16/08/2011

Agenda Fortaleza: Feira da Música 2011



Começa amanhã em Fortaleza (CE) a 10ª edição da Feira da Música, evento que já se tornou pioneiro no formato pelo país. A Feira acontece de 17 a 20 de Agosto 2011, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e seu entorno.

A cada edição, a formação da curadoria da Feira varia e a escolha dos grupos é feita por meio da audição do material inscrito, reunindo todos os curadores durante quatro dias. Com avaliações sobre a qualidade técnica, artística e gerencial dos trabalhos, além de discussões sobre a composição mais adequada da programação em sintonia com o formato do evento, o artista é selecionado considerando que a Feira é um espaço não apenas de exibição, mas de promoção e autogestão de carreiras do universo da música independente.

Desde 2009, quando da criação da Rede Ceará de Música (RedeCem) – coletivo cearense integrado ao Circuito Fora do Eixo, a Feira reforça os laços com a rede nacional baseada na compreensão de um mercado cultural orientado pelos princípios da economia solidária. Nesse passo, por meio do programa Intercâmbio de Saberes, voltado aos coletivos do Circuito, e do Laboratório Entrepontos, em parceria com a RedeCem, a Feira da Música procura estimular a formação de novos ambientes de trabalho, com profissionais e jovens em processo de formação cultural livre. Combinando eficiência, criatividade e trocas afetivas fundadas no esforço coletivo.

Este ano, a Feira mantém o compromisso de levantar as principais discussões sobre esta cadeia produtiva da música, com conceito focado no homem como agente criador. Nas relações humanas que a música estabelece e nas realizações que propicia. Por outro lado, mantém seu potencial mercadológico – com a realização de mais uma feira de negócios, e promove shows com nomes emergentes e consolidados do circuito independente.



Elisa Maia na abertura da Feira da Música

A Feira da Música de Fortaleza anunciou no final da noite de domingo as atrações do show de abertura do evento, na próxima quarta. A cantora amazonense Elisa Maia é uma das convidadas.

As #FEmininas: O projeto, uma iniciativa do Fora do Eixo, reúne Elisa Maia com as paulistanas Andréia Dias e Lurdez da Luz. A proposta é mostrar a força das mulheres na cena musical brasileira, através de uma maior integração entre elas e estímulo à sua circulação.

Duo Finlândia - Formado pelo brasileiro Raphael Evangelista e pelo argentino Mauricio Candussi, mistura a sonoridade dos países de ambos - tango, bossa nova, samba, milonga, frevo, baião e huaino.

O Coletivo Difusão e o Cuia Coletiva participam da Feira da Música representando o Amazonas. Os dois coletivos trabalham no fomento e na divulgação da cultura independente como: Audiovisual, teatro, música e as artes intetgradas em geral.


Confira as outras atrações (em ordem alfabética):

Aeromoças e Tenistas Russas (SP)

A Banda de Joseph Tourton (PE)

Banda de Música Padre Pio (CE)

Chimpanzé Club Trio (SP)

Ellen Oléria (DF)

Elvis Boamorte e os Boa Vida (SE)

Felipe Cordeiro (PA)

Gauche (PB)

Huey (SP)

Itiberê Zwarg e Grupo (RJ)

Julião Boêmio e Regional Malária (PR)

Kiko Klaus (MG)

Lia Sophia (PA)

Maglore (BA)

Mama Gumbo (SP)

Pastel de Miolos (BA)

Samba de Coco Raízes de Arcoverde (PE)

Talma & Gadelha (RN)

The Baggios (SE)

Tópaz (RS)

Validuaté (PI)



Festa de lançamento da Feira da Música 2011 – Feira 10

Quando: 17 de agosto de 2011

Onde: Buoni Amicis

Endereço: Rua Dragão do Mar, 80 – Fortaleza CE

Horário: Aberto ao público às 22h

Entrada: R$15

Email: secretaria@feiradamusica.com.br


Fonte: www.feiradamusica.com.br

Fábio Gomes –
www.somdonorte.blogspot.com


sandronine33@hotmail.com

Deixe suas críticas, dicas e sugestões

Leia Mais

Dicas Manifesto: Alta Fidelidade (DVD) e Mate – Me Por Favor (Livro)



Alta Fidelidade (DVD)

Produção hollywoodiana do ano de 2000, Alta Fidelidade (High Fidelity) é uma das poucas excelentes comédias românticas que prende o telespectador do começo ao fim. Com infinitas referências musicais, este filme de 107 minutos com direção de Stephen Frears e inspirado no livro homônimo do escritor inglês Nick Hornby, traz John Cusack atuando grandemente no papel principal, Jack Black também com interpretação brilhante e Todd Louiso, além da participação irreconhecível da belíssima Catherine Zeta-Jones, ponta de Bruce Springsteen como o eterno conselheiro “boss” e outros protagonistas menos relevantes.

Rob Gordon (Cusack) é proprietário de uma loja sebo de discos em vinil, colecionador, audiófilo, profundo conhecedor da música pop e DJ durante as noites de fim de semana. Acompanhado de seus dois funcionários Barry (Black) e Dick (Louiso), vive a rotina do comércio moroso refletindo suas crises existenciais e suas frustrações amorosas. Aliás, estas últimas são o foco de seu drama pessoal que, em seu universo romântico de discos encontra consolo sonoro, mesmo sem encontrar as respostas do porque ele ser infeliz em seus relacionamentos. O anti socialismo do protagonista é compactuado por seus companheiros que não se arrependem em expulsar clientes da loja pela mínima divergência, até mesmo no âmbito do gosto musical. Outra mania levada por todo o decorrer do filme é das constantes listas “top 5”. As 5 mais “lado B”, as 5 preferidas para funerais, as 5 mais para os “foras” e por aí vai.

A trilha sonora é uma pérola à parte e possui nomes como The Velvet Underground, Stiff Little Fingers, Queen, Marvin Gaye, Bob Dylan dentre outros grandes nomes que refletem muito bem o universo quase poético desta história deliciosa que dá aquele gostinho juvenil de “queria viver assim”.

A versão dublada perde algumas coisas de sentido quando traduzida. Então, procure assistir o filme legendado. Recomenda-se também a versão em DVD que traz cenas extras excluídas.

Indicado para quem curte um bom filme de rotina urbana e também para amantes da música pop, colecionadores e pessoas que gostam de procurar referências diversas em cenários, figurinos, diálogos e sons, Alta Fidelidade é uma obra em uma linguagem que aborda aspectos de outra.

Diversão gratuita.

Por Mário Orestes especialmente para o blog Manifesto Rock Underground.

Mário Orestes é apresentador e produtor do Programa Vertical Classic Rock e membros do Clube dos Quadrinheiro de Manaus




Mate – Me Por Favor (Livro)

Please Kill Me (ou Mate-me, por favor no Brasil) é um livro escrito por Larry "Legs" McNeil e Gilliam McCain. Conta a história do punk, desde os seus primórdios com bandas que influenciaram o movimento (como Velvet Underground e The Stooges), passando pela cena artística que englobava artistas underground como Patti Smith e MC5 até chegar aos Ramones e Sex Pistols.

O nome do livro foi inspirado em uma camiseta usada por Richard Hell, ex-baixista do Television. (Parte dos Agradecimentos no livro: "Agradecimentos ultra-especiais a Richard Hell, por nos deixar roubar o título de nosso livro da camiseta dele")
A edição brasileira foi traduzida por Lúcia Brito, esposa do escritor Eduardo Bueno.

Foi lançada originalmente em 2004 pela L&Pm e relançada em 2005, divida em dois livros de bolso.

Previsão de lançamento em PDF do livro na primeira semana de setembro/11. Fiquem ligados!


Por Albenízio Jr, baixista e vocalista da banda Os Playmobils, e membro da Push Play, produtora de eventos que organiza o Projeto Toca Rock


Deixe seus comentários e mande também a sua dica cultural: Eventos, shows, livros, CDs, DVDs e etc.

sandronine33@hotmail.com

Leia Mais
 
Manifesto Rock - Música, Cultura Pop e Subversão © LDM