02/01/2011

POLÍTICA CULTURAL: 2011 Sinaliza Avanços Para o Underground



O ano de 2010 não poderia ter sido melhor para a esperança de um 2011 mais justo para a cultura underground brasileira, o Governo Federal – historicamente criticado pela lentidão no atendimento a democratização do acesso da população à cultura e a espetáculos artísticos – deu um salto de qualidade ao final do ano passado com o apontamento do fim da Lei Rouanet, no. 8.313/91. Esta lei, teoricamente, incentivava as empresas a financiar eventos culturais tendo assim descontos abatidos no IR (Imposto de Renda). Porém, na prática, seus benefícios se concentravam prioritariamente na região Sudeste, onde São Paulo e Rio de Janeiro foram os estados mais exageradamente beneficiados pelos recursos do Governo, chegando ao absurdo dos recursos serem desproporcionalmente maiores que a população da região – nada menos que 79,11% equivalente a cerca de R$ 8 milhões. Definitivamente, a lei prejudicava o incentivo à cultura em todas as outras regiões do país! Nossa região Norte então, nem se fala... Quem viu a cor desse incentivo fiscal passeando do nada em terras amazônicas durante os últimos 20 anos? Provavelmente ninguém, pois apenas 0,45% dos recursos eram destinados para toda a região Norte se virar!

PROCULTURA

Foram 17 audiências públicas em todo país no mês de dezembro de 2010, onde a Comissão de Educação e Cultura da Câmara aprovou a criação de um novo programa mais eficiente, o PROCULTURA – Programa Nacional de Fomento à Cultura. O presidente da Comissão, Angelo Vanhoni (PT), criticou a Lei Rouanet pela incapacidade da mesma de estimular a diversidade cultural brasileira. Assim, um Projeto de Lei (PL-6722/10) foi criado estabelecendo novos critérios de distribuição de recursos do incentivo fiscal à cultura. A relatora da matéria do Programa, deputada Alice Portugal (PCdoB) – que participou de audiências públicas no Recife, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Brasília e Salvador – apresentou substitutivo aos 8 Projetos de Lei que tramitavam sobre o assunto e defendeu que o programa recrie, na prática, o Fundo Nacional de Cultura, destinando seus recursos para pequenos empreendimentos culturais (sim!! É o rock underground sendo contemplado nisso aí!!), isto significa dizer que 80% dos recursos do Fundo estariam disponíveis aos proponentes culturais da sociedade civil não vinculados a patrocinador incentivado ou ao poder público nos estados e municípios. Parece sonho, mas isso mexe realmente conosco! Sinal de bons tempos??? Esperamos que sim!


Da esquerda para a direita: senadora Ideli Salvatti, deputada Alice Portugal, deputado Angelo Vanhoni e Alfredo Manevy, secretário executivo do Ministério da Cultura.

O deputado Pedro Eugênio (PT) foi designado a ser relator do projeto na Comissão de Finanças e Tributação - CFT, a segunda fase para aprovação. Após o parecer da CFT a proposta será analisada pela comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, devendo seguir para o Senado Federal para assim ser aprovado em definitivo, já em 2011. Mas, não deverá ocorrer dificuldades para ter a aprovação, já que a proposta vem da base aliada do Governo Dilma e os aliados detêm maioria na câmara e no senado. Mesmo assim, devemos ficar de olho e botar pressão em quaisquer mudanças negativas porque essa nova lei é muito importante para o fomento de pequenas atividades culturais com fins lucrativos ou não, com isso a tendência é que o rock underground da região Norte e demais regiões cresçam qualitativamente com mais facilidades de obter apoio cultural, recursos e ganhar mais em estrutura, se nivelando aos eventos undergrounds de qualidade do Sudeste. Todos em alerta, pois o nosso rock n’ roll local, depois de tantas lutas, merece esse grande incentivo!


Por Marcelo Couto


Fonte: Agência Câmara de Notícias e Assessoria de Comunicação do gabinete da deputada federal Alice Portugal - PCdoB/Bahia

Mais informações:
Câmara Governo, Deputada Alice Portugal e Projeto de Lei 6722/10

4 comentários:

Unknown disse...

Espero que esse incentivo não fique somente no papel, e mais uma vez nossa Região fique esquecida.
Afinal se tratando de política tudo pode acontecer.

chuyenhathanhhung disse...

Taxitaithanhhung.vn - công ty cung cấp giải pháp chuyển nhà trọn gói tại Hà Nội. Với mong muốn mang đến cho quý khách hàng dịch vụ vận chuyển nhà tại Hà Nội tốt nhất. Đội ngũ nhân viên chuyển nhà trọn gói Thành Hưng chuyên nghiệp, hệ thống xe tải với số lượng lớn, chúng tôi tự tin cam kết mang đến cho quý khách hàng 1 dịch vụ tốt nhất!

Từ khóa chuyển nhà Hà Nội - công ty cung cấp dịch vụ chuyển nhà Thành Hưng:

#chuyennhahanoi #chuyennhataihanoi #dichvuchuyennhahanoi #dichvuchuyennhataihanoi #dichvuchuyennhathanhhung #chuyennhatrongoithanhhung #chuyennhatrongoihanoi #chuyennhatrongoitaihanoi #donnhathanhhung #donnhatrongoihanoi #chuyennhagiarehanoi #dichvuchuyennhagiarehanoi

https://tapas.io/hongnhi5315

https://www.twipu.com/chuyennhahanoi2

https://mix.com/chuyennhathanhhung

https://kinja.com/chuyennhathanhungvn

https://www.deviantart.com/chuyennhathanhhung

 

Taxi tải Thành Hưng - Xe tải Thành Hưng disse...

Your computer or network may be sending automated queries. To protect our users, we can't process your request right now. For more details visit our help page

Prism Lead India Repair and services in Bangalore disse...

great to read this blog
Washing machine repair in bangalore

Geyser repair in bangalore

Laptop repair in bangalore

Computer repair in bangalore

Postar um comentário

 
Manifesto Rock - Música, Cultura Pop e Subversão © LDM