30/06/2011

ELISA MAIA – Show na Casa de Música Ivete Ibiapina (03/07)



Do contraste que surge entre o calor e a umidade da floresta Amazônica e o caos urbano parecido com qualquer grande cidade do Brasil e do mundo é que nasce a inspiração para a sonoridade e para a “palavra” da cantora e compositora Elisa Maia. Natural da cidade de Manaus, capital do Estado do Amazonas, Elisa Maia vive e vivencia todos os aspectos contrastantes de uma metrópole cravada no meio da Floresta Amazônica.

Aos 30 anos, no auge de seu desempenho vocal e cheia de novas composições, a cantora já vive o projeto de gravação do seu 1º CD solo. O projeto está em fase de pré-produção e conta com a produção executiva do Coletivo Difusão.

São as composições próprias que serão o “carro-chefe” do show que Elisa Maia fará na Casa de Música Ivete Ibiapina, dia 03 de julho (domingo), a partir das 19h. Músicas novas como “É noite”, “Falta” e “Ser da cidade” serão apresentadas ao público pela primeira vez, com arranjo produzido pela própria cantora. Mas as já conhecidas de seu público fiel – “Me chama pra pista”, “O que é melhor”, “Para musos”, “Chuva pra o amor nascer” e “Amor, pra mim...” – completarão o repertório, já como uma amostra do que a cantora apresentará em seu primeiro álbum solo. A cantora será acompanhada por Caio Mota na guitarra, Marcos Cileno no contrabaixo, Denis Menezes no teclado e Renato Melo na bateria.

O show, que é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura, terá duração de uma hora. A entrada é franca.


ELISA MAIA

O calor e a umidade da floresta Amazônica, os caminhos sinuosos dos rios, o encontro de águas que não se misturam, a arquitetura eclética do centro da cidade - marco da época de ouro do ciclo da borracha -, a metrópole, a modernidade, a tecnologia, a internet, o pólo industrial, o trânsito, o caos, a noite quente, onde a cena musical se torna cada vez mais heterogênea: todos esses elementos misturados influenciam e inspira a música, a sonoridade e a palavra da cantora e compositora Elisa Maia.


HISTÓRICO

Natural da cidade de Manaus, capital do Estado do Amazonas, Elisa Maia vive e vivencia todos os aspectos contrastantes de uma metrópole cravada no meio da Floresta Amazônica.

A história da cantora com a música tem raízes no seu cotidiano, já que a música é uma paixão compartilhada por sua família desde a infância. Mas foi aos oito anos de idade que relação da cantora com a música foi estreitada ainda mais quando, por incentivo dos pais, começou a estudar música no Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas (CAUA). Lá, durante quase 10 anos estudou piano, canto, violão, flauta.

De 2001 a 2008, Elisa Maia “ganhou” a noite da capital amazonense, destacando-se com sua marcante atuação como backing vocal da banda de reggae Johnny Jack Mesclado, com quem gravou dois cd’s (“Que Jah abençoe” e “Luz de raiz”) e se apresentou em outros Estados do Brasil (Roraima, São Paulo e Rio Grande do Sul).

Há três anos Elisa Maia se despediu da banda de reggae para se dedicar ao seu trabalho solo. De lá pra cá tem tocado com freqüência nos bares que “fazem a cabeça” do público jovem na cidade. E agora, se prepara para o seu maior desafio: a gravação de seu primeiro cd solo.


INFLUÊNCIAS E SONORIDADE

Ao longo de quase 10 anos cantando profissionalmente, Elisa Maia não se limitou em um só estilo musical, absorvendo e traduzindo tudo àquilo que viveu, vive e vivencia, resultando numa música onde o samba, o soul, o funk, o reggae, o dub se misturam sem preconceitos, criando uma identidade única e inesperada, provando que mesmo influenciada pelos aspectos mais evidentes de sua região (a floresta, os rios), a cantora é uma legítima representante de uma série de jovens artistas e bandas que compõem e cantam suas experiências vividas num ambiente urbano, com aspectos muito parecidos com qualquer grande cidade do Brasil e do mundo.


GESTÃO E PRODUÇÃO CULTURAL

A cantora, que também é gestora de seu próprio trabalho, escreveu o projeto da gravação de seu primeiro cd solo e apostou em editais do governo de incentivo à produção cultural como forma de viabilizar a gravação. Elisa Maia teve seu projeto aprovado no “Microprojetos na Amazônia Legal” (Ministério da Cultura) e Proarte (Programa de Incentivo à Arte do Governo do Amazonas).

O projeto está em fase de pré-produção e conta com a produção executiva do Coletivo Difusão. A gravação terá início em abril de 2011 e a produção musical será assinada por um produtor musical de peso, ainda em negociação. O lançamento do CD está previsto para o início do ano que vem.


PERSPECTIVA DE MERCADO E SUSTENTABILIDADE

O projeto de gravação do 1º CD da cantora é cobrança antiga de seu público, mas só começou a ganhar contornos de realidade há dois anos quando Elisa Maia começou a arranjar e produzir suas músicas próprias de uma nova “fase” e executá-las em seus shows. Algumas dessas músicas já são conhecidas do público, como “Me chama pra pista”, “O que é melhor...”, “Chuva pra o amor nascer” e as novas, “Para musos” e “Amor, pra mim”. Tais músicas já podem ser conferidas em versões “demo” no my space da cantora (www.myspace.com/elisamaiacantora) e farão parte do cd. Não é de hoje que a cantora investe nas redes sociais (My Space, Facebook, Orkut, Twitter, outros) para divulgar seus shows, trocar ideias e experiências com artistas/bandas, produtores, agentes, além de estabelecer um contato mais próximo com o público.

E, pensando na sustentabilidade de seu projeto musical, Elisa Maia, junto com o Coletivo Difusão, vem produzindo seus próprios shows, promovendo eventos que envolvem artistas e bandas da cidade de Manaus, fomentando a cena local, promovendo a troca de serviços entre as diversas linguagens artísticas.


COLETIVO DIFUSÃO/COOPERATIVA DE MÚSICA/ FÓRUM PERMANENTE DE MÚSICA

Ao longo dos cinco anos de existência do Coletivo Difusão em Manaus, a cantora Elisa Maia acompanhou atenta o desenvolvimento de projetos realizados por eles. Em dezembro de 2010 a cantora passou a fazer parte do Coletivo Difusão e hoje, além de integrar o Grupo de Música do coletivo, ainda é coordenadora do Núcleo de Projetos.

Além disso, a cantora ainda é membro do Conselho Fiscal da ainda em formação Cooperativa de Música do Amazonas e coordenadora do Grupo de Trabalho “Circulação e Sustentabilidade” do Fórum Permanente de Música. Essas atuações mostram como a cantora, junto com vários outros artistas e profissionais que compõem a cadeia produtiva da música no Estado do Amazonas, estão pensando, discutindo e agindo numa nova concepção de produção artística na cidade.


NA INTERNET:

www.myspace.com/elisamaiacantora

www.toquenobrasil.com.br/elisamaia

www.soundclound.com/elisamaia

www.youtube.com/TheElisaMaia

Twitter: @elisamaiadub



CONTATOS:

coletivodifusao@gmail.com

3307-9570 (Coletivo Difusão)

8116-6258 (Caio Mota)


Por Allan Gomes - Colaborador Blog Manifesto Rock

Comunicação e Audiovisual I Coletivo Difusão
Repórter A Crítica Caderno Bem Viver
(92) 8825-7761/ (92) 8127-1744/ (92) 3307-9570
allan.difusao@gmail.com / allan@acritica.com.br
Twitter: @alantremere

Leia Mais
 
Manifesto Rock - Música, Cultura Pop e Subversão © LDM