27/02/2012

Grito Rock Tepequém e Pacaraima 2012


Grito Rock Tepequém

O Coletivo Canoa Cultural consolidou o sucesso da interiorização do Festival no Estado de Roraima. Os lastros foram firmados ainda mais com as realização do GR Tepequém (primeira edição) e o segundo Grito Rock Pacaraima. Essa iniciativa abriu caminhos e novos desafios para o Coletivo Canoa.

No dia 19/02, em pleno domingo de carnaval rolou no espaço da Associação de Moradores da Comunidade do Paiva no município do Amajari, a primeira edição do Grito Rock Tepequém. Além de música, o evento contou com literatura, poesia, fotografia,banquinha FDE, reuniões livres e turismo. aproximadamente 400 pessoas curtiram o evento, que contou com as bandas reclive, Disavana, Vinícius Tocantns e Box 44 (AM), além da exposição de foto-poesia de Eli Macuxi e Kalyua Vasconcelos.



Primeira atração foi o músico ex-Somero Vinicius Tocantins, que ao lado de seu ex-companheiro de banda Cleber Medeiros, fizeram o show de estreia do seu segundo disco "A Vida Vem Ciclos", no set list, as músicas: "Ponto Fixo", "Recados", "Nossa Bossa", além de "O Primeiro Sol", "Teu Sorriso" e "Homem Zen" repertório da Somero. Um show que mostrou Vinicius Tocantins com a felicidade estampada no rosto. O músico será atração do projeto Riffs Desplugados em abril na Saraiva Megastore em Manaus junto com Sérgio Barros.


Depois veio a Reclive que fez um show bem maduro, mostrando um set com músicas conhecidas como "Minha Razão", "Mais Um Motivo", e algumas composições novas. O quarteto mostrou no Grito Rock, porque a banda é considerada uma grata revelação da cena rock de Roraima. O público não parou um minuto e elegeu a vocalista Daiane Alves a musa do evento. A banda segurou a onda provando que estão no rumo certo para algo muito maior.


Logo em seguida veio a Box 44, assim como em Boa Vista, a banda ferveu com o hardcore que deixou o público mais inflamado com direito a pogo, invasão de palco para pularem junto da banda. Para Samuka (guitarra e vocal) foi surreal ver tanta gente pirando no som e pedindo mais músicas. "Parecia que já fossemos uma banda tipo nacional, foi massa" afirmou o guitarrista.


Fechando o Grito Rock Tepequém, a Disavana com seu reggae/roots abençoado Jah deu as graças com um repertório próprio que teve ainda Bob Marley e os amazonenses da Johnny Jack Mesclado. Um show que sacudiu a poeira nos melhor esquema "Reggae por Nós", deixando a semente de boa vibe no Grito Rock Tepequém.

A presença de um público receptivo, a harmonia com a natureza, foram sem dúvidas, a grande sacada do evento na Serra do Tepequém. A música é o alimento da alma e o cenário paradisíaco foram o pano de fundo para mais um sucesso do Grito Rock na Terra de Macunaima.


Grito Rock Pacaraima (Segunda edição)

Na terça-feira (21), o Grito Rock trocou a serra do Tepequém pela de Pacaraima e pela segunda vez foi realizado na fronteira com a Venezuela. O evento contou com as mesmas atrações apresentadas do Tepequém e o reforço da banda Acertijo, que veio da Terra de Hugo Chavez para fazer parte do Grito. O Pós-Grunge Venezuelano esquentou o frio da Serra e deu o primeiro passo para, quem sabe, a realização do Festival na Venezuela, em 2013.



Disavana, Vinicius Tocantins, Reclive e Box 44, assim como em Tepequém repetiram as grandes apresentações no palco do Grito Rock Pacaraima. O grande atração foi a banda venezuela Acertijo. O show dos venezuelanos reforçou a integração com os vizinhos "hermanos". A ideia é que isso se fortaleça de forma latente e que aconteça no maior número de cidades possíveis.


A banda tocou no melhor esquema "White Stripes" com Israel Perera na batera/voz e Carly Rios, guitarra/vocais. Acertijo tocou as músicas "No Me Importa", "Perdoname" e sin perder la ternura, fizeram uma homenagem ao Nirvana com "Comes As You Are", com participação especial do baixista Adan da Box 44. Um bom show para uma banda que começa manter lastros com a cena rock de Roraima e Amazonas.



Então moçada, esse foi o Grito Rock Roraima 2012, 4 datas em 3 cidades, 19 atrações, artes integradas, interiorização e integração com Venezuela e no mês de março com a Guiana Inglesa. "Se não colaborarmos, nós evaporamos" Vida longa ao Grito, parabéns ao Coletivo Canoa e a todo mundo que trabalho na produção de mais um festival de sucesso, Tamojunto. VIVA LA REVOLUCION !!!


Por Sandro Nine
Manifesto Rock - Som Independente - Coletivo Canoa - Projeto Riffs Desplugados
sandronine33@hotmail.com

0 comentários:

Postar um comentário

 
Manifesto Rock - Música, Cultura Pop e Subversão © LDM