21/11/2010

3º. FESTIVAL TOMARROCK – BOA VISTA / RR






3º FESTIVAL TOMARROCK PROMOVE

ENCONTRO DA CULTURA INDEPENDENTE EM RORAIMA


Nesta semana, Boa Vista, capital de Roraima, recebe grandes bandas do cenário independente e importantes profissionais do audiovisual e do jornalismo cultural do país para interagir com os agentes culturais locais durante o 3º Festival TomaRRock (27 e 28/11) e seus eventos paralelos, a 1ª Semana do Audiovisual - Seda-RR (24 a 26/11), a Noite Fora do Eixo (25/11) e o Workshop Jornalismo Cultural 2.0 (27/11), resultando num grande fórum de debates sobre cultura indpendente e economia solidária. Os eventos são promovidos pelo Coletivo Canoa Cultural, o ponto Fora do Eixo de Roraima. O Circuito Fora do Eixo surgiu em 2005 através de uma parceria entre produtores culturais das cidades de Cuiabá (MT), Rio Branco (AC), Uberlândia (MG) e Londrina (PR), que queriam estimular a circulação de bandas sem vínculo com grandes gravadoras, o intercâmbio de tecnologias de produção e o escoamento de produtos da cena independente, na qual se encontra a parcela mais criativa da produção musical brasileira atual. O Fora do Eixo está presente hoje em 25 dos 27 Estados brasileiros, e sua articulação permite fazer eventos do porte do Grito Rock América do Sul 2010, realizado nos meses de janeiro e fevereiro em 74 cidades do Brasil, Argentina, Uruguai e Bolívia, e que vem sendo considerado o maior evento cultural cooperativado do mundo.


O Festival TomaRRock

O maior festival de música independente do Estado chega à sua terceira edição, consolidando sua principal característica que é a de ser um festival que valoriza a cena local, tendo sempre expressivos convidados de outros estados. Neste ano, ao lado de destaques de Roraima como Mr. Jungle e Veludo Branco (a quem caberá encerrar o festival), o TomaRRock recebe os acreanos do Los Porongas, que prepara o segundo CD com produção de Dado Villa-Lobos (ex-Legião Urbana), e os goianos da Black Drawing Chalks, cujo CD Life is a Big Holiday for Us foi apontado pela revista Rolling Stone Brasil como o melhor disco brasileiro de 2009. Por sua vez, a Veludo Branco é hoje a banda de Roraima que mais tem circulado; em 2010, além de lançar o CD Veludo Branco Rock'n'Roll, tocou no Rio Grande do Sul, Amapá (Festival Quebramar), Pará (Festival Megafônica) e Amazonas, onde fez a abertura do show de Blaze Bayley (ex-Iron Maiden).


Programação - SESC Centro


Sábado – 27/11

21h –
HCL

21h45 – Klethus

22h30 – Sheep

23h15 – Jamrock ( A banda toca em Manaus no dia 18 de dezembro no Tenda Rock no projeto Cult Som, ao lado da Mezzatrio, Blue Line, Cabocrioulo e Alado´s)

0h00 – Ostin

0h45 - Mr Jungle

1h30 – Black Drawing Chalks (GO)


Domingo – 28/11


18h45 – Gang do Rap

19h15 – Iekuana

20h – Elvis From Hell

20h45 – Alt F4

21h30 – Los Porongas (AC)

22h30 – Veludo Branco


Noite Fora do Eixo

O evento acontece na noite de quinta, 25/11 no Scaut, reunindo três bandas e o DJ Jovem Palerozzi, da Rádio Independência ou Marte (SP).


Workshop Jornalismo Cultural 2.0

Realizado pelo jornalista cultural Fábio Gomes, editor do www.somdonorte.com.br, atualmente a maior referência na internet sobre produção musical da região Norte do Brasil. O Workshop debate a experiência do site e se destina a jornalistas, estudantes de jornalismo e pessoas que mantenham páginas culturais na internet e acontece no SESC Mecejana na manhã do sábado, 27/11.

Informações para a imprensa:
Coletivo Canoa Cultural
Manoel Vilas Boas
95-8115-4400
e-mail: manoelmrjungle@gmail.com


Pablo Felippe
95-9115-3431 ou 95-8125-8437
e-mail: www.pablofelippe@gmail.com


Assessoria de Imprensa Som do Norte
Fábio Gomes
91-8279-7680


Fonte: Assessoria de Imprensa Som do Norte.

Leia Mais

Sebrae – AM vai investir R$ 400 mil na capacitação de empreendedores culturais



Fomento à Atividades Artísticas

Órgão de apoio ao microempresariado busca parcerias para desenvolver projetos: objetivo é estimular e qualificar, em vários segmentos, a cadeia produtiva da Cultura.

Produtores, artistas, empresários e demais empreendedores culturais: vocês tema faca e o queijo nas mãos. Por meio de dois projetos que serão desenvolvidos até 2014. O Sebrae – AM, pretende investir na produção artística local e fomentar a geração de atividades baseadas na cultura e criatividade.

Na prática, o órgão já reservou cerca de R$ 400 mil para financiar, nos próximos 48 meses, ações como workshops, oficinas, consultorias, participação em exposições e catálogos – todos referentes a atividades culturais desenvolvidas no Amazonas.

Os objetivos do projeto contemplam boa parte das necessidades artísticas locais: capacitação técnica e profissional dos empreendedores culturais do Estado; criação e qualificação de conteúdos, produtos ou serviços relativos à cultura; divulgação e promoção das atividades em grandes centros de consumo; auxílio na captação de recursos e patrocínios e identificação de oportunidades e gestão de negócios culturais.

As metas são ousadas: entre outros itens, constam aumentar os faturamentos baseados em atividades culturais de entretenimento; intensificar a presença de artistas amazonenses nas emissoras de rádio e TV e ampliar em 15% os investimentos feitos por atores sociais em projetos que contemplem música e entretenimento.

Os públicos alvos dos dois projetos – intitulados “Copa 2014 – Cultura, Negócios e Entretenimento” e “Núcleo de Cultura e Negócios do Amazonas” – são profissionais ligados às artes visuais, cênicas, performáticas, ao segmento audiovisual, à moda, ao design, à música independente, a companhias de dança e teatro.

A princípio, três cidades serão atingidas pelos projetos – além de Manaus, também vão entrar no trabalho produtores culturais de Barcelos e Parintins. Os interessados em participar dos projetos podem procurar a sede do Sebrae – AM, situada na Avenida Leonardo Malcher 924. Também é possível fazer ligações gratuitas para o 0800 – 0800.

Chegou a hora da cadeia produtiva das artes em Manaus, mostrar o valor que realmente merecem.

Matéria Revista Intera N 02 – Edição Nov/Dez 2010

Leia Mais
 
Manifesto Rock - Música, Cultura Pop e Subversão © LDM