28/09/2011

Morre Redson Pozzi, vocalista do Cólera





O Punk Rock Nacional está de Luto !!!

Faleceu nessa noite de terça feira (27/09) aos 49 anos, um dos ícones do punk rock nacional, Redson Pozzi, vocalista do Cólera, uma das pioneiras do punk no país. Segundo algumas informações, o músico sofreu uma parada cardiorrespiratoria. A notícia foi dada na comunidade da banda no Orkut, pelo baixista Val Pinheiro,e se espalhou rapidamente nas redes sociais, como Facebook e Twitter, deixando milhares de fãs perplexos e chocados.

O anúncio dizia:

“Lamento informar a todos os nosso amigos, fãs e família que o nosso principal membro da banda Cólera, Redson, faleceu hoje, deixando um legado incalculável em nossas vidas”

Considerado um dos mais ativos articuladores do punk de seus primeiros anos até hoje , Redson Pozzi era compositor, produtor, dono de selo, fanzineiro, apresentador, empresário, trabalhando em várias frentes levando sempre o lema do “Do It Yourself” ao extremo.

Redson fundou o Cólera junto com seu irmão Pierre, em 1979. A banda foi uma das que fundamentou o movimento punk em São Paulo, participando da Coletânea “Grito Suburbano”, que foi lançada em 82, e contava com outros grandes nomes como Olho Seco e Inocentes.

O músico lançou e produziu clássicos do punk nacional, como as coletâneas “Ataque Sonoro” e “Tente Mudar o Amanhã”, clássico disco de estréia de sua banda, ambos lançados em 1985. “ Pela Paz em Todo Mundo”, disco de 86, vendeu cerca de 85 mil cópias, um recorde para o mercado underground, com isso em 1987, o Cólera foi a primeira banda independente do Brasil a fazer uma tour pela Europa, com mais de 50 shows. Seu último disco, "Deixe a Terra em Paz", foi lançado em 2004.

Em Manaus, bandas como a Pustula Cerebral,Sórdidos, Lixo Urbano, Secreção Vaginal, Pensamentos Progressivos, Fetos Inocentes, Olhos Imaculados, Disritmiaa, Glaucoma sempre demonstraram sua admiração ao Cólera e a obra de Redson Pozzi.

A banda passou por nossa capital em fevereiro de 2009 e fez um show memorável no sítio Vovó Maroca, redudo underground do punk e metal extremo. Veja o cartaz:



Confira alguns depoimentos sobre a morte de Redson Pozzi:


Naldão – Brutal Exuberância

"Cara, baseado no Botinada, posso dizer que ele foi um dos precursores do Punk no BRAZIL ,um cara que lutou pelo que acreditava, que venceu barreiras e fez História”.


Fabrício Moreira – Blasfemador (CE)

“Maior ícone do punk brasileiro sem soma de dúvida, o redson foi fazendo suas músicas com mensagens pacifistas e ecológicas. Um cara batalhador que chegou a fazer seu próprio selo e lançou sua própia banda e vários materiais como compilações reunindo grandes bandas punk, ajudando a fortalecer o que ele tava vivendo. Um cara que simplesmente vai ser lembrado pelo o que fez”.


Victor Matheus – Veludo Branco (RR)

"Cólera, assim como Sepultura, Ratos de Porão e Ozzy fizeram parte da minha pré-adolescência. Ouvia seus discos com 7, 8 anos de idade. a música punk realmente fazia a minha cabeça, e o Redson sabia ,como poucos, literalmente vomitar na nossa cara toda aquela energia contida em poucas notas e letras diretas. hoje a primeira cerveja da noite será dedicada a ele. o punk brasileiro ficou órfão hoje".


Rayssa Deschain – Dry Martinis

“O Cólera foi a primeira banda punk brasileira a fazer uma turnê na europa, depois o Redson foi quem começou a organizar e fazer os contatos para que outras bandas punks também pudessem fazer o mesmo”.


Gustavo de Sá – Crepúsculo

“Com certeza o underground nacional está de luto... Edson Pozzi e sua banda simbolizam o que realmente é fazer rock honesto... décadas fazendo som e sem deixar os interesses capitalistas/comerciais falarem mais alto e influenciar sua obra... 32 anos na estrada e um legado através do Cólera... Verdadeiro Herói da Resistência... Descanse em paz irmão”


Roniere Vilagelim – Fã do Cólera

“Já imaginou como foi o caos do movimento punk em uma época de redemocratização,final do regime militar.Foram essas bandas que iniciaram a verdadeira música(rock)de protesto na cena do país. Tudo bem que tinha o tropicalismo hippie eaquelasmetáforas,blá,blá..mas,foram,esses caras que entraram mesmo com o pé na porta,e deixando a geração sem "lenço e sem documento" pra trás uma vez por todas.O Cólera foi apenas uma, entre tantas outras grandes bandas..mas fez uma diferença enorme”.


Blog Manifesto Rock manda as condolências para a família, aos fãs e presta uma homenagem a essa grande figura do punk rock nacional, que nunca se vendeu ou traiu suas ideologias.


“Eles te dão a mão só pra te empurrar” – trecho da música “Medo” do Cólera. Essa frase eu deixo pra muito neguinho que gosta de fazer parceria só pra sair na foto, sem saber realmente com quem está se metendo. “No future for you” – “God Save The Queen” – Sex Pistols


Redson Pozzi:

* 15/07/1962
+ 27/09/2011



Por Sandro Nine
Manifesto Rock – Cuia Coletiva – Projeto Riffs Desplugados
sandronine33@hotmail.com

0 comentários:

Postar um comentário

 
Manifesto Rock - Música, Cultura Pop e Subversão © LDM