28/09/2011

Morre Redson Pozzi, vocalista do Cólera





O Punk Rock Nacional está de Luto !!!

Faleceu nessa noite de terça feira (27/09) aos 49 anos, um dos ícones do punk rock nacional, Redson Pozzi, vocalista do Cólera, uma das pioneiras do punk no país. Segundo algumas informações, o músico sofreu uma parada cardiorrespiratoria. A notícia foi dada na comunidade da banda no Orkut, pelo baixista Val Pinheiro,e se espalhou rapidamente nas redes sociais, como Facebook e Twitter, deixando milhares de fãs perplexos e chocados.

O anúncio dizia:

“Lamento informar a todos os nosso amigos, fãs e família que o nosso principal membro da banda Cólera, Redson, faleceu hoje, deixando um legado incalculável em nossas vidas”

Considerado um dos mais ativos articuladores do punk de seus primeiros anos até hoje , Redson Pozzi era compositor, produtor, dono de selo, fanzineiro, apresentador, empresário, trabalhando em várias frentes levando sempre o lema do “Do It Yourself” ao extremo.

Redson fundou o Cólera junto com seu irmão Pierre, em 1979. A banda foi uma das que fundamentou o movimento punk em São Paulo, participando da Coletânea “Grito Suburbano”, que foi lançada em 82, e contava com outros grandes nomes como Olho Seco e Inocentes.

O músico lançou e produziu clássicos do punk nacional, como as coletâneas “Ataque Sonoro” e “Tente Mudar o Amanhã”, clássico disco de estréia de sua banda, ambos lançados em 1985. “ Pela Paz em Todo Mundo”, disco de 86, vendeu cerca de 85 mil cópias, um recorde para o mercado underground, com isso em 1987, o Cólera foi a primeira banda independente do Brasil a fazer uma tour pela Europa, com mais de 50 shows. Seu último disco, "Deixe a Terra em Paz", foi lançado em 2004.

Em Manaus, bandas como a Pustula Cerebral,Sórdidos, Lixo Urbano, Secreção Vaginal, Pensamentos Progressivos, Fetos Inocentes, Olhos Imaculados, Disritmiaa, Glaucoma sempre demonstraram sua admiração ao Cólera e a obra de Redson Pozzi.

A banda passou por nossa capital em fevereiro de 2009 e fez um show memorável no sítio Vovó Maroca, redudo underground do punk e metal extremo. Veja o cartaz:



Confira alguns depoimentos sobre a morte de Redson Pozzi:


Naldão – Brutal Exuberância

"Cara, baseado no Botinada, posso dizer que ele foi um dos precursores do Punk no BRAZIL ,um cara que lutou pelo que acreditava, que venceu barreiras e fez História”.


Fabrício Moreira – Blasfemador (CE)

“Maior ícone do punk brasileiro sem soma de dúvida, o redson foi fazendo suas músicas com mensagens pacifistas e ecológicas. Um cara batalhador que chegou a fazer seu próprio selo e lançou sua própia banda e vários materiais como compilações reunindo grandes bandas punk, ajudando a fortalecer o que ele tava vivendo. Um cara que simplesmente vai ser lembrado pelo o que fez”.


Victor Matheus – Veludo Branco (RR)

"Cólera, assim como Sepultura, Ratos de Porão e Ozzy fizeram parte da minha pré-adolescência. Ouvia seus discos com 7, 8 anos de idade. a música punk realmente fazia a minha cabeça, e o Redson sabia ,como poucos, literalmente vomitar na nossa cara toda aquela energia contida em poucas notas e letras diretas. hoje a primeira cerveja da noite será dedicada a ele. o punk brasileiro ficou órfão hoje".


Rayssa Deschain – Dry Martinis

“O Cólera foi a primeira banda punk brasileira a fazer uma turnê na europa, depois o Redson foi quem começou a organizar e fazer os contatos para que outras bandas punks também pudessem fazer o mesmo”.


Gustavo de Sá – Crepúsculo

“Com certeza o underground nacional está de luto... Edson Pozzi e sua banda simbolizam o que realmente é fazer rock honesto... décadas fazendo som e sem deixar os interesses capitalistas/comerciais falarem mais alto e influenciar sua obra... 32 anos na estrada e um legado através do Cólera... Verdadeiro Herói da Resistência... Descanse em paz irmão”


Roniere Vilagelim – Fã do Cólera

“Já imaginou como foi o caos do movimento punk em uma época de redemocratização,final do regime militar.Foram essas bandas que iniciaram a verdadeira música(rock)de protesto na cena do país. Tudo bem que tinha o tropicalismo hippie eaquelasmetáforas,blá,blá..mas,foram,esses caras que entraram mesmo com o pé na porta,e deixando a geração sem "lenço e sem documento" pra trás uma vez por todas.O Cólera foi apenas uma, entre tantas outras grandes bandas..mas fez uma diferença enorme”.


Blog Manifesto Rock manda as condolências para a família, aos fãs e presta uma homenagem a essa grande figura do punk rock nacional, que nunca se vendeu ou traiu suas ideologias.


“Eles te dão a mão só pra te empurrar” – trecho da música “Medo” do Cólera. Essa frase eu deixo pra muito neguinho que gosta de fazer parceria só pra sair na foto, sem saber realmente com quem está se metendo. “No future for you” – “God Save The Queen” – Sex Pistols


Redson Pozzi:

* 15/07/1962
+ 27/09/2011



Por Sandro Nine
Manifesto Rock – Cuia Coletiva – Projeto Riffs Desplugados
sandronine33@hotmail.com

Leia Mais

Reunião do Fórum Permanente da Música no Amazonas


Atenção Músicos !!!


Reunião do FÓRUM PERMANENTE DA MÚSICA NO AMAZONAS.


Local: Teatro Gebes Medeiros (Esquina da Av. Eduardo Ribeiro, com a Rua Monsenhor Coutinho, em frente a Praça do Congresso, Centro).

Data: 29/09 (quinta-feira) Amanhã

Hora: 17h.



Sugestão de pautas:

* Avaliação do Festival Amazonas de Música

* Posicionamento do Fórum com relação a OMB-AM

* Apresentação do projeto do Festival Amazonas de Rock pela comissão do Festival


Chega de ser revolucionário de sofá! Vamos pras instâncias da classe se posicionar sobre as questões relativas à musica no Amazonas


Fonte: Comunicação Fórum Permanente da Música

Leia Mais

1º Festival Amazonas de Rock 2011


1ª. Reunião de 2011

A Comissão do Festival Amazonas de Rock, grupo criado em 2010 junto a SEC, para discutir as propostas acerca do evento que visa movimentar a cadeia produtiva da cena rock autoral de Manaus, se reuniu no dia 14/09/2011 na SEC com a sra. Beh Catanhede (Diretora de Eventos da Secretaria) para tratar sobre as propostas relacionadas ao Festival.

A reunião contou com a presença de alguns representantes da Comissão, sendo os senhores Augusto Nunes, Sandro Nine e Frank Roosevelt. Ao longo da reunião, os membros da comissão apresentaram suas opiniões sobre o projeto e acrescentaram ideias as propostas já em andamento.

Na ocasião foram discutidos os seguintes itens:

1. data definida, mas sujeita a modificações pela própria
secretaria de cultura. 25, 26 e 27 de Novembro de 2011

2. Após reunião realizada entre representantes da comissão e Beth Catanhede (Diretora de Eventos da Secretaria) hoje às 10 da manhã na sede da SEC, foram discutidos também os critérios de seleção para que a curadoria defina, dentre as bandas inscritas, aquelas que farão parte do Line-up do festival. Contudo, foi solicitado a Comissão que, antes da divulgação, estes critérios fossem apreciados pelo secretário.

Em função desta solicitação, feita pela SEC, a comissão achou por bem aguardar o aval da Secretaria para fazer o anuncio dos critérios a serem avaliados pela curadoria do festival.


2ª. Reunião – Modificações no Projeto / Proposta


Modificações no projeto / proposta, apresentado e discutido em reunião com o Secretário de Cultura, Robério Braga. Aqui vai um apanhado dos assuntos mais relevantes:

DATAS: 22 a 26 de Novembro (mostra musical - dias 24, 25 e 26).

Obs: Nessa segunda reunião (21/09) todos os membros da Comissão Organizadora do Festival se mostraram presentes.

Definiu-se junto a SEC a execução de programação didática durante a semana do festival, no intuito de agregar maior valor técnico-artístico ao festival.

LOCAL: Teatro Amazonas e Complexo Mestre Chico. (Travessa da Manaus Moderna, abaixo da ponte Benjamin Contant - Ponte de Ferro).

A Sec sugeriu a Comissão que, num primeiro momento, o festival fosse executado em proporções um pouco menores do que aquelas propostas no projeto-proposta, no sentido de demandar menores custos e garantir a execução do projeto ainda em 2011.

O Teatro Amazonas foi proposto e disponibilizado como palco para a abertura da programação musical do festival, que acontece no dia 24 de novembro.

Nos dias 25 e 26, o festival migraria para o complexo Mestre Chico. O local sugerido, a exemplo do C.C. Povos da Amazonia, possui espaço necessário a estrutura de palco e a feira mix, sem os problemas de acesso de pedestres (não há passarelas) e tráfego/estacionamento existentes no CCPA.

NÚMERO DE BANDAS SELECIONADAS: 22.

O número inicial de 30 bandas foi reduzido em função da inviabilidade de horário do Teatro Amazonas, que comporta espetáculos de no máximo 2 horas de duração.

Esse número ainda está sendo estudado, uma vez que essa comissão pretende propor que as outras 8 bandas sejam distribuidas em uma programação paralela ou em um 3o. dia de shows no palco do complexo Mestre Chico, mantendo em 30 o número. Essa proposta ainda será levada ao conhecimento da SEC.


Pontos que se mantiveram pendentes de discussão:

ESTRUTURA

CRITÉRIOS DE INSCRIÇÃO

CURADORIA

CACHÊ/AJUDA DE CUSTO

A comissão tem reunião marcada com SEC essa semana para uma nova rodada de deliberações e mais definições, a serem divulgadas até o dia 03 de outubro.


A Comissão está trabalhando com aval da SEC e apoio do Fórum Permanente da Música.



Por Sandro Nine / Augsuto Nunes - Comissão Organizadora do 1º Festival Amazonas de Rock


http://festamrock.blogspot.com/2011/09/1-festival-amazonas-de-rock-2011.html

Facebook:

http://www.facebook.com/groups/154863174602278/doc/156597821095480/#!/groups/154863174602278/

Leia Mais
 
Manifesto Rock - Música, Cultura Pop e Subversão © LDM