27/11/2010

Festival Varadouro 2010 – No Caminho da Diversidade Musical


Mais de dez mil pessoas circularam, dentre público, produtores e comunicadores. Mais de oitenta bandas se apresentaram, dentre brasileiras, argentinas e peruanas. Mais de trinta oficinas, debates e palestras. Assim se resume a importância do Festival Varadouro ao longo dos últimos seis anos para o Estado do Acre. Considerado como o maior festival da Região Norte, ele chega a sua 6ª edição fazendo história, assim como previu João Eduardo, em 2005, quando finalizado o primogênito: “O Varadouro entra para a história da música acreana, assim como entraram os primeiros caminhos abertos no coração do Acre”.

Mesmo anunciado só agora, o festival já começou faz tempo. Pra quem trabalha nos bastidores a mega produção começa muito antes. Muita correria seguida de reuniões até altas horas, discussões e definições que, muitas vezes, se encerram às vésperas – ou nem se encerram. Mas é isso que faz do Varadouro um evento tão especial. Desde seus primórdios, quanto tudo era mais difícil, as pessoas sempre o fizeram com paixão. Sempre buscando, antes de qualquer coisa, enriquecer a cultura acreana e o intercâmbio com parceiros de diversos estados.

Dentre as novidades de 2010, está a seleção das bandas que se apresentarão no festival. Primeiramente foram escolhidas dez, dentre 251 inscritas no site Toque no Brasil – plataforma de agenciamento online que segue a lógica de uma rede social para unificar, fortalecer e dinamizar a relação entre artistas e produtores. As outras treze foram selecionadas por materiais enviados e indicações. Como critério de seleção, a curadoria levou em consideração estilos, regiões e culturas diversas, além, é claro, do trabalho autoral.

E pra provar que o Varadouro não é só um festival de rock, mas um festival de música, como vem acontecendo nos últimos anos, a programação conta com uma variedade de sons, que vão desde a Argentina até o Peru, passando pelas trilhas musicais do Brasil, além de oficinas e palestras que vão acontecer durante a Semana Varadouro.

Quem fará a abertura da Semana será o músico acreano João Donato. Pianista, arranjador, cantor e compositor, Ganhador do Grammy Latino na categoria “Melhor Álbum de Jazz Latino em 2010", com o disco “Sambolero”, Donato também foi homenageado com o "Prêmio de Excelência Musical" em Las Vegas, um orgulho para o povo acreano.

(As bandas amazonenses Tetris (hoje Coyotes Voadores) e Mezzatrio já subiram ao palco do Festival Varadouro, onde tiveram um reconhecimento de público e crítica, sendo destaque em programas como Trama Virtual do canal Multishow e Alto Falante da Rede Brasil).


PROGRAMAÇÃO SEMANA VARADOURO


SEGUNDA-FEIRA
(29-11)

Abertura da Semana Varadouro

Local: Usina de Arte

Horário: 20h

Show João Donato Convida


TERÇA – FEIRA (30-11)

Local:
Mercado Velho

Horário: 19h

Heloy de Castro (AC)

Fridas (AC)

ZooHumanos (AC)



QUARTA – FEIRA (01-12)

Local: Loft Lounge Bar

Horário: 19h

Danah (AC)

CA (AC)

Degradê (AC)


QUINTA- FEIRA (02-12)

Local: The Rock Bar

Horário: 19h

Caro John (AC – Tarauacá)

Capuccino Jack (AC)

Câmbio Negro (AC)



FESTIVAL VARADOURO


SEXTA – FEIRA (03-12) -
Espaço Haus Beer


Horário: 20h – 23h40

Di Marco (RO)

Mogno (AC)

Saulo Duarte (PA)

Survive (AC)

Los Siniestros (ARG)

Cabruêra (PB)


SÁBADO (04-12)

Horário: 19h – 02h30

Ana e os Lobos (AC)

Camarones (RN)

Do Amor (RJ)

Camundogs (AC) - (Banda que frequentava o Top Ten do programa Vertical Norte Rock, da radiovertical.com, apresentado por Paulo Shirokuma)

Pública (RS)

Caldo de Piaba (AC)

Gaby Amarantos (PA)

Los Porongas (AC)


DOMINGO (05-12)

Horário: 18h – 23h40

Shaneihu Yawanawá (AC)

El Hombre Misterioso (PERU)

Juca Culatra (PA)

Lucas Santtana(BA)

Mini box Lunar (AP) - (A banda esteve recentemente em Manaus e participou do Festival Até o Tucupi 2010)

Mapinguari Blues (AC)

B Negão e os Seletores de Freqüência (RJ)


Informações: http://www.festivalvaradouro.art.br/

Twitter: @varadouroac


Fonte: Jeronymo Arthur e Kaline Rossi / Assessoria de Imprensa Festival Varadouro


Leia Mais
 
Manifesto Rock - Música, Cultura Pop e Subversão © LDM