoje e Colaboradora do Manifesto Rock.



Então é isso moçada, ano que vem tem mais Grito Rock Manaus, um festival de sucesso, que fomenta a cadeia produtiva da música e das artes integradas. O maior festival integrado do mundo, realizado em 132 cidades espalhadas por 9 países da América Latina. 900 artistas se apresentaram e outros ainda vão se apresentar para um público de aproximadamente 200 mil pessoas.

O Grito Rock é uma produção do Circuito Fora do Eixo. O Festival é filiado à Associação Brasileira de Festivais Independentes -ABRAFIN. Realizado com apoio do Toque no Brasil. E em Manaus a edição foi de responsabilidade do Coletivo Difusão.



Realização:

Coletivo Difusão


Agradecimentos:

Circuito Fora do Eixo

Abrafin

Toque no Brasil

Diretoria da Escola de Samba Vitória Régia

Bar Estação Cultural

Sebrae

Coletivo Cuia

Estúdio Garagem 30

Revista Intera

Cunha Produções

PCULT – Partido de Cultura


“Produção Cultural é Tecnologia Social”


Fotos: Luana Zau

Leia Mais
 
Manifesto Rock - Música, Cultura Pop e Subversão © LDM