16/08/2011

Dicas Manifesto: Alta Fidelidade (DVD) e Mate – Me Por Favor (Livro)



Alta Fidelidade (DVD)

Produção hollywoodiana do ano de 2000, Alta Fidelidade (High Fidelity) é uma das poucas excelentes comédias românticas que prende o telespectador do começo ao fim. Com infinitas referências musicais, este filme de 107 minutos com direção de Stephen Frears e inspirado no livro homônimo do escritor inglês Nick Hornby, traz John Cusack atuando grandemente no papel principal, Jack Black também com interpretação brilhante e Todd Louiso, além da participação irreconhecível da belíssima Catherine Zeta-Jones, ponta de Bruce Springsteen como o eterno conselheiro “boss” e outros protagonistas menos relevantes.

Rob Gordon (Cusack) é proprietário de uma loja sebo de discos em vinil, colecionador, audiófilo, profundo conhecedor da música pop e DJ durante as noites de fim de semana. Acompanhado de seus dois funcionários Barry (Black) e Dick (Louiso), vive a rotina do comércio moroso refletindo suas crises existenciais e suas frustrações amorosas. Aliás, estas últimas são o foco de seu drama pessoal que, em seu universo romântico de discos encontra consolo sonoro, mesmo sem encontrar as respostas do porque ele ser infeliz em seus relacionamentos. O anti socialismo do protagonista é compactuado por seus companheiros que não se arrependem em expulsar clientes da loja pela mínima divergência, até mesmo no âmbito do gosto musical. Outra mania levada por todo o decorrer do filme é das constantes listas “top 5”. As 5 mais “lado B”, as 5 preferidas para funerais, as 5 mais para os “foras” e por aí vai.

A trilha sonora é uma pérola à parte e possui nomes como The Velvet Underground, Stiff Little Fingers, Queen, Marvin Gaye, Bob Dylan dentre outros grandes nomes que refletem muito bem o universo quase poético desta história deliciosa que dá aquele gostinho juvenil de “queria viver assim”.

A versão dublada perde algumas coisas de sentido quando traduzida. Então, procure assistir o filme legendado. Recomenda-se também a versão em DVD que traz cenas extras excluídas.

Indicado para quem curte um bom filme de rotina urbana e também para amantes da música pop, colecionadores e pessoas que gostam de procurar referências diversas em cenários, figurinos, diálogos e sons, Alta Fidelidade é uma obra em uma linguagem que aborda aspectos de outra.

Diversão gratuita.

Por Mário Orestes especialmente para o blog Manifesto Rock Underground.

Mário Orestes é apresentador e produtor do Programa Vertical Classic Rock e membros do Clube dos Quadrinheiro de Manaus




Mate – Me Por Favor (Livro)

Please Kill Me (ou Mate-me, por favor no Brasil) é um livro escrito por Larry "Legs" McNeil e Gilliam McCain. Conta a história do punk, desde os seus primórdios com bandas que influenciaram o movimento (como Velvet Underground e The Stooges), passando pela cena artística que englobava artistas underground como Patti Smith e MC5 até chegar aos Ramones e Sex Pistols.

O nome do livro foi inspirado em uma camiseta usada por Richard Hell, ex-baixista do Television. (Parte dos Agradecimentos no livro: "Agradecimentos ultra-especiais a Richard Hell, por nos deixar roubar o título de nosso livro da camiseta dele")
A edição brasileira foi traduzida por Lúcia Brito, esposa do escritor Eduardo Bueno.

Foi lançada originalmente em 2004 pela L&Pm e relançada em 2005, divida em dois livros de bolso.

Previsão de lançamento em PDF do livro na primeira semana de setembro/11. Fiquem ligados!


Por Albenízio Jr, baixista e vocalista da banda Os Playmobils, e membro da Push Play, produtora de eventos que organiza o Projeto Toca Rock


Deixe seus comentários e mande também a sua dica cultural: Eventos, shows, livros, CDs, DVDs e etc.

sandronine33@hotmail.com

0 comentários:

Postar um comentário

 
Manifesto Rock - Música, Cultura Pop e Subversão © LDM