22/12/2010

De Imparcialidade e Parcerias


Há algum tempo atrás, os artistas dispunham de poucos canais eletrônicos de divulgação (emissoras de rádio e TV), e também eram poucas as portas para que um músico ou uma banda tivesse um disco lançado (as gravadoras, também conhecidas como majors). Isso garantia às gravadoras o controle do processo: junto com as grandes redes de comunicação, elas decidiam não só quem ia fazer sucesso, mas, mais grave ainda, de algum modo acabavam decidindo quem podia ser artista, dado o total desprestígio em que ficavam os profissionais da música que não conseguiam contrato para gravar ou, tendo gravado, não tinham suas canções na parada de sucesso.

Nessa época, que começou a acabar no final dos anos 1990, a palavra de ordem entre os jornalistas culturais aos moldes clássicos era “imparcialidade”, cujo significado poderia variar desde a isenção até o isolamento, cujo grau máximo foi mencionado numa entrevista concedida pela crítica teatral Bárbara Heliodora, que falou de um crítico nova-iorquino que simplesmente não tem contato algum com atores, diretores, nem ninguém ligado a teatro, para não ter influenciada sua opinião sobre os espetáculos!

Os marcos do começo do fim dessa era foram: a popularização do arquivo de música em formato MP3; o gradativo aumento da cobertura da rede de internet banda larga; e o surgimento de espaços virtuais (sites e blogs) tendo a música como tema, mantidos por jornalistas, bandas, colecionadores e fãs. Ao começar a fazer o blog Som do Norte, em agosto de 2009, eu não conhecia praticamente ninguém da cena roqueira do norte do Brasil, porque há sete anos o foco principal do meu trabalho em jornalismo musical era o site Brasileirinho, especializado em samba e choro. Mas não me parecia sensato repetir este recorte temático no Som do Norte – já que no novo veículo eu ia restringir a abrangência da cobertura, o melhor era abrir o leque de estilos musicais dos quais iria falar.

Essa decisão, estou certo, não só garantiu desde o começo o sucesso do blog, como pode ser apontada como responsável por sua existência até hoje e até quando Deus quiser. Porque desde o começo foram as bandas de rock as maiores divulgadoras do blog; a primeira foi a Somero, de Roraima, que publicou uma nota em seu MySpace comemorando a escolha de sua canção “Papel Machê” como Música do Dia – isso quando o Som do Norte não tinha nem uma semana no ar. O fato se repetiu inúmeras vezes: quase sempre, as bandas de rock divulgam para seus contatos e/ou em seus espaços próprios na internet tudo o que sai sobre elas no blog.

O auge disso talvez tenha ocorrido em dezembro de 2009, quando promovi uma enquete para que os leitores apontassem a Música do Ano. A banda AltF4, também de Roraima, promoveu durante todo o período de votação uma mobilização virtual de seus fãs, que aderiram em massa, dando à balada “Lembranças de um Dia” mais de 7 mil dos quase 21 mil votos que a enquete recebeu ao todo. Até hoje, a banda menciona o fato em todas as suas entrevistas, creditando ao Som do Norte papel importante pelo sucesso da “Alt”; a mais recente demonstração disso foi o envio da nova versão de “Lembranças de um Dia” para divulgação em primeira mão, em 3 de agosto de 2010, dia do aniversário do blog.

Também em dezembro de 2009, lancei uma nova seção – o Disco do Mês –, na qual publico um CD ou EP inteiro para audição online. Em pouco tempo, o sucesso do Disco do Mês me levou a criar outro blog específico para ele, o Música do Norte. Assim como o próprio blog, esta seção não é voltada unicamente para rock, embora seja indiscutível que os lançamentos de rock repercutam muito mais do que os de MPB. Que o digam as bandas Boddah Diciro, do Tocantins, cujo CD "Strange" foi nosso Disco de março, e Veludo Branco, outra de Roraima, destaque em agosto com o CD "Veludo Branco Rock’n’Roll", lançado com o apoio do Som do Norte (o apoio garante a divulgação do CD, via assessoria de imprensa do blog, para jornalistas musicais do país inteiro).

No dia do aniversário do blog, quando eu tuitei que “a Boddah Diciro é parte integrante do sucesso do Som do Norte”, a banda prontamente respondeu que acredita que o contrário é que é a verdade; já o vocalista da Veludo, Mr. Gonzo, ao agradecer a publicação do CD da banda no Música do Norte, escreveu que “grande parte da nossa ascendência no cenário musical independente do Norte e todo o Brasil se deve à divulgação da Veludo Branco no Som do Norte, mostrando a força que o blog tem e sua relevância para o Circuito Fora do Eixo.

Manifestações como estas me envaidecem, sem dúvida, porém tenho a plena certeza de que a força e a relevância que o blog possa ter são frutos tanto do meu empenho pessoal quanto das parcerias com as bandas – sejam estas parcerias formais, no caso do Disco do Mês, ou informais, que ocorrem a cada vez que um músico tuita ou posta em seu blog ou menciona em seu show uma recomendação para que seus fãs acessem o blog.

Enquanto a palavra de ordem tanto na internet quanto no circuito independente é, cada vez mais, “parceria” entre veículos e bandas, a auto-intitulada “grande imprensa” age como se nada houvesse mudado nos últimos dez anos. As redes de rádio e TV, bem como os jornais impressos diários, têm altos custos que só podem ser cobertos através de expressivos aportes de capital publicitário.

Isto leva os veículos (principalmente os jornais, devido aos gastos volumosos e permanentes com papel, tinta e transporte dos exemplares impressos) a buscarem como público-alvo os consumidores que interessam aos anunciantes – que podemos descrever em linhas gerais como integrando as classes A e B, e com idade superior a 35/40 anos. É pensando neles que os jornalões evitam noticiar os artistas da nova cena musical brasileira, pois os editores acreditam que esse assunto não interessa ao seu público-alvo. Na prática, acaba acontecendo o contrário: é o leitor que, ao não encontrar no jornal informações sobre o quer saber, vai buscá-las em outro lugar – a internet.


Resenha do jornalista Fábio Gomes ao site Rockazine – www.rockazine.com.br

Fábio Gomes é jornalista cultural há 20 anos e dono do Blog www.somdonorte.com.br que divulga a produção musical dos estados da região norte.

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