18/06/2010

AMAZON EXPOO TATTOO 2010


Leia Mais

Morre José Saramago


A literatura mundial está de luto, morreu nesta sexta feira (18), o escritor, jornalista, dramaturgo, romancista e poeta português José Saramago. Ele tinha 87 anos, e foi vítima de falência múltipla de órgãos, decorrente de uma leucemia crônica. Segundo a Agência de Notícias Efe, o escritor estava em sua casa em Lanzarote, nas Ilhas Canárias, e se despediu de forma tranqüila e serena, da família e de amigos.

Considerado um transgressor, rebelde, ele foi responsável pelo efectivo reconhecimento internacional da prosa em língua portuguesa. José Saramago era um gênio, umas das mentes mais brilhantes da intelectualidade de nosso século. O escritor também era conhecido pelo seu iberismo e ateísmo, era membro do Partido Comunista Português e foi director do Diário de Notícias. Juntamente com Luiz Francisco Rebello, Armindo Magalhães, Manuel da Fonseca e Urbano Tavares Rodrigues e em 1992, fundou a Frente Nacional para a Defesa da Cultura (FNDC).

Dentre as premiações que recebeu destacam-se: o Prémio Camões (1995), honra máxima oferecida aos escritores de língua portuguesa e o Nobel de Literatura (1998), o primeiro concedido a um escritor de língua portuguesa.

Seu livro Ensaio Sobre a Cegueira, recebeu uma adapatação para o cinema em 2008, e foi dirigido por Fernando Meirelles (o mesmo de O Jardineiro Fiel e Cidade de Deus). Em 2010 o realizador português António Ferreira adapta um conto retirado do livro Objecto Quase, conto esse que viria dar nome ao filme Embargo, uma produção portuguesa em co-produção com o Brasil e Espanha.

Saramago nasceu na província do Ribatejo, no dia 16 de Novembro de 1922, embora o registo oficial apresente o dia 18 como o do seu nascimento e era casado com a espanhola Pilar del Río.

Entre suas obras estão:

Terra do Pecado – 1947
Levantando do Chão – 1980
Memorial do Convento – 1982
O Ano da Morte de Ricardo Reis – 1984
O Evangelho Segundo Jesus Cristo – 1991
Ensaios Sobre a Cegueira – 1995

Além de contos, peças teatrais, poemas, livros infantis, crônicas. Sua última publicação foi o livro Caim, lançado em 2009.

Algumas frases marcantes de Saramago:

“Se tens um coração de ferro, bom proveito.
O meu, fizeram-no de carne, e sangra todo dia”

“A nossa maior tragédia é nao saber o que fazer com a vida”

“Não sou um ateu total, todos os dias tento encontrar um sinal de Deus, mas infelizmente não o encontro”

“Fisicamente, habitamos um espaço, mas, sentimentalmente, somos habitados por uma memória”

“Mesmo que a rota da minha vida me conduza a uma estrela, nem por isso fui dispensado de percorrer os caminhos do mundo”

Como diria Guimarães Rosa, “As pessoas não morrem, tornam – se encantadas”. José Saramago dever estar agora encantando nos grandes campos de caça de Manito.

Manifesto Rock Blog presta aqui esta singela homenagem a essa mente brilhante da ficção moderna.

Leia Mais

DIA MUNDIAL DO ROCK COM RATOS DE PORÃO EM MANAUS.



O Dia Mundial do Rock começa na sexta, 09 de Julho no AoMirante Bar
(Sto. Antonio) às 21h com 05 bandas de Manaus:

Hipnose (Death/Thrash) Disritmiaa (Hard Core) UNDERFLOW
(Rock`n`Roll/Alternativo) Hawake (Hard/Heavy) Epidemic (Thrash Metal)

E a grande atração nacional RATOS DE PORÃO, liderado por João Gordo.
E pra fechar os paulistas dos SUBVIVENTES (Punk Rock - SP).

Ingressos a venda a partir do dia 01 de Junho nas Lojas:

Japura Pneus (Djalma Batista), FlyTour (R. Alexandre Amorin), Attiva Shop (7 de Setembro e Eduardo Ribeiro) e Daray (Amazonas Shoping).

Leia Mais
 
Manifesto Rock - Música, Cultura Pop e Subversão © LDM