22/05/2012

Programação Didática da Virada Cultural começa amanhã


Diante da clara necessidade de capacitar os agentes da cadeia produtiva da música, o Fórum Permanente da Música no Amazonas – que é uma iniciativa da sociedade civil, reunindo músicos, compositores, produtores musicais, professores e instrutores de música, arranjadores, entidades e demais profissionais da cadeia produtiva e criativa da música no Amazonas, se propondo a ser esse interlocutor com o objetivo de fortalecer o debate democrático com todos os profissionais do setor, com intuito de mobilizar a classe, discutir e deliberar ações e propostas para contribuir com o fortalecimento do cenário musical/cultural do Amazonas -assinou ontem, dia 21 de maio deste ano parceria com a Fundação Manauscult para a realização da Programação Didática na Virada Cultural Manaus 2012, entendendo a mesma como iniciativa oportuna para a realização de tais atividades.

PROGRAMAÇÃO DIDÁTICA PROPOSTA

As propostas contemplam quatro atividades que aconteceriam nos dias 23, 24 e 25 de maio, antecedendo as datas dos shows, dias 26 e 27/05. São elas: Oficina – Gestão de Mídias Para Artistas e Bandas; Painel – Desenvolvimento de Produto Artístico; Painel – Formatação de Projetos Culturais Para Lei Rouanet; Mesa Redonda – Empreendimentos Culturais.

Tais atividades abrangem aspectos sobre comunicação, negócios e oportunidades, parcerias, empreendedorismo cultural, políticas públicas culturais, captação de recurso e produção musical. E valorizando a nova geração de agentes culturais locais, todos os profissionais indicados para conduzir as atividades são da Cidade de Manaus.

Todas as atividades acontecerão no auditório da Academia Amazonense de Letras (Rua Ramos Ferreira, nº 1900, ao lado do CETAM, Centro). Cada atividade terá 30 vagas e as inscrições serão feitas na hora.

Prezando pela transparência no processo de articulação que o Fórum vem trabalhando, segue o link do Projeto que a comissão enviou para a Fundação Manaucult.

Programação:

1. Oficina – Gestão de Mídias Para Artistas e Bandas
Oficineiros: Thiago Hermido e Allan Gomes.
Carga horária: 6h (divididas em 03 dias).
Data: 23, 24 e 25/05.
Hora: 19h às 21h.

Descrição da atividade: o enfoque da oficina seria a importância de artistas e bandas terem seu material de comunicação (release, mapa de palco, rider técnico, fotos em alta resolução, vídeos) sempre atualizados e disponíveis em meio virtual; apresentar plataformas de comunicação para a divulgação de seus trabalhos.

2. Painel – Desenvolvimento de Produto Artístico
Facilitador: Anísio Mello Jr.
Carga horária: 3h.
Data: 23/05
Hora: 14h às 17h

Descrição da atividade: terá como eixo temático o desenvolvimento artístico, com foco na produção musical, abordando questões relacionadas seleção de repertório, cronogramas de trabalho, estética musical, relações interpessoais, relações de mercado, dentre outros pontos.

3. Painel – Formatação de Projetos Culturais Para Lei Rouanet
Facilitador: Ewerton Almeida.
Carga horária: 3h.
Data: 24/05
Hora: 14h às 17h

Descrição da atividade: apresentação da plataforma ‘SalicWeb’ para a inscrição de projetos culturais na Lei Rouanet para iniciantes, e noções de elaboração de projetos culturais, abordando aspectos como planejamento, fonte de recursos, orçamento, cronograma, formatação, responsabilidades fiscais do projeto cultural, dentre outros.
4. Mesa Redonda – Empreendimentos Culturais
Debatedores: Cooperativa da Música do Amazonas – TIPITI, Coletivo Difusão, Associação Batukada, o empreendedor individual Augusto Nunes – Estúdio Garagem 30, SEBRAE-AM, Fundação Manauscult, Secretaria de Estado da Cultura do Amazonas.
Carga horária: 3h.
Data: 25/05
Hora: 14h às 17h

Descrição da atividade: troca de ideias com representantes de empreendimentos culturais ligados à música e cultura, além de apoiadores como o SEBRAE-AM e gestores públicos, falando sobre a importância da formalização dos grupos organizados, possibilidades e oportunidades de negócios a partir do CNPJ, agenciamento, política pública cultural, convênios, eventos culturais. Essa seria uma atividade sem ônus para a Manauscult, pois os componentes da mesa seriam convidados a compartilharem suas experiências

Informações:

8143-1504
8141-6860

0 comentários:

Postar um comentário

 
Manifesto Rock - Música, Cultura Pop e Subversão © LDM