19/11/2011

Lançamento do DVD "A Ideia Não Morre" - Grupo Cabanos‏



Nesse sábado (19/11) na Chácara do Peixe (Estrada do Aleixo – Conjunto Aquariquara, em frente ao UAI, antigo Shopping São José), a banda Cabanos apresenta o lançamento do DVD “A Ideia Não Morre.

Com a presença dos DJs Andrew + Fox +S Preto + Marcos Tubarão.

Rappers – Conexão Zona Norte + Dj Carapanã & Jander S/A, A+ Igor Muniz + MC Fino & Mensagem Positiva + Nativos MCs e Negonas Mcs.


Cabanos

Formado em 1999 na zona leste de Manaus. O grupo aborda em suas letras, as dificuldades como moradia, educação, dignidade e respeito, entre outros objetivos. Seus integrantes são precursores da cultura Hip Hop em Manaus e co-fundadores do Movimento Hip Hop Manaus (MHM). O Cabanos desenvolve trabalhos sociais, culturais e artísticos, na periferia manauense, estando presente em eventos importantes e celebrações na cidade, estendendo ideologicamente a outras cidades do Amazonas.

Hoje, o Cabanos é mais que um grupo de rap ou simplesmente da Cultura Hip Hop. Consiste em uma família, com adeptos em toda a cidade de Manaus, - pessoas com afinidades e pensamentos em comum. O show de apresentação do grupo Cabanos é composto sempre de músicas próprias, as letras relatam o cotidiano da periferia, expressam sentimentos individuais e vivências pelos integrantes do grupo. As letras são facilmente assimiladas pelo público por causar uma identificação de fatos e linguagem.

O título mostra o flertar com a arte/história, fatos verídicos do cotidiano, mostrando a intenção de contribuir com a melhoria da sociedade. Apesar do trabalho com a música ter começado há mais de 20 anos, apenas em 2004 o grupo começou a gravar seu primeiro disco intitulado “A Idéia Não Morre” – o que levou quatro anos de produção e gravações. “A Idéia Não Morre” foi realizado com próprios recursos, ajuda dos amigos Elso Correa e Márcia Siqueira proprietários da Baruk Som, Iluminação e Estúdio. O CD é umaproduçãoindependente, contém 12 faixas e uma de faixa-bônus “Todo Homem tem seu Preço”. Pode-se dizer que é um trabalho sem validade, visto que algumas de suas letras de compostas há quase 10 anos, continuam atuais. “A Idéia Não Morre” não é uma proposta ficcional, são experiências vividas pelos integrantes do grupo e pessoas próximas, situações do dia-a-dia foram musicadas.O CD “A Idéia Não Morre” é uma produção autoral do de rap grupo Cabanos e foi lançado no evento multimídia de artes integradas “Na Batida do Rap”, no Aomirante Espaço Cultural.

Previsto para esse sábado (19/11) o Cabanos irá realizar lançamento de seu primeiro DVD, intitulado por “A Idéia Não Morre” – mesmo título do primeiro CD e escrito “Idéia” de forma acentuada, fazendo valer o título/trabalho com origem antes das atualizações ortográficas na Língua Portuguesa.

O DVD trás participações especiais da cantora Márcia Siqueira na música “Pensamentos Malditos”, do intérprete-criador em dança contemporânea Odacy de Oliveira em “Cara Pálida”, do escritor de Grafitti Arab na música “Como um louco”, do dançarino de B.Boying, Popper e Locker Mestre Gato em “Na onça” e entreatos participativos do Beatboxer Bruno Crazy, stencil/cenografia de Turenko Beça e Marcos Tubarão. O projeto para gravação do DVD teve apoio da Baruk Sonorização, Gravação e Entretenimento, do projeto PAIC 2009/ManausCult/PMM e do Microprojetos da Amazônia 2010/Funarte/Ministério da Cultura.

“Uma história que começou há 27 anos, onde vivemos o Hip Hop intensamente, promovendo-o a uma cultura de origem estadunidense em uma eficaz linguagem com a periferia da cidade de Manaus; e baseado nos objetivos que foram atingidos, pode dizer que conceitualmente, superamos os lugares de onde originou a cultura Hip Hop”.


Local: Chácara do Peixe (Estrada do Aleixo – Conjunto Aquariquara, em frente ao UAI, antigo Shopping São José)

Horário: 21h

Ingressos: R$ 5,00

Informações: (92) 9182 – 1453


Contatos:

Carol Calderaro
Assessora de Imprensa
Grupo Cabanos
(92) 9273-6263
carolcalderaro@gmail.com

Marcos Tubarão
DJ e Produtor
Grupo Cabanos
(92) 9182-1453
unidadetubarao@gmail.com
www.aideianaomorre.blogspot.com



Por Sandro Nine
Manifesto Rock – Cuia Coletiva – Projeto Riffs Desplugados
sandronine33@hotmail.com


“VIDA LONGA AO RAP AMAZONENSE – É A TRILHA DO FUTURO, RITMO E POESIA”

Leia Mais
 
Manifesto Rock - Música, Cultura Pop e Subversão © LDM