25/04/2011

Estreia nessa terça (26/04) o projeto Cine Canoa na Saraiva Megastore

Banda do Boulevard - 2008



Agora os diretores e demais profissionais da área de audiovisual amazonense terão um novo espaço para divulgar seus trabalhos. Trata-se do Cine Canoa, um projeto da Associação de Cinema e Vídeo do Amazonas (ACVA) em parceria com a Saraiva MegaStore, que será um novo ponto de exibição do audiovisual produzido no Amazonas.

O Cine Canoa exibirá curtas, médios e longa metragens sempre na última terça de cada mês, às 18:30h. Após a projeção haverá um bate-papo com os realizadores, que vão falar sobre o processo criativo da obra e o passo-a-passo para produzi-la.

A produção que marcará a estréia do projeto na Saraiva é o curta-metragem de 20 minutos, A Banda do Boulevard, dirigido por Angelita Feijó. O documentário enfatiza o valor que a Banda do Boulevard propõe ao carnaval de rua para as famílias da cidade. O filme conta a história dessa tradicional folia carnavalesca amazonense, fundada em 1987.

Entre os fatos mostrados no curta estão os brincantes que contribuíram para o surgimento da banda, o recesso forçado do evento, no período de 1998 a 2005 e a retomada da brincadeira em 2006. Além de destacar várias personalidades que foram homenageadas ao longo do tempo.

Angelita conta que o vídeo também é uma homenagem às mulheres do Boulevard Álvaro Maia referente as suas memórias dos carnavais realizados no local. O documentário foi produzido em 2008, ao lado do cinegrafista Darlan Guedes.

Após a exibição, Angelita irá conversar com a platéia sobre como foi registrar toda essa manifestação e contar como estão os preparativos para o novo documentário, também sobre a banda carnavalesca. O novo trabalho deverá enfocar o envolvimento da comunidade do Boulevard com a banda, apresentando o cotidiano de ritmistas, brincantes e organizadores nos preparativos para a festa.



ACVA

O projeto Cine Canoa faz parte das metas da Associação de Cinema e Vídeo do Amazonas (ACVA) para 2011, que prevê várias parcerias em prol do desenvolvimento e fortalecimento do audiovisual local. Fundada em 2003, a ACVA atualmente é dirigida por Michelle Moraes, na Secretaria Geral, e Izis Negreiros, na Secretaria Administrativa. As duas, assim como os demais membros da atual diretoria esperam que a Associação se torne uma entidade representativa de referência no Amazonas.

A prioridade são ações que beneficiem diretamente aos associados como: oficinas e cursos de capacitação, assessoria na elaboração de projetos e no processo de registro das obras garantindo o selo de produto brasileiro, viabilizar a abertura de novos pontos de exibição, reforçar a visibilidade dos realizadores locais e promover oportunidades de trabalho para esses associados.

Mais informações no blog:



ou pelo email: acva.am@gmail.com


Ficha Técnica Filme Documentário: A Banda do Boulevard





Produtor Executivo: Luis Cláudio Cabral Chaves & Angelita Feijó
Diretora: Angelita Feijó
Co-produtor e Câmera-Man: Darlan Guedes
Edição: Jacob Leonardo
Duração: 20min
Ano: 2009


CINE CANOA APRESENTA O CURTA-METRAGEM: A BANDA DO BOULEVARD

DATA:
TERÇA-FEIRA, 26

HORÁRIO: 18h30

LOCAL: SARAIVA MEGASTORE / MANAUARA SHOPPING

ENTRADA FRANCA !!!



Andreia Mayumi
Comunicação
Saraiva MegaStore Manaus
(92) 3236 9200 R-2033
andreiam@livrariasaraiva.com.br

Leia Mais
 
Manifesto Rock - Música, Cultura Pop e Subversão © LDM