24/01/2011

Vertical Classic Rock - Especial Moonspell


Formada no ano de 1989 com o nome de Morbid God e com o intuito de tocar black metal, esta importante banda do cenário lusitano, aos pouco foi ganhando respeito em seu país de origem. Em 1992 após mudar alguns membros de sua formação, o grupo mudou também de nome, adotando definitivamente Moonspell.

No ano seguinte assinam um contrato com uma gravadora francesa e lançam o seu primeiro EP “Under The Moonspell”, depois de já terem lançado disco demo. Em 1995 mudam de gravadora e lançam, finalmente, o seu primeiro CD intitulado “Wolfheart”. Neste primeiro disco, vem também a mudança de estilo. Migram para o chamado gothic metal, alcançando assim notoriedade internacional. O disco do ano seguinte “Irreligious” possui o maior hit da banda “Opium”, que foi escrito inspirado no poema “Opiário” de Fernando Pessoa, que assinou com o pseudônimo de Álvaro de Campos.

Em 1998 conseguem experimentar elementos da música eletrônica no ótimo disco “Sin/Pecado”. Não satisfeitos com a mistura de eletrônico/gothic e black metal, levam a fórmula ao extremo no disco de 1999 chamado “Butterfly Effect”. Em 2001 abandonam o experimentalismo e voltam para o gothic metal no disco “Darkness And Hope”. Porém, foi com o álbum “The Antidote” de 2003 que mostram uma excelência inigualável neste estilo que lhes consagrou.

Em 2006 conseguem o inesperado. Entrar para as paradas de sucesso em Portugal com o disco “Memorial”. Devido ao enorme sucesso deste disco, ganham o MTV Europe Music Award como The Best Portuguese Act. No ano seguinte voltam às origens regravando músicas do início de carreira no álbum “Under Satanae”. O último disco é do ano de 2008 e se chama “Night Eternal”, estando a banda em atividade até hoje.

Em homenagem a essa grande banda portuguesa que o programa Vertical Classic Rock faz o especial Moonspell. Dia 29 de janeiro das 14h as 16h (horário Manaus) na Rádio Vertical, com direção e apresentação de Mário Orestes. Para ouve o programa, basta acessar o site (http://www.radiovertical.com ).

Por Mário Orestes – Colaborador Manifesto Blog





1 comentários:

Anônimo disse...

Foi uma importante banda de Doom Metal, sem dúvida, ao lado de Tiamat, Anathema, My Dying Bride, Katatonia e Amorphis. Mas, depois que foi pra esse lado do industrial metal perdeu respeito no underground extremo, por outro lado ganhou prêmios no mainstream de tão comercial que a banda ficou. Mesmo assim, as músicas antigas ainda valem a pena!

Postar um comentário

 
Manifesto Rock - Música, Cultura Pop e Subversão © LDM