14/08/2012

XI Feira da Música de Fortaleza abre inscrições para público participar de oficinas










As inscrições para as oficinas do Encontro Internacional da Feira da Música, que acontece de 22 a 25 de agosto, estão abertas até o preenchimento das vagas. Os interessados devem fazer a inscrição online, que é gratuita, no site do evento www.feiradamusica.com.br. Caso a pessoa queira se inscrever em mais de uma oficina é necessário preencher o formulário novamente com a opção desejada. As vagas são limitadas de acordo com a capacidade dos espaços onde serão realizadas as atividades e as inscrições serão confirmadas conforme essa capacidade. As oficinas acontecem nos arredores do Centro Dragão do Mar como no SESC SENAC Iracema, na Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel, na Secretaria de Saúde do Governo do Estado do Ceará e no Estoril na Praia de Iracema.

Nesta edição, a diversidade de assuntos abordados nas oficinas é uma característica do Encontro. Ritmos africanos, criação de clipes de animação pixilation, carreira musical, captação de recursos, construção de instrumentos, história da música cearense, roadie, guitarra baiana, sanfona 8 baixos e macaratu são algumas das opções ofertadas para o público interessado no mundo da música.

Encontro Internacional da Música - O Encontro Internacional da Música faz parte da programação da XI Feira da Música e é uma das vertentes do núcleo de formação do evento, reunindo painéis, workshops, oficinas, lançamentos referentes à música, encontros setoriais de agentes culturais e gestores públicos, além de grupos de trabalho e discussão sobre os mais diversos temas. As atividades promovem capacitação, refletem sobre o processo de formação e organização no setor cultural, e trazem reflexões necessárias à compreensão dos rumos da cadeia produtiva da música.











Na programação do Encontro deste ano os painéis abordarão temas como Fomento à Música no Ceará; Economia Criativa, Coletiva e Solidária; Redes de Música no Brasil e Cultura de Rede. O Encontro Música e Educação é uma das novidades da agenda desta edição e discutirá a lei que determina a obrigatoriedade do ensino de música em todas as escolas, focando a integração da disciplina ao projeto político-pedagógico e a formação dos professores e alunos. Fechando as novidades de 2012, as Rodas de Cultura de Rede ocorrerão todos os dias em formato inovador de programação que tem como meta garantir a fluidez dos debates.

Universidade Livre Fora do Eixo – A UniFde inicia seu ano letivo oficialmente durante o Encontro Internacional de Música, um campus de conexões e livres trocas de conhecimentos sobre arte, redes, cultura, formação e política. Em vez do formato de aula magna, como nas universidades tradicionais, a UniFdE convoca agentes culturais do Cultura de Rede e Unicult - Universidade das Culturas, iniciativas da qual faz parte, e constrói quatro dias de um grande encontro marcado por observatórios, diálogos, reuniões e rodas de conversas. Serão mais de 50 convidados ibero-americanos e africanos, representantes de redes, governos, universidades, coletivos, pontos de cultura, entre outras iniciativas do setor.

Veja também essa matéria no site www.manifestonorte.com

Confira as oficinas:


Rítmos Africanos - Percussão e história 
Preservação das raízes africanas musicais no Ceará por meio de oficinas percussivas e de vivências ancestrais a partir de movimento corporal e ritmo.
Facilitador: Leno Farias - Presidente da Associação Alàgba, que apoia e desenvolve ações e projetos de matriz afro-brasileira, quebrando os paradigmas sociais que marginalizavam o saber do povo negro.
Local: SESC SENAC Iracema / Data: 22 de agosto / Horário: 14h -16h

Criação de Clipes de Animação Pixilation  
A pixilation é uma técnica particular de animação com atores vivos para realizar animações
Facilitador: Francisco Fernando de Souza - É analista de mídias sociais, curioso e apaixonado por novas mídias e tendências da publicidade, música e web.
Local: SESC SENAC Iracema / Data: 22 e 23 de agosto / Horário: 15h - 17h

Papo Reto
Abordagem em quatro módulos sobre a carreira musical: O Criativo, o Memético, o Produtivo e o Vivo, compartilhando métodos, histórias, conflitos e sucessos.
Facilitador: Alex Antunes - Crítico musical, formado em jornalismo pela USP, têm publicações na Rolling Stone, Folha Ilustrada, Veja e Pasquin, é um dos fundadores da revista Bizz e participou do movimento punk dos anos 80.
Local: Estoril / Data: 22, 23, 24 e 25 de agosto / Horário: 14h - 16h

Planejamento Estratégico de Captação de Recurso para a Área Cultural
Formar captadores de recursos para trabalhar na captação financeira de projetos culturais
Facilitador: Daniel Mendes Leão - Captador de Recursos e Gestor de Projetos do Terceiro Setor.
Local: Biblioteca Pública Menezes Pimentel / Data: 22, 23, 24 e 25 de agosto Horário: 13h-17h

Sanfona de 8 baixos
Divulgar a arte da sanfona de 8 baixos, contribuindo para sua valorização e perpetuação como elemento essencial da cultura popular nordestina.
Facilitador: Luizinho Calixto
Local: Estoril / Data: 22, 23, 24 e 25 de agosto / Horário: 16h-18h

História da Música Popular Cearense
Tem o intuito de discutir a história da música popular cearense analisando a cultura popular, erudita e de massa do Séc XIX e o Movimento Cultural da Dec. de 70.
Facilitadores: Ana Luiza Rios Martins e Jordianne Moreira Guedes - Ambas musicistas, encontraram-se durante o mestrado em História na UFC.
Local: SESC SENAC Iracema / Data: 23 de agosto / Horário: 13h - 17h

Roadie
Oficina de Roadie.
Facilitador: Fred Fonseca - Roadie profissional, já trabalhou com bandas como Capital Inicial, Titãs e outras. Professor do Instituto de Artes e Técnicas em Comunicação (IATEC).
Local: SESC SENAC Iracema / Data: 23 e 24 de agosto / Horário: 13h-17h

Construção de Press-Kit e Mailling
A oficina, voltada a comunicação em midias digitais e divulgação espontânea, é direcionada a artistas e produtores culturais.
Facilitador: Matheus Salvany - Jornalista e produtor cultural, com especialização em Assessoria de Comunicação pela Universidade de Fortaleza. Também apresenta um programa de web-rádio.
Local: Estoril / Data: 24 de agosto / Horário: 14h-17h\

Maracatu Az de Ouro
Apresentar o universo do maracatu cearense pelos olhos do maracatu mais antigo do Ceará.
Facilitador: Andrea Vasconcelos - Socióloga e Produtora Cultural. Coordena diversos projetos culturais e políticos e Marcos Gomes - Vice Presidente da Maracatu Az de Ouro.
Local: SESC SENAC Iracema / Data: 24 de agosto / Horário: 15h-17h

Guitarra Baiana
O workshop se propõe a contar a história da criação e evolução da Guitarra Baiana, tanto como instrumento musical quanto manifestação musical típica da cultura brasileira.
Facilitador: Jonathan Raphael - guitarrista, graduado em Educação Musical pela Universidade Federal do Ceará, Professor da Viva Escola de Artes e Endorser das guitarras Elifas Santana.
Local: SESC SENAC Iracema / Data: 25 de agosto / Horário: 15h-16h30

Construção de Instrumentos de Sucata
A musicalização e luthieria são atividades que desenvolvem a sensibilidade artística, a criatividade e o senso estético, além de despertar o prazer de tocar instrumentos musicais fabricados através do reaproveitamento de materiais que teriam como destino o lixo.
Facilitador: Marcos Melo - Educador, artista plástico, ator, contador de histórias, luthier, músico, poeta, compositor, brinquedista e folclorista.
Local: Estoril / Data: 25 de agosto / Horário: 9h - 12h

O Baterista Profissional e a Versatilidade
Aborda a versatilidade como tema para músicos que querem ingressar na carreira musical de forma profissional. Explana ainda a matéria de forma específica para bateristas, abordando todas as técnicas próprias, prática de conjunto e noção sobre harmonia, melodia, contraponto e ritmo.
Facilitador: Paulo Henrique Barcellos - Músico baterista com formação popular. É apontado como um dos músicos mais novos e talentosos da cena independente.
Local: SESC SENAC Iracema / Data: 25 de agosto / Horário: 13h-15h

Fonte: Assessoria de Imprensa Feira da Música 2012.

Fotos: Arquivo Feira da Música  

0 comentários:

Postar um comentário

 
Manifesto Rock - Música, Cultura Pop e Subversão © LDM