18/05/2011

Agenda Belém: 6ª Noite Som do Norte



A 6ª edição da Noite Som do Norte, na próxima sexta, 20 de maio, no Café com Arte, será marcada por vários lançamentos. A banda Paralelo Onze, da cidade paraense de Primavera, irá tocar músicas de seu primeiro EP, também intitulado Paralelo Onze. Já The Baudelaires irão apresentar oficialmente as canções seu novo EP, City Love, e seu primeiro clipe, "Little Rino". Os dois EPs foram lançados recentemente para download gratuito pelo blog Som do Norte. Também participam da festa a banda Projeto S.I.m e os DJs Juliana Carvalho, Roberto Figueiredo e Miguel Haoni (que tocará no porão do Café).

O clipe "Little Rino" foi dirigido por Robson Fonseca e estreou no programa Invasão, da TV Cultura, antes de ser disponibilizado no YouTube no último dia 12. A música deu nome ao EP anterior dos Baudelaires, sendo também uma das faixas de seu CD School Days, lançado em setembro do ano passado pela Ná Music. Primeiro clipe da banda, "Little Rino" será exibido no telão do quintal do Café com Arte (a não ser que chova, é claro! Aí a gente passa só lá dentro. Mas é selado que vai rolar o clipe).

O EP City Love foi liberado pela banda para download no final de abril através dos blogs Som do Norte (Belém) e Zap'n'Roll (São Paulo). Desde então, vem colecionando elogios dos fãs dos Baudelaires e da crítica especializada:

• "A beleza das canções compostas por Andro Baudelaire e Marcelo Kahwage (guitarras e voz), Ariel Baudelaire (baixo) e Bruno Baudelaire (bateria) mostra que sempre existirá salvação para o Rock’n'Roll". Sidney Filho (Rock Pará)

http://rockpara.ecleteca.com.br/2011/05/02/the-baudelaires-ep-city-love-baixe-aqui-tambem-as-musicas/

• "Melodias de primeira grandeza! City Love é o mais novo trabalho dos Baudelaires, banda de Power Pop declarada e severamente talentosa! A energia das canções e a habilidade artística da banda superam pequenos detalhes no que diz respeito a gravação, que por sinal está muito boa (a grande maioria das bandas brasileiras tem grandes problemas no quesito gravação)" Neto (Eu Quero Comprar o Ócio)

http://euquerocompraroocio.blogspot.com/2011/05/baudelaires-city-love-2011.html

• City Love possui sete canções próximas da perfeição sonora. The Baudelaires, da longínqua Belém, é a banda. É uma simbiose dos sonhos entre Beatles, Teenage Fanclub e algo de Weezer e Smiths nas letras sentimentais e confessionais escritas em inglês irrepreensível por Andro Baudelaire. Ao lado de nomes como Los Porongas, Stereovitrola, Cartolas e Pública, The Baudelaires está fazendo a melhor música que se pode ouvir hoje, no novo rock nacional." Humberto Finatti (Zap`n`Roll)

http://dynamite.com.br/zapnroll/2011/04/25/e-os-baudelaires-de-belem-salvaram-o-zapper-suicida-da-morte-no-final-do-feriadao/

Já Paralelo Onze lançou, exclusivamente pelo Som do Norte, no dia 1º de maio, um EP com duas músicas - "Sinta-se à Vontade" e "Último Blues" - que antecipa o CD que a banda deve lançar em breve, com onze faixas. O som da banda mescla o vigor do rock'n'roll à suavidade da MPB clássica. É a segunda vez que o evento apresenta atração do interior do Estado - em fevereiro, o cantor e compositor Pablo Belusso esteve na 4ª Noite Som do Norte.

O Projeto S.I.m irá apresentar sua canção "Não Sei", lançada como single no final do ano passado, e canções que farão parte de Vestes Invisíveis, seu primeiro EP, que ainda se encontra em fase de gravações.

Saiba mais:

• Baixe o EP City Love, dos The Baudelaires
http://somdonorte.blogspot.com/2011/04/central-de-abastecimento-city-love.html

• Baixe o EP Paralelo Onze
http://somdonorte.blogspot.com/2011/05/central-de-abastecimento-paralelo-onze.html

• Baixe o single "Não Sei", do Projeto S.I.m
http://somdonorte.blogspot.com/2010/12/central-de-abastecimento-nao-sei.html



6ª Noite Som do Norte

Shows: The Baudelaires, Projeto S.I.m e Paralelo Onze

DJs: Juliana Carvalho, Roberto Figueiredo e Miguel Haoni

Local: Café com Arte (Trav. Rui Barbosa, 1437, entre Brás de Aguiar e av. Nazaré)

Data: 20 de maio, sexta, 21h

Ingressos: R$ 20 (na hora); com nome na lista amiga (mandar nomes para musicadonorte@gmail.com até 19/5)

Promoção: balde de Cerpa a R$ 10,00

Realização: http://somdonorte.blogspot.com/


Texto Originalmente publicado pelo jornalista e produtor cultural Fábio Gomes no






Leia Mais

Sebrae e Coletivo Difusão lançam site para fomento da cadeia da cultura no Estado




Nesta sexta-feira, 20, as duas instituições fazem o lançamento de uma plataforma virtual que deverá incrementar os intercâmbios na cadeia da cultura no Estado. Na ocasião a banda Macaco Bong realiza um workshow em um bate-papo sobre autogestão, técnicas musicais, processo criativo e composição, entre uma música e outra.. A entrada é gratuita o evento no All Night Pub, na av. Ephigênio Sales, V8, a partir das 16h.

O Portal do Núcleo de Cultura e Negócios surge a partir de uma necessidade de centralizarmos as informações acerca da Cadeia Produtiva da Cultura no Amazonas. Com intenção de ser um local onde o produtor possa ter contato com o contratante, o artista possa ter contato com os produtores, as casas de cultura possam divulgar seus serviços para o mercado de produção cultural, e assim sucessivamente, o site visa ser o elo entre os diversos agentes culturais e suas formas de produção.

Para que esse seja o fim comum, a iniciativa visa atingir as mais diversas vertentes artísticas e também as diversas formas de articulação da produção de arte e cultura do Estado do Amazonas. Quem participar da atividade pela tarde ganha um desconto de 50% na Noite Fora do Eixo.

Noite Fora do Eixo
Macaco Bong



A primeira Noite FDE de 2011 conta com a banda amazonense Soda Billy, a roraimense Mr. Jungle e a banda Macaco Bong no próprio All Night Pub. A partir das 21h. As Noites Fora do Eixo começaram como iniciativa de intercâmbio da produção musical entre os coletivos que formam o Circuito Fora do Eixo e já cheragam a 500 eventos por ano em 2010, responsável pela circulação constante de, aproximadamente, 1.500 artistas em todo o Brasil. Em Manaus o projeto é realizado pelo Coletivo Difusão, Fora do Eixo e Neo Trends.

Endereço do portal: http://www.culturaenegocios.org/

OBS: O portal acaba de ser criado e econtra-se no processo inicial de alimentação. Ao longo do mês de junho o Coletivo Difusão fará uma série de mobilizações com diversos segmentos da cadeia produtiva da cultura para apresentação do Portal e o uso deste como ferramenta para suas atividades.


Fotos: Banda Macaco Bong
Créditos das fotos: Silvia Noronha



Por Allan Gomes
Comunicação e Audiovisual I Coletivo Difusão
(92) 8825-7761/ (92) 8127-1744/ (92) 3307-9570
allan.difusao@gmail.com
Twitter: @alantremere

Leia Mais

31 anos sem Ian Curtis




Há exatos 31 anos, mais precisamente no dia 18 de maio de 1980, Ian Curtis, vocalista do Joy Division cometia suicídio e entrava para a galeria das histórias trágicas do rock n roll. Curtis foi encontrado enforcado na cozinha de sua casa, em Manchester, na Inglaterra, ele tinha 23 anos de idade. Ian Curtis antes de se matar, passou a noite bebendo, fumando, ouvindo o clássico disco “The Idiot” de Iggy Pop, e também assistiu ao filme “Stroszek”, do diretor Werner Herzog. Tudo isso as vésperas da primeira Tour do Joy Division à América.

Ian foi cremado, e suas cinzas enterradas no cemitério de Macclesfield, na lápide o epitáfio é o título de uma das músicas mais dilacerantes do rock "Love Will Tear Us Apart".

O Joy Division surgiu no fim da década de 70, na cidade de Manchester no “boom” do movimento pós-punk, influenciados pela energia dos Buzzcocks, The Fall, Magazine e a anarquia visceral dos Sex Pistols. A banda ainda é uma das mais importantes e influentes do rock, sendo cultuada até hoje.

Ian Curtis, Bernard Summer, Peter Hook e Stephen Morris, criaram um estilo próprio e inédito na cena musical da época. Um som que consistia numa atmosfera depressiva, angustiante e por vezes decadente, expressando a dor profunda da alma humana, formando uma identidade que influenciou artistas como Bono Vox (U2), Morrissey (The Smiths), Siouxie (Siouxie and The Banshees), Robert Smith (The Cure) até o mais recente Paul Banks (Interpol) e a banda brasileira Plastique Noir (CE) entre outros.

Com a morte de Curtis, os outros integrantes rapidamente montaram o New Order, provando que o talento não era concentrado em apenas um membro da banda. No mês que vem, Peter Hook desembarca em São Paulo para dois shows, onde tocará na integra o clássico disco “Unknown Pleasures” de 79. Hook inclusive irá mostrar ao público paulista a digamos “música perdida” do Joy Division, que foi lançada no mês passado

Clique aqui e confira a música inédita do Joy Division:

http://musica.uol.com.br/ultnot/2011/05/03/peter-hook-lanca-musica-inedita-do-joy-division.jhtm


Em Manaus, o teatrólogo Jorge Bandeira, e os músicos Jamil Vilela (Alma Nômades) e Lúcio Ruiz (Banda Joy), e os membros do Pós-punk Manaus no facebook, cultuam o mito a banda e seu vocalista de genialidade torturada, fazendo exposições de fotografias, mostra de filmes, documentários e shows.

Então é isso, quando a rotina estiver batendo forte, "Dance dance dance to the radio" e celebre essa grande banda que mudou a cena do pós- punk e indie rock pelo mundo.


Por Sandro Nine
Manifesto Rock - Cuia Coletiva - Revista Intera On line - Projeto Riffs Desplugados
(92) 9125 - 7727
sandronine33@hotmail.com
Twitter: @manifestoam

Leia Mais
 
Manifesto Rock - Música, Cultura Pop e Subversão © LDM