21/05/2012

Agenda Boa Vista: III Seda, Semana do Audiovisual, começa hoje


Coletivo Canoa Cultural, SESC/RR e Clube de Cinema Fora do Eixo promovem durante os dias 21 e 26 deste mês a III Edição do maior evento voltado ao Audiovisual Independente em Roraima, a Seda, Semana do Audiovisual. Esta III Edição acontece no Complexo do SESC Mecejana e trará ao público Oficinas, Mostras de Filmes, Debates e Pocket Shows, todos gratuitos.

Semana do Audiovisual vem sendo realizada em Boa Vista desde 2010, trazendo ao público atividades voltadas ao fomento e a discussão do Audiovisual Independente, sempre juntando experiências de agentes nacionais e com a dos produtores locais. Participaram das últimas edições da Seda palestrantes e oficineiros vindos do Pará, Amazonas, São Paulo, Mato Grosso e Minas Gerais.
Programação Completa


III Edição da SEDA terá sua abertura oficial nesta segunda (21.05), no Cine SESC Mecejana, a partir das 19h, numa cerimônia de abertura onde será exibido o filme Bollywood Dream, longa do Clube de Cinema Fora do Eixo, que rodou o Brasil durante o Grito Rock 2012. Ao fim da exibição um Coquetel será oferecido aos presentes e encerrará a solenidade.
Cena do filme Bollywood Dream


A parte formadora da III SEDA tem início na terça-feira (22.04), a partir das 14h, com a Oficina sobre ‘Vídeo Clipe e VJ’, ministrada, sempre no horárioda tarde, das 14h às 18h, entre os dias 22 e 25, pelo Oficineiro Carioca, do Clube de Cinema Fora do Eixo. Carioca, que apesar do nome vem de São Paulo para Boa Vista, é o agente estrangeiro desta III Seda.


Carioca - Monistrará Oficinas de Video Clip, VJ, Pós TV e Cobertura Coalborativa


Ainda no dia 22, a partir das 19h iniciará a primeira Mostra de Vídeo do evento com a Exibição de Filmes da DF5, a Distribuidora de Filmes Fora do Eixo. Após a exibição, às 20h30, acontece o bate-papo sobre Distribuição por meio da já citada: Distribuidora Df5.

Distribuidora DF5 será debatida durante o III SEDA

Na quarta-feira (23.05) Semana do Audiovisual tem prosseguimento com o segundo dia da Oficina sobre ‘Vídeo Clipe e VJ’, das 14 às 18h, mais uma mostra de Filmes Fora do Eixo, às 19h, e o bate-papo ‘Cinema e Mídias Sociais’, iniciado às 20h30.

No dia 24.05 é a vez dos agentes do AV roraimense mostrarem seus conhecimentos. Alex Pizano, da 8 Milimetros, e Tana Halú, ministrarão, separadamente, na quinta e sexta, das 14h às 18h, as Oficinas de 'Direção em Cinema' e 'Cenário 3D e Massa Plástica', respectivamente. À noite, a partir das 19h, é a vez dos filmes roraimenses entrarem em cena na Seda por meio da Mostra Especial Roraima. Às 20h30 acontece um bate-papo sobre 'O Audiovisual além do Cinema Tradicional - Vídeo Clipe e outras Linguagens'.
Alex Pizano
Tana Halú

'Pós TV e Cobertura Colaborativa' será o tema da segunda oficina ministrada por Carioca na Seda. Esta tem início na manhã do dia 25 e acontece em dois turnos das 8h30 às 12h30 e das 14h às 18h, somente na sexta-feira, paralelamente as oficinas de 'Direção em Cinema' e 'Cenário 3D e Massa Plástica', ministradas por Alex Pizano e Tana Halú.

III Mostra SESC de Curtas acontece na sexta-feira (25.05)

A mostra de Cinema da III Seda, na sexta-feira (25.05) será sem dúvida a mais especial de todo evento. Nela serão apresentados os filmes Eldorado: A Esperança e o Desespero (Paula Moreira), Walk (Ruy Felipe Freitas), Insólito, Desfronteira (Thiago Bríglia), Um Novo Olhar (Éder Rodrigues Dos Santos) e Aprendendo – Homenagem a Paulinho da Viola (de Aroldo Pinheiro), curtas inscritos e selecionados para Mostra. Ainda na noite de sexta acontece um bate-papo que enfocará o Cinema roraimense e suas tendências e desafios.
O cineasta Éder Rodrigues teve seu filme selecionado para a III Mostra Sesc de Curtas

III semana do Audiovisual chega ao fim na noite do sábado (26.05), com a exibição dos produtos confeccionados durante o evento e os poket shows dos artistas Gang do Rap e Vinícius Tocantins. A Solenidade de encerramento tem início às 19h e acontece no Cine SESC Digital, no complexo do SESC Mecejana.


Gang do Rap fará um pocket show no Seda

Vinicius Tocantins se apresenta no encerramento do SEDA

“É um orgulho chegar a esta III Edição da Seda. O evento vem crescendo a cada ano. Sempre contamos com o apoio do SESC/RR e agora vamos poder trazer novamente agentes de fora do Roraima que poderão trocar experiências com produtores locais, promovendo um intercâmbio saudável e extremamente necessário para o bom desenvolvimento do AV em Roraima”, afirmou Manoel Vilas Boas do Coletivo Canoa Cultural

Mês do Audiovisual chega ao fim junto da programação da Seda

Desde o dia 11 deste mês de maio Boa Vista tem recebido, por meio da parceria entre Coletivo Canoa Cultural, SESC/RR, Coletivo Difusão, Clube de Cinema Fora do Eixo, Ponto de Cultura Usina Cultura, Projeto Expedição Ciclos, Fetec e Federação de Ciclismo de Roraima, uma vasta programação Audiovisual e de Artes Visuais.

A Programação, batizada de ‘O Mês do Audiovisual’, teve início com a Mostra Temática 2012, a qual levou ao Palácio da Cultura as Mostras do Minuto e da Miva, Mostra Internacional de Videodança na Amazônia.

Entre os dias 16 e 19, o uso da bicicleta na Amazônia foi discutido em Boa Vista por meio das fotos de vídeos trazidas a Roraima pelo Fotógrafo Diogo Vianna, um dos idealizadores da Expedição Ciclos. As Mostras voltadas a Expedição foram apresentadas ao público no Centro Multicultural da Orla Taumanã.

A III Seda encerra este ‘Mês do Audiovisual’ com mais uma semana de oficinas, mostras e discussões sobre o AV independente. Quem quiser saber mais detalhes sobre esta III Semana do Audiovisual, inclusive sobre o processo de inscrição nas Oficinas, deve entrar em contato pelos telefones: (95) 3621-3939, Gerência de Cultura do SESC, (95) 8115-4400, falar com Manoel Vilas Boas do Coletivo Canoa Cultural, 8121-0530, falar com Felipo Abreu do SESC/RR, ou acessar as páginas sescrr.com.br e canoapop.blogspot.com .


Fonte: Assessoria de Comunicação Coletivo Canoa

Leia Mais
 
Manifesto Rock - Música, Cultura Pop e Subversão © LDM