03/12/2010

Cine Manifesto: "Zeitgeist - The Movie"


Produção totalmente independente do diretor Peter Joseph, “Zeitgeist – The Movie” foi lançado no ano de 2007 com o complexo intuito de divulgar os malefícios do consumismo, do capitalismo selvagem, da ausência do controle de natalidade, da exploração irracional do meio ambiente, das guerras e de outros problemas contemporâneos que estão, aos poucos, nos levando para o colapso social.

A película de 123 minutos promove a polêmica ao levantar a teoria de que o cristianismo é a farsa mais maquiavélica já elaborada para a manipulação em massa. Interessante é que em nenhum momento é dito: “Nós pensamos isso...”.

A teoria é apresentada com embasamento histórico onde fica evidenciada a existência de outros “Jesus Cristos” que existiram comprovadamente, muito antes do Nazareno de Belém. As coincidências são impressionantes. Todos tiveram o mesmo número de apóstolos, todos nasceram pobres de pais pobres, todos tiveram uma mãe virgem, todos viveram a mesma idade, todos viraram mártires, todos pregavam o mesmo ideal e quase todos usaram os mesmos slogans em suas pregações.

Além desse conteúdo cristão o documentário mostra outros pontos polêmicos, como por exemplo, a relação de George W. Bush com Osama Bin Laden e o interesse dos governos, fabricantes da indústria bélica, em manter sempre uma ou mais guerras em atividade como forma de lucro astronômico.

Erroneamente pensa-se que trata-se de uma trilogia, ainda mais depois do lançamento do segundo filme “Zeitgeist – Addendum”. Contudo, é um movimento filosófico e social que tem como interesse promover a revolução cultural que extinguirá o modelo de sociedade que conhecemos e abolirá o capitalismo com o seu retrógrado e injusto sistema monetário.

Nascida da junção de duas palavras alemãs “Zeit” e “Geist”, o termo significa “Espírito do Tempo” e firmou-se como movimento justamente no lançamento deste segundo filme em 2008, no qual, diferente do primeiro que só mostra as conseqüências da decadência social vigente, “Addendum” apresenta soluções para esses problemas.

Desde então, o movimento vem ganhando adeptos no mundo todo. Encontros, fóruns, palestras, cyber ações e outras coisas mais se espalham em vários países como uma verdadeira epidemia filosófica.

Existe um site oficial do movimento Zeitgeist Brasil (http://movimentozeitgeist.com.br/), que explica muito detalhadamente os pontos de vista das colocações, sempre com atualizações constantes. Para dúvidas, sugestões ou críticas, os contatos virtuais são feitos dirigidos para cada coordenador regional. Na região norte, pode-se fazer contato pelo e-mail: am@mzbr.com.br

O terceiro filme “Zeitgeist – Moving Forward” tem lançamento previsto para janeiro de 2010, mas repetindo o dito acima, não é uma trilogia. Serão produzidos quantos filmes forem necessários para divulgar o ideal e conquistar cada vez mais salas de exibições e seguidores.

Por mais que você não queira se filiar, assista. Levanta reflexão, senso de auto crítica e é obrigatório para estudantes de sociologia e afins.


Por Mário Orestes -
Apresentador do programa Vertical Classic Rock (radiovertical.com), Membro do Clube dos Quadrinheiros de Manaus e Colaborador do Manifesto Blog.

Leia Mais

Vote no Clipe do Ano Som do Norte 2010


Começou na manhã dessa sexta, dia 3 de dezembro, o período de votação nos vídeos que concorrem ao Clipe do Ano Som do Norte. Depois de destacar, em 2009, músicas em diversos formatos (áudio de estúdio, áudio ao vivo, filmagem de show, clipes), consagrando a canção "Lembranças de um Dia", da banda Alt F4, de Roraima, o Som do Norte, optou em 2010 dar maior visibilidade à crescente produção de videoclipes da região Norte.

No período de inscrição, que foi de 17 a 30 de novembro, seis vídeos se habilitaram para concorrer ao título de Clipe do Ano. São eles:

Admitir - Sincera (PA)

Águas do Rio - Iekuana (RR)

O Avesso e o Avesso - Destruidores de Tóquio (PA)

Ilumina - Jeanne Darwich (PA)

Strange - Boddah Diciro (TO)

Teu Sorriso - Somero (RR)


Os seis vídeos já se encontram no canal do Som do Norte no YouTube - http://www.youtube.com/user/somdonorte

Votar no seu clipe preferido é muito simples, basta acessá-lo - cada visualização de um vídeo no canal equivale a um voto. Não será necessário que você se cadastre no YouTube nem faça qualquer outra ação além de assistir ao vídeo, quantas vezes você quiser, até o dia 30 de dezembro.

O clipe que tiver maior número de visualizações entre 02 e 30 de dezembro será o vencedor. O Som do Norte dará ampla publicidade ao clipe escolhido pela sua audiência.

O Som do Norte não irá divulgar parciais da votação.


Fonte: Assessoria de Imprensa Som do Norte

Leia Mais
 
Manifesto Rock - Música, Cultura Pop e Subversão © LDM