16/10/2012

Oi e Oi Futuro anunciam Edital de Seleção de Projetos Culturais Para 2013






Seleção vai ser dividida em dois processos: um para a programação dos centros culturais do Oi Futuro e outro para projetos que serão apoiados em todo o país

A Oi e o Oi Futuro anunciaram no dia 03 de outubro, a abertura das inscrições para a seleção de projetos culturais para 2013. As inscrições podem ser feitas até o dia 05 de novembro, às 18h, por meio do site www.oifuturo.org.br. O Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados destinará recursos para o financiamento total ou parcial de projetos aprovados em leis de incentivo à cultura estaduais e municipais de todo o país, com dois processos de seleção distintos, um nacional e outro voltado para a programação dos centros culturais do Oi Futuro. O objetivo do programa é estimular a produção artística no Brasil, valorizando a diversidade como elemento fundamental da identidade nacional.
 

 

Este ano, a novidade fica por conta do lançamento da modalidade de ocupação da programação dos três espaços do Oi Futuro – em Ipanema e no Flamengo, no Rio de Janeiro, e em Belo Horizonte. A modalidade surge para ampliar as opções de apoio da companhia à produção cultural brasileira, contribuindo para atender à crescente demanda de diversos produtores, que vêm requisitando pauta nos espaços do Oi Futuro. Os projetos selecionados serão incorporados à agenda dos três centros culturais do Oi Futuro a fim de oferecer ao público uma programação sempre alinhada ao conceito de convergência entre arte e tecnologia. Como nos anos anteriores, a programação do Oi Futuro também prevê a concessão de patrocínio a produções culturais.

Apoiando-se nas ideias de democratização do acesso à cultura, valorização da diversidade artística e estímulo à inovação, a Oi incentiva iniciativas que destaquem talentos regionais. Também são considerados aspectos relevantes a capacidade de formação de novas plateias, a criação de novas oportunidades de trabalho.

O Oi Futuro será responsável pela operacionalização do processo seletivo, que contempla as categorias artes visuais, artes cênicas, música, audiovisual, dança, transmídia (artes integradas com uso de tecnologias multiplataforma) e pensamento (seminários, encontros, ciclos de palestras e cursos). Ainda há as categorias cultura popular, espaços culturais, patrimônio cultural, além de publicação e documentação, que concorrem à concessão de patrocínio fora da programação dos espaços do Oi Futuro. As propostas serão avaliadas por uma comissão externa de especialistas e por profissionais da Oi. O resultado será divulgado no site do Oi Futuro, em data a ser definida.

 

Sobre o Oi Futuro

 


 

O Oi Futuro é o instituto de responsabilidade social da Oi, que emprega novas tecnologias de comunicação e informação no desenvolvimento de projetos de educação, cultura, esporte, meio ambiente e desenvolvimento social. Desde 2001, suas ações visam a democratizar o acesso ao conhecimento e reduzir distâncias geográficas e sociais, com especial atenção à população jovem.

Na educação, os programas NAVE e Oi Kabum! usam as tecnologias da informação e da comunicação, capacitando jovens para profissões na área digital, fornecendo conteúdo pedagógico para a formação de educadores da rede pública, e fomentando o desenvolvimento de modelos inovadores. Já na área cultural, o Oi Futuro mantém dois espaços culturais no Rio de Janeiro (RJ) e um em Belo Horizonte (MG), com programação nacional e internacional de qualidade reconhecida e a preços acessíveis, além do Museu das Telecomunicações nas duas cidades. O esporte é apoiado através de projetos aprovados pelas Leis de Incentivo ao Esporte, tendo sido a Oi a primeira companhia de telecomunicações a apostar nos projetos socioeducativos inseridos na Lei Federal.


Em 2010, a Oi ainda lançou, por meio do Oi Futuro, seu primeiro edital para patrocínios de projetos de preservação e conservação do meio ambiente, reforçando ainda mais o compromisso com iniciativas sustentáveis. O programa Oi Novos Brasis completa seu escopo de atuação, apoiando e desenvolvendo parcerias com organizações sem fins lucrativos para a viabilização de ideias inovadoras que utilizem a tecnologia da informação e comunicação para acelerar o desenvolvimento humano.

As incrições no Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados 2013 vão de 02 de outubro a 02 de novembro de 2012 pelo site www.oifuturo.org.br. Mais informações: faleconosco@oifuturo.org.br e pelo telefone 0800-300-805.

 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Manifesto Rock - Música, Cultura Pop e Subversão © LDM