22/06/2011

Premiado radiodocumentário sobre emboladores de Roraima


No domingo, 19 de junho, o radiodocumentário "Os jovens, a rima e o repente" recebeu Menção Honrosa na Mostra Competitiva Nossa Onda, em evento realizado na Cinemateca Brasileira (São Paulo).

Dirigido por Jonathas Machado Gomes e produzido por Cláudio Lavôr (também responsável pela captação e edição de som), o documentário foi realizado pela Biosphere Records, de Boa Vista, e registra o trabalho da dupla de emboladores roraimenses Buriti e Bacaba. O programa teve o apoio da Casa de Timóteo, Lar Fabiano de Cristo e Ponto de Cultura Usina.

O projeto foi um dos 52 contemplados pelo edital Nossa Onda, que apoiou a produção de radiodocumentários e radiocontos inéditos. O concurso foi realizado pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, Sociedade Amigos da Cinemateca e Associação Brasileira de Rádios Comunitárias. Todos os programas serão veiculados por 1.500 rádios comunitárias de todo o país.

Ao receber a menção honrosa, emocionado, Jonathas Machado Gomes disse que "a cultura no Norte do Brasil foi premiada", considerando a distinção como um prêmio ao ver o seu trabalho e o de Buriti e Bacaba reconhecidos na Cinemateca Brasileira.

Participaram do júri da mostra Luiz Artur Ferraretto, Magaly Prado e Mauro José Sá Rego Costo. Ferratetto foi professor de Radiojornalismo do editor deste blog, Fabio Gomes, no curso de Jornalismo da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos, em São Leopoldo (RS).



Por Fábio Gomes – Editor do Blog Som do Norte, colaborador da Revista Intera e do Blog do Manifesto Rock.

www.somdonorte.blogspot.com

Leia Mais

Mezatrio, Anônimos Alhures, Guardanapos e Alados agitam arraial roqueiro


Foi preciso que algumas pendências pessoais fossem solucionadas e a cena desse uma “aquecida” para que a Tum Tum Produções, uma das produtoras locais mais ativas da última década, desse as caras novamente.

Após um ano e dois meses de hiato, a produtora realiza nesta quarta-feira 22, a partir das 22h, o Arraiá Tum Tum 2011. A festa vai contar com shows de Alados, Mezatrio, Anônimos Alhures, Guardanapos e discotecagem de Donald Dancefloor. O evento marca a abertura do novíssimo Eleven Bar - entre o Antares e o Bate-Bola, no Dom Pedro II, Zona Centro-Oeste, e os ingressos antecipados custam R$ 10.

Um dos homens à frente da Tum Tum, Paulo Lins, explica que este retorno é fruto de uma convergência de oportunidades. “A Mezatrio já vinha ensaiando novamente e estávamos com vontade de tocar. Ao mesmo tempo, um grande amigo abriu um bar novo e estava precisando de algo para movimentar a casa. Também percebemos que a cena local está mais ativa, com bandas surgindo, festas aparecendo. Percebemos que era um momento interessante para voltar com este trabalho”, explicou.

Para quem não associa o nome à pessoa, Paulo Lins é o guitarrista e vocalista da Mezatrio, uma das bandas manauaras que mais tocou na primeira metade da década passada. Não por acaso, a Tum Tum Produções surgiu para produzir os shows do grupo e a banda tocou em todos os eventos da produtora em outras temporadas. Além disso, encarnação original da Tum Tum contava com os músicos da formação anterior da Mezatrio, como Ian Fonseca, Sérgio Guimarães, Leonardo Garcia e Sílvio Neto – mas uma debandada geral fez com que os músicos deixassem banda e produtora e mais tarde fundassem a Malbec.



Matéria publicada originalmente no Blog Revista Intera:
revistaintera.blogspot.com



Contatos:
revistaintera@gmail.com
@revistaintera
blog.revistaintera@gmail.com

Fone:
(92) 9110-1198

Leia Mais
 
Manifesto Rock - Música, Cultura Pop e Subversão © LDM