09/02/2012

Grito se expande na Amazônia em 2012


Adaptado do texto original publicado na página do Grito Rock

O Grito Rock traz boas novidades e perspectivas para atuação da cadeia produtiva da cultura na região amazônica. Se ano passado o grande desafio era fortalecer as microrrotas na região, possibilitando a circulação das tecnologias sociais na Amazônia, este ano a integração de vários municípios interioranos evidenciam o forte trabalho realizado por agentes culturais no topo do país em 2011. São 19 cidades inscritas no festival, servindo como plataforma para mais de 150 bandas e artistas amazônicos.



Tudo Pelos Ares e Manoel Villas Boas no Grito Rock Boa Vista 2011


Em Roraima, a consolidação da interiorização feita pelos agentes do estado animam a produção do festival esse ano. Além de Boa Vista, em 2012, o Grito repete a dose na fronteira com a Venezuela, em Pacaraima, e pela primeira vez sobe a serra do Tepequém, no município de Amajari.

Já em Rondônia, a expansão também promete. Lá o projeto será realizado em quatro cidades: Porto Velho, Cacoal, Ji-paraná e Vilhena, todas na primeira quinzena de março, facilitando a integração, a construção de microrrotas e a circulação dos agentes e artistas. No Pará, a mesma lógica integra o festival em Parauapebas, Marabá, Tucuruí e Santarém; e no Amapá, em Santana, Ferreira Gomes, Porto Grande, Pedra Branca e Macapá.

Lá na capital do Acre, em Rio Branco, o Grito Rock planeja integrar várias linguagens e ritmos, do metal ao tecnobrega. “Também iremos fazer um dia de exibição de filmes em parceria com um grupo de audiovisual de Rio Branco. Filmes voltados a temática rock’n’roll”, adiantou Thalyta França, do Coletivo Catraia.

A novidade em Manaus é a gestão compartilhada. O Grito Rock já esteve nas mãos da Tum Tum Produções (2007, 2008), do Coletivo Cuia Rasa (2009), do Coletivo Difusão (2010, 2011) e este ano recebe a adesão de várias entidades culturais na produção por meio do Fórum Permanente da Música no Amazonas e do poder público por meio da Secretaria de Cultura do Amazonas. “Essas mudanças mostram que o Grito Rock já faz parte do calendário cultural da cidade e se integra com propostas e formatos diferentes, ressignificando o projeto a cada ano”, disse Caio Mota, da Casa Fora do Eixo Amazonas.


Confira a lista de cidades que realizam o Grito Rock:


Porto Velho (RO)

Vilhena (RO)

Rio Branco (AC)

Cacoal (RO)

Boa Vista (RR)

Pacaraima (RR)

Tepequem (RR)

Manaus (AM)

Macapá (AP)

Santana (AP)

Ferreira Gomes (AP)

Porto Grande (AP)

Pedra Branca (AP)

Parauapebas (PA)

Marabá (PA)

Tucuruí (PA)

Santarém (PA)



http://gritorock.com.br/grito-se-expande-na-amazonia-em-2012/

Fonte:
www.canoapop.blogspot.com

Leia Mais

Oficina une moda e sustentabilidade ambiental




O Laboratório de Moda, núcleo que desenvolve ações e atividades ligadas ao segmento de vestuário, do Coletivo Difusão, realiza no sábado dia 11 de fevereiro, das 14 às 17h, a oficina "Produção de carteiras com caixa tetra pak". A atividade acontece na sede da instituição, localizada na rua Monsenhor Coutinho, 801, Centro.

A oficina será ministrada pelo artista visual Paulo Trindade, que aponta para a proposta sustentável da atividade, algo semelhante as produções de Ecobags (sacolas ecológicas feitas de lona) da qual ele também trabalha.

Os interessados em participar só precisam trazer o seu material para a oficina:




Modelo de Carteira



Produção com papel e adesivo

- 1 caixa de leite vazia e limpa

- 1 ilustração tamanho A5

- 1 cola em bastão

- 1 Tesoura

- 1m adesivo para caderno



Produção com tecido


- 1 caixa de leite vazia e limpa

- 2 pedaços de tecido estampado (de 25 x 35 cm cada)

- 1 m de viés preto

- 1 Botão grande

- 30 cm de elástico redondo e preto

- Cola instantânea

- Cola para tecido

- Cola branca

- Tesoura

- Linha branca

- Agulha grossa




Link para as informações:

http://www.flickr.com/photos/foradoeixo/6836655179/in/photostream




Fonte para entrevista:

Paulo Trindade (92) 9104-7772



Informações:

moda.difusao@groups.facebook.com

(92) 3307 9570






Por Allan Gomes
Comunicação e Audiovisual I Coletivo Difusão
(92) 8127-1744/ (92) 3307-9570
allan.difusao@gmail.com Skype: allan.difusao
Twitter: @alantremere

Leia Mais
 
Manifesto Rock - Música, Cultura Pop e Subversão © LDM