21/11/2010

Sebrae – AM vai investir R$ 400 mil na capacitação de empreendedores culturais



Fomento à Atividades Artísticas

Órgão de apoio ao microempresariado busca parcerias para desenvolver projetos: objetivo é estimular e qualificar, em vários segmentos, a cadeia produtiva da Cultura.

Produtores, artistas, empresários e demais empreendedores culturais: vocês tema faca e o queijo nas mãos. Por meio de dois projetos que serão desenvolvidos até 2014. O Sebrae – AM, pretende investir na produção artística local e fomentar a geração de atividades baseadas na cultura e criatividade.

Na prática, o órgão já reservou cerca de R$ 400 mil para financiar, nos próximos 48 meses, ações como workshops, oficinas, consultorias, participação em exposições e catálogos – todos referentes a atividades culturais desenvolvidas no Amazonas.

Os objetivos do projeto contemplam boa parte das necessidades artísticas locais: capacitação técnica e profissional dos empreendedores culturais do Estado; criação e qualificação de conteúdos, produtos ou serviços relativos à cultura; divulgação e promoção das atividades em grandes centros de consumo; auxílio na captação de recursos e patrocínios e identificação de oportunidades e gestão de negócios culturais.

As metas são ousadas: entre outros itens, constam aumentar os faturamentos baseados em atividades culturais de entretenimento; intensificar a presença de artistas amazonenses nas emissoras de rádio e TV e ampliar em 15% os investimentos feitos por atores sociais em projetos que contemplem música e entretenimento.

Os públicos alvos dos dois projetos – intitulados “Copa 2014 – Cultura, Negócios e Entretenimento” e “Núcleo de Cultura e Negócios do Amazonas” – são profissionais ligados às artes visuais, cênicas, performáticas, ao segmento audiovisual, à moda, ao design, à música independente, a companhias de dança e teatro.

A princípio, três cidades serão atingidas pelos projetos – além de Manaus, também vão entrar no trabalho produtores culturais de Barcelos e Parintins. Os interessados em participar dos projetos podem procurar a sede do Sebrae – AM, situada na Avenida Leonardo Malcher 924. Também é possível fazer ligações gratuitas para o 0800 – 0800.

Chegou a hora da cadeia produtiva das artes em Manaus, mostrar o valor que realmente merecem.

Matéria Revista Intera N 02 – Edição Nov/Dez 2010

0 comentários:

Postar um comentário

 
Manifesto Rock - Música, Cultura Pop e Subversão © LDM