27/05/2011

Programa Vertical Classic Rock apresenta: Especial English Dogs




Neste sábado (dia 28 de maio), o programa Vertical Classic Rock estará realizando um especial com a banda English Dogs, onde explorará músicas de toda a carreira do grupo, apresentando um panorama geral deste grande expoente do punk rock/hard core internacional.

Formada no ano de 1981, a banda inglesa de hard core English Dogs, teve em sua primeira formação os músicos Ade Bailey nos vocais, Graham Gizz Butt na guitarra, Jon Murray na segunda guitarra, Wattie Watson no contrabaixo e Andrew “Pinch” Pinching na bateria. Já no ano seguinte gravam suas duas primeiras demo tapes, que lhes garantiram credibilidade para saírem em excursão pela Alemanha e Inglaterra abrindo shows do Discharge e do GBH no ano seguinte. Também neste ano gravam o primeiro disco, um EP chamado “Mad Punx And English Dogs”. Em 1984 sai o primeiro LP “Invasion Of The Porky Men”, que tem um título com referência direta à polícia. No mesmo ano lançam outro EP com o nome de “To The Ends Of The Earth” e apresentam uma forte influência de heavy metal no som. Na verdade, o grupo abraça a filosofia de um movimento que havia sido criado no meio musical underground. O “Crossover” tinha como ideal principal a união de todas as tribos em prol de um bem comum, que era a luta contra todo sistema de governo. Os shows começaram a ser frequentados por todo tipo de simpatizante com as idéias propostas. Punks, hippies, junkies, skatistas, skinheads, headbangers e outros, estavam entre o público que era simplesmente proibido de brigar e tinham a obrigação de praticarem a tolerância entre si. Em 1985 gravam o disco “Forward Into Battle” que reforçou a sonoridade com a fusão de punk e metal. Uma curiosidade é que o movimento foi criado na Inglaterra, mas foi nos Estados Unidos da América que grandes bandas aderiram à causa. Alguns nomes que assumiram foram Stormtroopers Of Death (ou simplesmente S.O.D.), Suicidal Tendencies, Anthrax, Dirty Rotten Imbecils (ou D.R.I.), Voivod, Living Colour entre outros menos conhecidos. Em 1986 sai mais um EP “Metalmorphosis”. No ano de 1987 gravam o disco conceitual “Where The Legend Began”, que tem suas letras abordando o universo de “Senhor Dos Anéis” do escritor J. R. R. Tolkien. Após esse trabalho o grupo se desfaz. Em 1994 a banda retorna com nova formação e grava o disco “Bow To None”, que retorna com a sonoridade hard core. Desde então, o grupo nunca mais voltará a tocar crossover, mantendo sua sonoridade fiel à suas raízes punks, mas logo após, novamente o English Dogs interrompe suas atividades. O guitarrista Graham Gizz Butt monta o grupo de teckno “Prodigy” em 1996, com o qual faz bastante sucesso. Três anos depois Gizz deixa o Prodigy e remonta novamente o English Dogs, gravando o álbum ao vivo na Finlândia “I’ve Got A Gun”. No ano de 2007 o grupo tem quase todos da formação original reunidos, com a exceção do baterista, que passa a ser Stu. No ano posterior gravam o disco “Tales From The Asylum” e continua em atividade até hoje fazendo shows.

O programa Vertical Classic Rock é produzido, dirigido e apresentado por Mário Orestes e vai ao ar todo sábado das 14h as 16h (horário Manaus) na web radio Vertical – O Portal Rock da Amazônia. Pode ser escutado no site da rádio www.radiovertical.com Qualquer informação sobre o programa, bem como resenhas de discos, de filmes, entrevistas com bandas e divulgação de shows e festivais, podem ser acompanhadas no blog http://verticalclassicrock.blogspot.com/



Fonte: Assessoria Programa Vertical Classic Rock

Leia Mais
 
Manifesto Rock - Música, Cultura Pop e Subversão © LDM