26/12/2010

Oficina de Teatro e Núcleo de Artes Cênicas do Coletivo Difusão‏


O Grupo Teatral Manjericão, do Rio Grande do Sul (RS), está em Manaus (AM) planejando atividades de teatro de rua na última semana do ano em parceria com o Coletivo Difusão.

Além de apresentações teatrais em ruas e praças diversas de Manaus e Itacoatiara, o grupo irá ministrar uma oficina nos dias 27, 28 e 29/12, de 14h às 17h, no Espaço do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações (Sinttel) do Amazonas. As inscrições são por ordem de chegada, com limite para 25 pessoas.

O espetáculo “O Dilema do Paciente”, que o Grupo Manjericão traz a Manaus, está agendado para apresentação na praça do bairro Nova Cidade, no dia 29/12, às 20h. Outras apresentações em pontos diversos ainda serão confirmadas.

O Grupo Manjericão permanece em Manaus em proveito do encerramento do projeto Banzeirando, de que fazem parte. Ele e outros artistas de teatro de rua fizeram uma jornada teatral de 30 dias ininterruptos pelos rios da Amazônia, saindo de Porto Velho (RO). Em Manaus, ponto final do trajeto, o grupo fixou parceria com o Coletivo Difusão colaborando com a criação de um núcleo de artes cênicas na cidade.

O núcleo a partir de agora contrabalanceia um pouco as discussões do Palco Fora do Eixo, segmento cênico do Circuito Fora do Eixo (CFE), do qual o Coletivo Difusão faz parte. O Palco é um projeto nacional que quer potencializar e agregar os artistas e grupos independentes do Brasil, fomentando novos modos e processos de criação artística contemporânea.

A idéia é que o núcleo absorva os aspectos ideológicos da rede CFE, trazendo para a organização e discussão cênica manauara aspectos da economia solidária e da cadeia produtiva. Esta é a forma de organização que tem pautado nacionalmente as políticas culturais no âmbito federal. E provavelmente é a política que seguirá nos próximos quatro anos.


Informações:

(92) 3307-9570.
coletivodifusao@gmail.com
foradoeixo.org.br/coletivo-difusao

Fonte:
Cristiane Silva – (92) 8229-1275 / 9166-1377
Produtora Cultural / Editora de Vídeo e Colaboradora Manifesto Blog

skype: cristiane.editor

http://cristianeeditor.wordpress.com/

http://foradoeixo.org.br/profile/cristianesilva

http://www.facebook.com/cristianeeditor

Leia Mais

Toquem Rock !!!

Playmobils



Ter uma banda que produza e toque músicas próprias em Manaus é sinônimo de procura por dificuldades. Todos que resolveram enveredar por este caminho tem em comum a mesma reclamação: os bares preferem bandas “covers” e os eventos voltados para este segmento, são poucos. Mas, há três anos, esta história começou a mudar.

Mais precisamente em outubro de 2007, três músicos resolveram unir forças para organizar o “Toca Rock” e mudar este quadro. Integrantes da banda Playmobil, Carol Magnani (guitarra), Henrique Magnani (bateria) e Albemízio Junior (baixo e vocal) idealizaram um evento que primaria pelos trabalhos autorais. E é a partir daqui que estes músicos começaram a mudar o cenário independente local.

A proposta do primeiro evento para músicos autorais surgiu em parceria com o dono do bar Toca da Sinuca, Ricardo Mota. A banda já havia tocado um ano no estabelecimento, e o empresário pensou que seria uma boa idéia chamá – los novamente, mas desta vez com maior constância. A idéia do nome Toca Rock partiu de Albemízio, que juntou o nome do lugar ao estilo tocado pelas bandas que viriam a se apresentar durante o evento.

Fomentar o cenário independente local é o puro e simples objetivo do evento, conta Carol. “Nas 23 edições do Toca Rock durante três anos, acredito que apenas seis vezes aconteceram tributos. Nossa proposta é abrir espaço para o trabalho autoral manauara”, afirma.

E o público de Manaus aceitou bem o evento? Carol afirma que sim. Segundo ela ,existem muitas pessoas que vão a convite da banda, mas hoje, com o evento consolidado, muitas pessoas vão em qualquer Toca Rock, independente da banda que irá se apresentar. “Hoje já observamos que nem todos vão a convite das bandas, o evento evoluiu muito bem” revela.

Atualmente, a maioria das vezes são as bandas que procuram os organizadores para tocar, e não o contrário. Com a demanda, os Playmobil procuram unir estilos próximos nas apresentações, “até para não misturar muito os públicos”, conforme salienta Carol.

Toca Rock é um evento que traz muito som independente para os bons apreciadores tão ávidos por músicas novas.



Matéria publicada na 2ª edição (Dezembro) da revista Intera

Contatos:

revistaintera@gmail.com
Twitter: @revistaintera
Tel: (92) 9110 – 1198


Contato Toca Rock:

carolmobi@gmail.com

Leia Mais

Campanha DF5 - O Brasil quer ver seu Filme !!!


DF5 é uma distribuidora digital de filmes que disponibiliza seu acervo para exibições on-line e download mediante indicadores de público e fortalecimento da rede entre realizadores, exibidores e público, facilitando a circulação e o mapeamento de exibições não-comerciais cineclubistas no país.

Ao subirem os filmes para o site, os realizadores colocam automaticamente sua obra sob uma licença Creative Commons de exibição não-comercial. Em contrapartida, o exibidor preenche a “Ficha de Sessão” com informações sobre a exibição e indicadores de público. Assim, é possível criar um mapeamento de cada vídeo e de suas exibições em território brasileiro.

Os parceiros iniciais do projeto são a produtora Filmes Para Bailar e o Circuito Fora do Eixo, por meio do Clube de Cinema Fora do Eixo. Baseada em ideais cineclubistas de formação de público e no colaborativismo em rede, a DF5 é uma espécie de software livre em código aberto, o que possibilita que os participantes da iniciativa contribuam no caminho a ser trilhado e que o F5 sempre seja acionado.

Ajude a atualizar a idéia de circulação de obras audiovisuais no país. F5 !!!

Mais informações: www.df5.com.br

contato@df5.com.br


Fonte: Coletivo Difusão (coletivodifusao@gmail.com) / (92) 3307 - 9570

Leia Mais

Elisa Maia começa a gravar 1º CD em fevereiro


No começo de dezembro, a cantora e compositora Elisa Maia teve aprovado pelo Proarte (Programa de Incentivo à Arte do Governo do Amazonas) seu projeto de gravação do primeiro CD solo. O disco já tinha sido contemplado no edital de Microprojetos na Amazônia Legal, da Funarte. Recursos garantidos, o projeto está em fase de planejamento, feito por Elisa em conjunto com Caio Mota, do Coletivo Difusão.

A gravação deve iniciar em fevereiro de 2011, com lançamento previsto para outubro. Elisa pretende contar com um produtor do Sudeste que tenha afinidade com seu som - onde, para citar suas palavras, "o samba, o funk, o reggae, o dub e o rock se misturam sem preconceitos, criando uma identidade única e inesperada."

As influências de Elisa são muito variadas. Aos 6 anos, ela já cantava canções/orações na igreja; seus pais foram vocalistas de grupos gospel nas décadas de 1970 e 80. O rádio de casa trazia os sucessos dos anos 80: Sandra de Sá, Tim Maia, Os Paralamas do Sucesso, Gilberto Gil, Titãs, Marina Lima... Na década de 90, além de seguir acompanhando os artistas destacados pelas emissoras do Sudeste (Marisa Monte, Jorge Benjor, Djavan, Cássia Eller), estava antenada com o melhor da produção de seu Estado (Cileno, Raízes Caboclas, Felicidade Suzy, Célio Cruz, Eliana Printes e outros).

Mais recentemente, mergulhou nas pérolas legadas por Elis Regina, Paulinho da Viola, Zé Ketti, Trio Mocotó, Elza Soares, Wilson Simonal, Cassiano, Clara Nunes, que estão em sua preferência lado a lado com Nação Zumbi, Mundo Livre S/A, Natiruts, Funk Como Le Gusta, Max de Castro, Paula Lima, Lucas Santtana, Planet Hemp, O Rappa.

Aos 8 anos, Elisa ingressou no Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas (CAUA), onde ao longo de quase dez anos estudou piano, canto, violão e flauta e teve suas primeiras experiências em palco. Em 2001, passou a ser backing vocal da banda de reggae Johnny Jack Mesclado, com a qual se destacou na noite de Manaus, além de tocar em Roraima, São Paulo e Rio Grande do Sul e gravar dois CDs - Que Jah abençoe e Luz de raiz. Em 2008, deixou a banda para se dedicar à carreira solo, começando a compor músicas como “Me chama pra pista”, “O que é melhor...”, “Chuva pra o amor nascer” e as novas “Para musos” e “Amor, pra mim”, que tem cantado pelos bares de Manaus, e que podem ser ouvidas em versões "demo" em
www.myspace.com/elisamaiacantora .Elisa também pretende incluir no disco músicas de compositores da sua geração.


Por Fábio Gomes – http://www.somdonorte.com.br/

Leia Mais

FELIZ NATAL E UM 2011 COM MUITO ROCK N ROLL !!!


Um Feliz Natal a todos os leitores, colaboradores, bandas, produtores e amigos, que em 2010 suaram a camisa apoiando e divulgando sempre a cena do rock autoral de Manaus.

Luz na mente e paz na alma !!!

Que 2011 seja repleto de muita diversão e rock n roll. Que a cadeia produtiva do rock em Manaus continue firme, forte e acima de tudo criativa. CHEGA DE COVERS !!!

“OU COLABORAMOS OU EVAPORAMOS”

São os votos de toda a equipe do Manifesto Rock Blog.


Agradecimentos:


Circuito Fora do Eixo

Toque no Brasil

Coletivo Difusão

Coletivo Canoa Cultural (Boa Vista – RR)

Coletivo Cuia

Thiago Hermido e Revista Intera (revistaintera@gmail.com / @revistaintera)

Renata Paula (Jornal Manaus Hoje)

Lane Lina (Jornal A Crítica)

Fábio Gomes e blog Som do Norte (http://www.somdonorte.com.br/ )

Karina Francis site Rockazine (www.rockazine.com.br )

Mário Orestes ( Vertical Classic Rock)

Toca Rock

Bar do Cabelo

Fuck Off !! Produções

Cunhã Comunicação

Markito Tattoo

Dog Hot Dog Distro

Andréia Mayumi e Saraiva Megastore


E a todos os leitores que acessam diariamente o Manifesto Rock Blog


“Entender a cena é fazer parte dela”



Por Sandro Nine

Leia Mais
 
Manifesto Rock - Música, Cultura Pop e Subversão © LDM